Fala Mariam. Pintura, 1986 – 1991

Exposição individual e temporária da artista portuguesa e ex-bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian Fala Mariam (1962). Nesta mostra, cuja inauguração contou com a presença do presidente da República Mário Soares, foram expostas 40 pinturas a tinta-da-china sobre papel e acrílico sobre tela.
Solo temporary exhibition on Portuguese artist and former Calouste Gulbenkian Foundation grant holder Fala Mariam (1962). The show featured 40 works in ink on paper and acrylic on canvas. Portuguese President Mário Soares attended the opening of the exhibition.

Exposição individual e temporária de Fala Mariam (1962), ex-bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian, de 1986 a 1987 e de 1987 a 1988. A inauguração realizou-se a 19 de fevereiro de 1992 e contou com a presença do presidente da República Mário Soares. A exposição esteve patente na Galeria de Exposições Temporárias da Sede da Fundação Calouste Gulbenkian (piso 01) até 22 de março de 1992.

Foram expostas 40 pinturas realizadas a tinta-da-china sobre papel, de 1986 a 1988, e acrílico sobre tela, de 1989-1991. A obra de Fala Mariam é caracterizada por uma dicotomia de encobrimento e revelação, conseguida através do jogo de transparências que as aguadas sobre papel possibilitam, depois substituídas pelo acrílico, menos revelador das memórias, amores e abjeções da artista.

O trabalho exposto permitiu observar o desenvolvimento da obra de Fala Mariam, marcado pela passagem do uso do papel ao uso da tela, numa contínua intimidade com elementos orientalizantes da arte indiana e com o colorido característico de Miró.

Sobre esta passagem de um suporte para outro, Fernando de Azevedo escreve que a sua importância é relativa ou nula, já que para Fala Mariam o que é verdadeiramente importante são os referentes externos para os quais a imagem remete e o tratamento abstrato que lhes é dado.

Sobre a obra de Fala Mariam, diria José-Augusto França, historiador de arte: «O resto é qualidade estética, confiada a quem olhar e saiba viajar nestas "paisagens de alma", em aguadas de tinta-da-china, sedosas no papel – entre tonalidades de ar-água-fogo-e-terra, e figuras de geometria ou fantasmas, menos gráficas do que podem parecer, ou vazias, e antes orgânicas sobre os fundos. Figuras pairando, Pintura do Pairar então se diria, como se a todo o momento se esperasse vê-la assentar – que não assenta, ou tem de assentar.» (Fala Mariam, 1992)

Carolina Gouveia Matias, 2018


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Publicações


Material Gráfico


Fotografias

Mário Soares (à esq.), José Sommer Ribeiro (ao centro) e Fala Mariam ( à dir.)

Documentação


Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM 00698

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém convite, correspondência interna e externa e orçamentos. 1988 – 1992

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0228-D00694

Coleção fotográfica, cor: aspetos (FCG-CAM) 1992

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0228-D00695

Coleção fotográfica, cor: aspetos (FCG-CAM) 1992

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0228-D00696

Coleção fotográfica, cor: inauguração (FCG-CAM) 1992


Exposições Relacionadas

Dessins. Pedro Proença

Dessins. Pedro Proença

1998 / Centre Culturel Calouste Gulbenbenkian; Fondation Calouste Gulbenkian – Delégation en France, Paris

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.