Exposição organizada pelo Centre Culturel Portugais, em Paris, que reuniu um núcleo de fotografias de Duarte Belo (1968) e de Silvia Seova (1955). A mostra, dedicada ao repertório visual do país, pretendia confrontar a visão do Portugal rural e folclórico com uma reflexão sobre os esforços de modernização empreendidos pelo país naquelas décadas.
Exhibition organised by the Centre Culturel Portugais, in Paris, bringing together a display of photographs by Duarte Belo (1968) and Silvia Seova (1955). The show, dedicated to Portugal’s visual repertoire, juxtaposed rural and folkloric visions of the country with a reflection on the forces of modernisation experienced at the time.
Exposição organizada pelo Centre Culturel Portugais (CCP), sede da delegação da Fundação Calouste Gulbenkian em Paris, que reuniu um conjunto de fotografias de dois jovens fotógrafos portugueses, Duarte Belo (1968) e de Silvia Seova (1955), imagens «de qualidade, sobretudo dos meios urbanos portugueses». Pretendia-se, assim, mostrar alguns setores de atividade que comprovassem os esforços feitos no país para «tentar sair de um subdesenvolvimento crónico», salvaguardando, contudo, que não se tratasse de «fotografias de propaganda» (Carta do Centre Culturel Portugais, 8 nov. 1989, Arquivos Gulbenkian, PRS 05216).
Interessava que a mostra fotográfica pudesse contrastar com as fotografias de Georges Dussaud (1934) que ilustravam o livro Les Portugais, da série L'Europe, un visage (Berhtramm, 1989), da autoria de Miguel Torga (1907-1995), com introdução de Pedro Calheiros (Ibid.). A exposição fotográfica pretendia confrontar a visão do Portugal rural e folclórico com uma reflexão sobre os esforços de modernização empreendidos pelo país naquelas últimas décadas.
Esta mostra foi integrada numa outra iniciativa, mais ampla, que incluiu uma exposição bibliográfica, a quadragésima quinta produzida pela programação cultural do CCP, e uma conferência intitulada «Images du Portugal aujourd'hui», proferida por François Guichard, geógrafo e professor da Universidade de Bordéus.Estas iniciativas, dedicadas ao repertório visual sobre Portugal, foram comissariadas pela então diretora do CCP, Maria de Lourdes Belchior, e a seleção dos títulos das monografias a expor ficou a cargo do professor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa Victor Vladimiro Ferreira, que assinalou a dificuldade de elaborar uma lista bibliográfica suficientemente representativa de um tema tão vasto, apresentando o seu critério de seleção com base na identificação dos volumes com maior número de imagens sobre os diversos aspetos da vida cultural portuguesa.
Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém convite da conferência, correspondência recebida e expedida, ofícios internos e orçamentos.1989 1990