7 Novos Escultores. Homenagem a João Cutileiro

Exposição coletiva organizada pelo Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, por ocasião da exposição antológica do artista português João Cutileiro (1937). Cada um dos sete jovens escultores selecionados apresentava duas peças que refletiam pontos de contacto e de divergência em relação à obra escultórica de Cutileiro, artista com quem, em dado momento, todos haviam trabalhado.
Collective exhibition organised by the Modern Art Centre of the Calouste Gulbenkian Foundation for the retrospective on Portuguese artist João Cutileiro (1937). Each of the seven sculptors selected presented two works that reflected points of contact and divergence with Cutileiro's sculpture, with whom they had all previously worked.

Exposição coletiva de jovens escultores, organizada pelo Centro de Arte Moderna (CAM), com a colaboração de Nazaré Tojal, por ocasião da exposição antológica de João Cutileiro (1937-2021).

De acordo com José Sommer Ribeiro, «quando se programou a exposição de João Cutileiro verificou-se desde logo que seria importante apresentar uma exposição de jovens escultores que com ele tivessem trabalhado […], optando-se por aqueles que também foram seus colaboradores» (7 Novos Escultores. Homenagem a João Cutileiro, 1990).

Assim, participaram nesta «Homenagem a João Cutileiro» – título atribuído pelos artistas – os seguintes escultores, que trabalharam sob orientação de Cutileiro entre 1978 e 1985: José Pedro Croft (1957), José Esteves (1958), Pedro Fazenda (1957), Maria Felizol (1950), Manuel Rosa (1953), António de Campos Rosado (1952), Silvia Westphalen (1961).

Apresentada na Galeria de Exposições Temporárias do CAM, a exposição foi inaugurada no mesmo dia da mostra antológica de João Cutileiro, chamando a atenção para o seu papel na formação das gerações mais novas, cuja experimentação incentivava. Exemplo disso são as obras expostas: cada artista foi representado por duas peças, revelando interesses e pesquisas distintas. A maioria dos trabalhos era em pedra (calcário, mármore), por vezes combinada com outros materiais (anilina, cimento, folha de ouro), havendo uma obra em bronze pintado, de José Pedro Croft, e outra em ferro, cimento e vidro, de António de Campos Rosado.

O espectador atento encontraria reminiscências do trabalho de João Cutileiro nas obras selecionadas, nomeadamente na composição da figura humana das obras de José Esteves, Manuel Rosa e António Campos Rosado; nas formas inspiradas na natureza animal, vegetal e mineral, que surgem nos trabalhos de Maria Felizol, José Pedro Croft, José Esteves e Silvia Westphalen, e na exploração das texturas da pedra em bruto, como nas peças de Manuel Rosa, José Pedro Croft e Silvia Westphalen. No entanto, como destaca Carlos Vidal no seu artigo para o jornal Público, o que saltava à vista eram as novas direções seguidas por estes artistas:

«Veja-se a abissal distância entre as duas peças que Croft expõe no CAM: na de 1983, nada se acrescenta ao selvagismo típico do início da década, enquanto o seu trabalho mais recente questiona a ideia "pura" de volume – este é físico, misterioso e funcional. Manuel Rosa expõe uma figuração enigmática, uma escultura potencialmente narrativa. Rosado afasta-se das brincadeiras formais com cabeças soltas ou incrustadas em muros para expô-las enquanto estruturas. As diferenças em relação ao "mestre" são mais que nítidas.» (Vidal, Público, 30 mar. 1990)

Esta exposição foi acompanhada por um pequeno catálogo, com reproduções de todas a obras expostas.

Mariana Roquette Teixeira, 2018


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Publicações


Material Gráfico


Fotografias

José Sommer Ribeiro (à esq.), Maria Barroso e Mário Soares (ao centro)
Mário Soares (centro)

Multimédia


Periódicos


Fontes Arquivísticas

Biblioteca de Arte Gulbenkian, Lisboa / Dossiê BA/FCG

Coleção de dossiês com recortes de imprensa de eventos realizados nas décadas de 80 e 90 do século XX, organizados de forma temática e cronológica. 1984 – 1997

Arquivos Gulbenkian (Centro de Arte Moderna), Lisboa / CAM 00213

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém pedidos de empréstimo, fichas de empréstimo preenchidas, correspondência interna, orçamentos para convite, cartaz e catálogo, material para o catálogo. 1990 – 1990

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Comunicação), Lisboa / COM-S001/004-D00512

Coleção fotográfica, cor: inauguração (FCG, Lisboa) 1990


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