Três Escultores Portugueses

Encontros Luso-Americanos de Arte Contemporânea

Exposição itinerante integrada no âmbito dos Encontros Luso-Americanos de Arte Contemporânea, durante os quais se promoveram mostras de outras disciplinas artísticas, como a arquitetura, o cinema e o vídeo. A iniciativa partiu de António de Campos Rosado, ex-bolseiro da FCG nos EUA, e recebeu o apoio de várias entidades de prestígio nacional e internacional.
Travelling exhibition included in the Portuguese-American Meetings on Contemporary Art, American Contemporary Sculpture, alongside the exhibitions Chicago Architecture. The New Zeitgeist and Signs of Life. This series, which came about through the initiative of António de Campos Rosado, former grant recipient of the Calouste Gulbenkian Foundation in the USA, received support from several prestigious national and international institutions.

A exposição «Três Escultores Portugueses» foi uma das três exposições realizadas no âmbito dos Encontros Luso-Americanos de Arte Contemporânea. As outras duas foram «Arquitectura de Chicago. O Novo Zeitgeist. Em Busca de um Desfecho» e «Escultura Contemporânea Americana. Sinais de Vida». O ciclo foi organizado pela Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) em parceria com a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, tendo sido coordenado por António de Campos Rosado, ex-bolseiro da FCG nos Estados Unidos da América (EUA), de quem partiu a iniciativa para a sua realização.

Os Encontros Luso-Americanos reuniram um grande número de patrocinadores nacionais e internacionais, o que reflete a importância deste projeto e a magnitude da sua organização. Entre os patrocinadores contam-se a Secretaria de Estado da Cultura, a Embaixada dos Estados Unidos da América, o Ministério dos Negócios Estrangeiros, a Comissão Luso-Americana para a Educação, o Chase Manhattan Bank, a Radiotelevisão Portuguesa e a Sociedade Orey Antunes.

Apesar de a sua realização ter sido inicialmente pensada para o ano de 1985, visando celebrar o 25.º aniversário em Portugal do Programa Fulbright, administrado pela Comissão Cultural Luso-Americana, o ciclo não chegou a concretizar-se nesse ano, já que todos os serviços da FCG se encontravam concentrados na realização da «Exposição-Diálogo sobre Arte Contemporânea na Europa», que teve lugar entre 29 de março e 15 de junho de 1985, na Fundação Calouste Gulbenkian.

Nos anos que se seguiram à proposta inicial, o projeto sofreu diversas alterações, alargando-se o âmbito da programação e deixando de estar diretamente associado à comemoração da implementação do Programa Fulbright em Portugal. Como tal, o novo projeto passou a contemplar: uma exposição de arquitetura de Chicago, uma exposição de escultura contemporânea americana e uma exposição de escultura de bolseiros recentes da Fundação Calouste Gulbenkian nos EUA; um ciclo de cinema americano, incluindo produções independentes e experimentais; um programa de seminários dedicados à arquitetura contemporânea americana, especificamente à Escola de Chicago, à escultura contemporânea americana e ao cinema independente e experimental dos EUA; e, finalmente, um workshop de vídeo, em que seria apresentado um panorama das produções de vídeo americano.

O desejo de mostrar a produção artística americana mais recente, pouco divulgada e nunca reunida para apresentação pública, foi materializado através da mostra de diferentes meios artísticos – escultura, arquitetura, cinema e vídeo –, que se associou a seminários e colóquios, num único acontecimento cultural inédito em Portugal.

A exposição «Três Escultores Portugueses» teve lugar no Centro de Arte Moderna e incluiu obras inéditas de três escultores portugueses, ex-bolseiros da Fundação Calouste Gulbenkian, que realizaram pós-graduações nos Estados Unidos da América: Rui Sanches (1954), Pedro de Campos Rosado (1950-2018) e António de Campos Rosado (1952).

A seleção das obras destes três escultores portugueses, levada a cabo por José Sommer Ribeiro e Fernando de Azevedo, procurou estabelecer pontes entre a escultura portuguesa e a escultura americana, em confronto com a exposição «Escultura Contemporânea Americana. Sinais do Tempo», presente na mesma data na Galeria de Exposições Temporárias da Sede da FCG (piso 0).

Sobre os escultores, José Sommer Ribeiro diria: «Os três escultores, notáveis figuras já da arte portuguesa, constituem ainda, com as visíveis diferenças naturalmente devidas às personalidades e procuras próprias, um forte e feliz relacionamento acontecido entre a arte dos dois países, uma referência a salientar sobre a eficiência e o funcionamento de uma pedagogia que propõe e obtém uma plena liberdade na dimensão criativa.» (Encontros Luso-Americanos de Arte Contemporânea. Três Escultores Portugueses, 1989, p. 11)

Num artigo intitulado «Os americanos em Lisboa», publicado no JL, João Pinharanda classifica como «extraordinária a oportunidade de vermos entre nós uma tão completa série de manifestações da contemporaneidade americana» (Pinharanda, no JL. Jornal de Letras, Artes e Ideias, 6 mai. 1989).

Quanto à exposição «Três Escultores Portugueses», as obras selecionadas destacavam-se pela diversidade de linguagens utilizadas e permitiam, simultaneamente, dar a conhecer as novas linguagens da escultura portuguesa contemporânea «através de peças que […] marcam momentos decisivos quer nas obras dos escultores quer na escultura nacional» (Ibid.).

Para José Luís Porfírio, se a travessia da exposição de escultura americana se fazia sob o signo da diversão, «com grandes brinquedos, sons estridentes e pouco suportáveis», apresentando-se «como lugar de passagem, como imediatidade do olhar curioso e passeante», a exposição dos três portugueses destaca-se pelo inverso: «Pedro de Campos Rosado constitui uma introdução com objectos tensos e contraditórios, uma sistemática intersecção de espaços que acaba por criar instabilidade e ilusão – mas estas, até pela sua colocação num átrio (do CAM), são ainda objectos de travessia. No interior da pequena galeria, António Campos Rosado e Rui Sanches criam lugares do estar; António Campos Rosado com a instalação de três esculturas num campo próprio e penetrável de lajes de cimento, enquanto as peças de Sanches se instalam mais num tempo, no tempo, na morte, porque não?» (Porfírio, Expresso, 10 jun. 1989, p. 79-R)

O catálogo da exposição apresenta ensaios de João Pinharanda, Bernardo Pinto de Almeida e Alexandre Melo, sobre as obras de António Campos Rosado, Pedro Campos Rosado e Rui Sanches.

Carolina Gouveia Matias, 2018


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Eventos Paralelos

Programa cultural

Encontros Luso-Americanos de Arte Contemporânea

2 jun 1989 – 30 jun 1989
Fundação Calouste Gulbenkian / Centro de Arte Moderna – Sala Polivalente
Lisboa, Portugal
5 jun 1989 – 6 jun 1989
Fundação Calouste Gulbenkian / Edifício Sede – Auditório 2
Lisboa, Portugal
27 jun 1989 – 28 jun 1989
Fundação Calouste Gulbenkian / Edifício Sede – Grande Auditório
Lisboa, Portugal
4 jul 1989 – 6 jul 1989
Fundação Calouste Gulbenkian / Anfiteatro ao Ar Livre
Lisboa, Portugal

Publicações


Material Gráfico


Multimédia


Documentação


Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM 00416

Pasta com documentação referente à produção do ciclo «Encontros Luso-Americanos de Arte Contemporânea». Contém orçamentos, correspondência interna e externa, indicações de montagem, fotografias das esculturas, listas de obras da exposição «Escultura Contemporânea Americana. Sinais de Vida», material cartográfico. 1986 – 1990

Arquivos Gulbenkian (ACARTE), Lisboa / ACARTE 00196

Pasta com documentação referente à produção do ciclo «Encontros Luso-Americanos de Arte Contemporânea». Contém informações sobre o seminário sobre cinema independe americano. 1986 – 1989

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Belas-Artes), Lisboa / SBA 15553

Pasta com documentação referente à produção do ciclo Encontros Luso-Americanos de Arte Contemporânea. Contém correspondência entre a Fundação Calouste Gulbenkian e os participantes das atividades complementares dos Encontros. 1986 – 1990

Arquivos Gulbenkian (Centro de Arte Moderna), Lisboa / CAM 00169

Pasta com documentação referente à produção do ciclo Encontros Luso-Americanos de Arte Contemporânea. Contém correspondência interna e externa, material para o catálogo e orçamentos. 1986 – 1990

Arquivos Gulbenkian (ACARTE), Lisboa / ACARTE 00312

Pasta com documentação referente à produção dos eventos realizados pelo ACARTE. Contém correspondência interna e externa relativa aos «Encontros Luso-Americanos de Arte Contemporânea», nomeadamente sobre o ciclo de cinema independente americano, o workshop de vídeo e os seminários de arquitetura e escultura. 1987 – 1987

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Belas-Artes), Lisboa / SBA 25152

Pasta com documentação referente à produção do ciclo Encontros Luso-Americanos de Arte Contemporânea. Contém três programas dos Encontros Luso-Americanos de Arte Contemporânea: exposições, drive-in, cinema independente. 1989 – 1989

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Belas-Artes), Lisboa / SBA 25053

Pasta com documentação referente à divulgação do encontro. Contém convites. 1989 – 1989

Arquivos Gulbenkian (ACARTE), Lisboa / ACARTE 00954

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém os programas de atividades desenvolvidas pelo ACARTE e recortes de imprensa. 1987 – 1990

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Belas-Artes), Lisboa / SBA 15557

Pasta com documentação referente à produção do ciclo «Encontros Luso-Americanos de Arte Contemporânea». Contém orçamentos e relatórios de contas (despesas e vendas de catálogos e cartazes) relativos a todos os aspetos dos «Encontros Luso-Americanos». 1986 – 1990

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Belas-Artes), Lisboa / SBA 15562

Pasta com recortes de imprensa sobre o ciclo. 1986 – 1990

Arquivos Gulbenkian (ACARTE), Lisboa / ACARTE 00477

Pasta com recortes de imprensa sobre o ciclo. 1989 – 1989

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Belas-Artes), Lisboa / SBA 15519

Pasta com documentação referente à produção do ciclo «Encontros Luso-Americanos de Arte Contemporânea». Contém correspondência interna e externa e orçamentos 1986 – 1990

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Belas-Artes), Lisboa / SBA 15520

Pasta com documentação referente à produção do ciclo «Encontros Luso-Americanos de Arte Contemporânea». Contém correspondência interna e externa, orçamentos e programas. 1986 – 1990

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Belas-Artes), Lisboa / SBA 15521

Pasta com documentação referente à produção do ciclo «Encontros Luso-Americanos de Arte Contemporânea». Contém correspondência interna e externa, material cartográfico e formulários de empréstimo de obras. 1986 – 1990

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Belas-Artes), Lisboa / SBA 15522

Pasta com documentação referente à produção do ciclo «Encontros Luso-Americanos de Arte Contemporânea». Contém correspondência entre a Fundação Calouste Gulbenkian e os participantes do ciclo. 1986 – 1990

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Belas-Artes), Lisboa / SBA 15523

Pasta com documentação referente à produção do ciclo «Encontros Luso-Americanos de Arte Contemporânea». Contém correspondência entre a Fundação Calouste Gulbenkian e os artistas. 1986 – 1990

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Belas-Artes), Lisboa / SBA 15524

Pasta com documentação referente à produção do ciclo «Encontros Luso-Americanos de Arte Contemporânea». Contém correspondência entre a Fundação Calouste Gulbenkian e os participantes e formulários de empréstimo das obras. 1986 – 1990

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Belas-Artes), Lisboa / SBA 15554

Pasta com documentação referente à produção do ciclo «Encontros Luso-Americanos de Arte Contemporânea». Contém material para os catálogos das três exposições do ciclo: «Arquitectura de Chicago. O Novo Zeitgeist», «Escultura Contemporânea Americana. Sinais de Vida» e «Três Escultores Portugueses». 1986 – 1990

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Belas-Artes), Lisboa / SBA 15555

Pasta com documentação referente à produção do ciclo «Encontros Luso-Americanos de Arte Contemporânea». Contém material para os catálogos das três exposições do ciclo: «Arquitectura de Chicago. O Novo Zeitgeist», «Escultura Contemporânea Americana. Sinais de Vida» e «Três Escultores Portugueses». 1986 – 1990

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Belas-Artes), Lisboa / SBA 15558

Pasta com documentação referente à produção do ciclo «Encontros Luso-Americanos de Arte Contemporânea». Contém correspondência entre a Fundação Calouste Gulbenkian e os participantes dos seminários e mesas-redondas do ciclo, honorários e seguros. 1986 – 1990

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Belas-Artes), Lisboa / SBA 15559

Pasta com documentação referente à produção do ciclo «Encontros Luso-Americanos de Arte Contemporânea». Contém faturas, orçamentos e correspondência externa e interna. 1986 – 1990

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Belas-Artes), Lisboa / SBA 15560

Pasta com documentação referente à produção do ciclo «Encontros Luso-Americanos de Arte Contemporânea». Contém faturas, orçamentos e correspondência externa e interna. 1986 – 1990

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Belas-Artes), Lisboa / SBA 15561

Pasta com documentação referente à prodição do ciclo «Encontros Luso-Americanos de Arte Contemporânea». Contém faturas da execução do material tipográfico, material fotográfico e publicidade. 1986 – 1990


Exposições Relacionadas

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.