Arshile Gorky

80.º Aniversário do Nascimento de Arshile Gorky

Esta exposição de Arshile Gorky (1904-1948) constitui a primeira mostra individual deste artista arménio realizada na Europa, coincidindo com o 80.º aniversário do seu nascimento. A iniciativa foi de Karlen Mooradian, seu sobrinho, que organizou a exposição em colaboração com a Fundação Calouste Gulbenkian.
First solo exhibition of Armenian artist Arshile Gorky (1904-1948) held in Europe, coinciding with the artist's 80th birthday. Gorsky's nephew, Karlen Mooradian, initiated the exhibition, organised in collaboration with the Calouste Gulbenkian Foundation.

A exposição de Arshile Gorky (1904-1948) no Centro de Arte Moderna (CAM) constituiu a primeira mostra individual do artista realizada na Europa, coincidindo com o 80.º aniversário do seu nascimento. Partiu de uma proposta de Karlen Mooradian, sobrinho de Arshile Gorky e comissário da exposição, contando com a colaboração do Serviço das Comunidades Arménias e do Serviço Internacional da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG). Karlen Mooradian foi responsável pela seleção de obras, bem como pela organização da exposição e do catálogo.

Foram apresentados trabalhos produzidos entre 1927 e 1947, destacando-se os principais períodos do percurso do artista. No total, foram expostas 15 pinturas, 50 desenhos e três esculturas. Vartoosh Adoian Mooradian, irmã do artista, também expôs três pinturas da sua autoria.

A inauguração estava prevista para o dia 23 de outubro de 1984, mas foi adiada para o dia seguinte para não coincidir com a visita oficial dos reis da Bélgica, a qual seria assinalada com uma exposição de arte belga na Fundação Calouste Gulbenkian.

O catálogo visou salientar, além da obra, o espírito reflexivo de Arshile Gorky relativamente à criação artística (ilustrando-o com cartas da sua autoria), bem como divulgar a cultura arménia, à época ainda pouco conhecida na Europa Ocidental, acentuando as relações históricas entre a Arménia e a Península Ibérica, destacando os laços com Portugal.

Depois da apresentação em Lisboa, a exposição foi montada em Paris, no Centre Culturel Portugais, delegação da FCG na capital francesa. À semelhança do que aconteceu em Portugal, esta foi a primeira exposição individual do artista em França, e, embora algumas das suas obras já tivessem sido anteriormente expostas em Paris, em mostras coletivas, as que foram apresentadas na sala de exposições do Centre Culturel Portugais eram ainda desconhecidas do público parisiense.

Na montagem na capital francesa, comissariada por Karlen Mooradian com a colaboração de José Augusto-França, foram exibidos os mesmos trabalhos que haviam sido expostos em Lisboa, aos quais se juntou ainda a pintura Landscape-Table (1945), pertencente ao Musée National d’Art Moderne, no Centre Georges Pompidou. A versão francesa do catálogo contou igualmente com um prefácio da autoria de José Augusto-França, que, num artigo publicado a 21 de maio de 1985, viria a comentar que em Paris a exposição foi «um excepcional êxito que toda a crítica saudou», ao contrário do que se terá passado em Portugal, onde houve críticas menos positivas: «A verdade, porém, é que a exposição Arshile Gorky em Paris tem uma importância diferente e maior daquela que podia ter em Lisboa e isso não pode deixar de ser motivo de reflexão» (França, Diário de Lisboa, 21 mai. 1985).

No mesmo artigo, França viria a referir que o êxito da exposição em Paris terá contribuído para a afirmação do Centre Culturel Portugais no meio cultural francês, que passaria a estar «conotado com uma acção cultural de especial relevo e será sítio conhecido de outras manifestações, com novo e mais vasto público conquistado» (Ibid.).

A exposição em Lisboa teve uma grande afluência de público, assinalável pelo catálogo, cuja tiragem de mil exemplares esgotou. Teve, como eventos associados, um ciclo de conferências com a participação de Sílvia Chicó e Karlen Mooradian, e a exibição do filme Strokes of Genius, do realizador Carl Colby.

Na sequência desta exposição, viriam a ser adquiridas pelo CAM três obras de Arshile Gorky. Foram também colocadas em depósito temporário no CAM as obras pertencentes a Karlen Mooradian e à mãe deste (irmã do artista), nomeadamente as que haviam sido expostas em Lisboa e em Paris.

Ana Lúcia Luz, 2014

The exhibition on Arshile Gorky (Khorgon, Armenia, 1904 - Sherman, United States of America, 1948) held at the Calouste Gulbenkian Foundation’s Modern Art Centre was the first individual exhibition on the artist held in Europe, coinciding with the 80th anniversary of his birth. This exhibition was the result of a proposal by Karlen Mooradian, Arshile Gorky’s nephew and the exhibition curator. In cooperation with the Calouste Gulbenkian Foundation’s International and Armenian Communities Departments, he was responsible for selecting the pieces and organising the exhibition that brought together Gorky’s work produced between 1927 and 1947, highlighting the main periods of the artist’s career in a total of 15 paintings, 50 drawings and 3 sculptures. Vartoosh Adoian Mooradian, the artist’s sister, also exhibited three of his paintings.

The opening of the event was scheduled for 23 October 1984 but was postponed to the following day due to the official visit of the king and queen of Belgium that day, coinciding with the opening of an exhibition of Belgian art at the Calouste Gulbenkian Foundation.

As well as introducing Arshile Gorky and his work, the exhibition catalogue, coordinated by Karlen Mooradian, sought to demonstrate the relationship between literature and the artist (by publishing letters written by him) as well as introducing Armenian culture, which was still little known in Western Europe. In the catalogue, Karlen reflects on the historical relations between Armenia and the Iberian Peninsula, highlighting cultural ties with Portugal.

After Lisbon, the exhibition was held in Paris at the Centre Culturel Portugais – the FCG’s delegation in Paris. As was the case in Portugal, this was the first individual exhibition for the artist in France and although some of his works had previously been shown in Paris in group exhibitions, the pieces shown in the exhibition room of the Centre Culturel Portugais were new to the Paris public.

The exhibition in the French capital, curated by Karlen Moorandian with support from José-Augusto França, included the same pieces that had been shown in Lisbon, which were also joined by the painting Paysage Table (1945), belonging to the Musée d'Art Moderne - Centre Georges Pompidou.

The French version of the catalogue also included a preface by José-Augusto França who, in an article dated 21 May 1985, commented that the exhibition in Paris was “an exceptional success that all critics praised”, which had not been the case in Portugal, where there had been less positive reviews: “The truth, however, is that La valée des Arméniens — the Arshile Gorky exhibition in Paris — is more important than it could have been in Lisbon and that must be a cause for reflection” (França, Diário de Lisboa, 21 May 1985).

In the same article, França mentioned that the success of the exhibition in Paris had helped the Centre Culturel Portugais establish itself in the French cultural landscape and it would then become “associated with a particularly important cultural action and will be a place known for other manifestations, with a new and wider public” (ibid.).

In Lisbon, the exhibition saw large visitor numbers, reflected in the catalogue, which sold out after a print run of 1,000 copies. A series of conferences were organised alongside the exhibition, with participations by Sílvia Chicó and Karlen Mooradian; the film Strokes of a Genius by director Carl Colby was also shown.

Following the event, three pieces by Arshile Gorky were acquired by the MAC. Some works belonging to Karlen Mooradian and his mother (the artist’s sister) were also temporarily deposited at the MAC: those that had been exhibited in Lisbon and Paris.


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Coleção Gulbenkian

Garden of Wish Fulfillment

Arshile Gorky (1904-1948)

Garden of Wish Fulfillment, Inv. 85PE69

Sem título (Paisagem da Virgínia)

Arshile Gorky (1904-1948)

Sem título (Paisagem da Virgínia), Inv. 85DE139

Vale dos Arménios

Arshile Gorky (1904-1948)

Vale dos Arménios, Inv. 85DE138


Eventos Paralelos

Exibição audiovisual

Strokes of Genius (1984)

25 out 1984
Fundação Calouste Gulbenkian / Centro de Arte Moderna – Sala de Exposições Temporárias
Lisboa, Portugal
Ciclo de conferências

[Arshile Gorky]

24 out 1984 – 20 nov 1984
Fundação Calouste Gulbenkian / Centro de Arte Moderna – Sala Polivalente
Lisboa, Portugal

Publicações


Material Gráfico


Fotografias

Karlen Mooradian (à esq.) e José Blanco (à dir.)
Karlen Mooradian (ao centro) e Roberto Gulbenkian (ao centro)
Roberto Gulbenkian (ao centro) e Madalena de Azeredo Perdigão (à dir.)
Roberto Gulbenkian (à esq.), Madalena de Azeredo Perdigão (ao centro) e José de Azeredo Perdigão (à dir.)
Karlen Mooradian (à esq.), José de Azeredo Perdigão junto com José Blanco (ao centro) e Roberto Gulbenkian (à dir.)
José de Azeredo Perdigão (ao centro) e Roberto Gulbenkian (à dir.)
Madalena de Azeredo Perdigão (à esq.) e José de Azeredo Perdigão (à dir.)
Exposição Arshile Gorky, 1984. Arquivos Gulbenkian, ID: 272081 © Júlio Almeida
José de Azeredo Perdigão (à esq.)
Madalena de Azeredo Perdigão (à esq.)
José Augusto-França (atrás, à esq.)

Documentação


Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Centro de Arte Moderna), Lisboa / CAM 00090

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém orçamentos, correspondência e listas de obras. 1983 – 1985

Arquivos Gulbenkian (ACARTE), Lisboa / ACARTE 00813

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém informação sobre atividade do ACARTE e produção das conferências sobre Arshile Gorky. 1984 – 1988

Arquivos Gulbenkian (Centre Culturel Portugais de Paris), Lisboa / PRS 05017

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém informação relativa à tradução e edição do catálogo da exposição, transporte das obras, segurança, decoração, publicidade, recortes de imprensa e convites. 1984 – 1986

Espólio do CAM, Lisboa / FTD1 a FTD47

Coleção fotográfica, p.b., cor: inauguração e aspetos (FCG Lisboa) 1984

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Comunicação), Lisboa / COM-S001/007-D00687

Coleção fotográfica, p.b.: aspeto (FCG-CCP, Paris) 1985

Arquivos Gulbenkian (Centre Culturel Portugais de Paris), Lisboa / PRS 04789

7 provas, p.b.: aspetos (FCG-CCP, Paris) 1985


Exposições Relacionadas

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.