Niizuma

Exposição do escultor japonês, naturalizado norte-americano, Minoru Niizuma (1930-1998), com obras realizadas em Portugal, integrando matéria-prima local. A mostra contou com 23 esculturas, em granito negro e mármore branco, algumas das quais expostas ao ar livre no espaço envolvente. O Centro de Arte Moderna adquiriu duas obras do artista.
Exhibition of works created in Portugal from local materials by the Japanese-born American sculptor Minoru Niizuma (1930-1998). The show comprised 23 sculptures in black granite and white marble, with several works displayed in the surrounding outdoor area. Two of the artist's works were acquired by the Modern Art Centre.

Exposição individual dedicada à obra do escultor norte-americano, de ascendência japonesa, Minoru Niizuma (1930-1998), promovida pela Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) por intermédio do Centro de Arte Moderna (CAM), num período em que o artista viveu e trabalhou em Portugal (Sintra).

A exposição resultou de uma proposta de Manuel Costa Cabral, na altura diretor do Ar.Co, para a apresentação em Portugal de uma exposição de um escultor cujo trabalho em pedra era reconhecido internacionalmente. A esta notoriedade e originalidade artística, acrescia o facto de todas as obras apresentadas na exposição terem sido realizadas em Portugal e com matéria-prima nacional (Granitos de Maceira, Irmãos Baptista, Magma e Solubema).

O diretor do CAM, José Sommer Ribeiro, salientaria a ação de Niizuma em território português e o seu papel na aproximação da produção nacional a contextos artísticos internacionais: «Niizuma tem procurado um intercâmbio entre Portugal, Japão e Estados Unidos, que muito poderá beneficiar os nossos escultores.» (Niizuma, 1986)

Esta ideia era partilhada por Manuel Costa Cabral, que entendia que a síntese entre o pensamento oriental e o ambiente artístico norte-americano que emanam da obra de Niizuma «estabeleceram pontes e referências insubstituíveis para o desenvolvimento da escultura portuguesa em pedra» (Ibid.).

No CAM foram apresentadas 23 esculturas, em granito negro e mármore branco, algumas das quais expostas ao ar livre no espaço envolvente. Para Manuel Costa Cabral, a apresentação destas obras era complementar à «monumentalidade» das obras realizadas em Évora e no Porto durante os Simpósios Internacionais de Escultura em Pedra de 1981 e 1985.

No âmbito desta exposição, foi assumido um compromisso com o escultor no sentido de lhe serem adquiridas duas peças, que ficaram em depósito no Centro de Arte Moderna (Castle of the Eye III, 1986, Inv. EE49; e Castle of the Eye I, 1986, Inv. EE48). Depois de algum impasse deliberativo, as obras foram adquiridas em 1996, pertencendo atualmente ao núcleo de escultura estrangeira da Coleção Moderna do Museu Calouste Gulbenkian (Apontamento do Centro de Arte Moderna, 27 dez. 1996, Arquivos Gulbenkian, CAM 00872).

O catálogo da exposição, editado em português e inglês, contém reproduções fotográficas de esculturas de Niizuma expostas, um texto de apresentação e dois textos sobre o artista e a sua obra, respetivamente da autoria da especialista Lisa Taylor e de Manuel Costa Cabral.

Filipa Coimbra, 2017


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Coleção Gulbenkian

Castle of the Eye I

Minoru Niizuma (1930-1998)

Castle of the Eye I, 1986 / Inv. EE48

Castle of the Eye III

Minoru Niizuma (1930-1998)

Castle of the Eye III, 1986 / Inv. EE49

Castle of the Eye I

Minoru Niizuma (1930-1998)

Castle of the Eye I, 1986 / Inv. EE48

Castle of the Eye III

Minoru Niizuma (1930-1998)

Castle of the Eye III, 1986 / Inv. EE49


Publicações


Material Gráfico


Fotografias


Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Centro de Arte Moderna), Lisboa / CAM 00872

Pasta com documentação referente à incorporação de obras de Minoru Niizuma que estiveram em exposição. 1996 – 1997

Arquivos Gulbenkian (Centro de Arte Moderna), Lisboa / CAM 00865

Pasta com documentação referente à incorporação de obras de Minoru Niizuma que estiveram em exposição. 1995 – 1995

Arquivos Gulbenkian (Centro de Arte Moderna), Lisboa / CAM 00803

Pasta com documentação referente à incorporação de obras de Minoru Niizuma que estiveram em exposição. Contém também recortes de imprensa sobre o artista. 1989 – [s.d


Exposições Relacionadas

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.