Pintores Modernos Portugueses

Exposição de pintura portuguesa contemporânea apresentada em Moscovo, resultante de um acordo de intercâmbio cultural assinado entre a Fundação Calouste Gulbenkian e o Ministério da Cultura da URSS. A mostra contou com uma seleção de 31 obras de 31 artistas portugueses, representativas do período de 1910 até à data, numa apresentação equitativa entre as diferentes gerações artísticas.
Exhibition on Portuguese contemporary painting presented in Moscow, resulting from a cultural exchange between the Calouste Gulbenkian Foundation and the Ministry of Culture of the USSR. The show consisted of a selection of 31 works by 31 Portuguese artists, representing the period from 1910 to the present day, in a balanced display of the various artistic generations.

Exposição de pintura portuguesa contemporânea, organizada em Moscovo pelo Centro de Arte Moderna (CAM) da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG), por ocasião da visita oficial do presidente da República Mário Soares à União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) em novembro de 1987.

No seguimento de visitas institucionais recíprocas, realizadas no ano anterior, seria assinado, a 23 de junho de 1987, um acordo entre o Ministério da Cultura da URSS e a FCG, destinado discutir a futura cooperação entre as duas instituições. Nesse contexto, traçaram-se as iniciativas de âmbito artístico a promover nos anos seguintes, ficando definido que este intercâmbio se concretizaria numa exposição de «Obras-Primas da Pintura Russa do Século XVIII ao Século XX», a realizar na Galeria de Exposições Temporárias (piso 0) do Edifício Sede da FCG, e, subsequentemente, numa mostra de arte portuguesa, a ocorrer num museu da URSS (Acordo entre o Ministério da Cultura da URSS e a FCG, 23 jun. 1987, Arquivos Gulbenkian, SEM 00364).

Inicialmente, o adido cultural da Embaixada de Moscovo em Portugal propôs à FCG que a exposição de arte portuguesa a apresentar na União Soviética correspondesse a um conjunto de 31 obras da Coleção do Fundador. Porém, o pedido seria indeferido após análise pelo Conselho de Administração da FCG, respeitando a política de circulação de obras de arte do acervo do Museu Calouste Gulbenkian e tendo em conta o elevado número de obras que estava em causa (Apontamento do Serviço de Exposições e Museografia, 18 set. 1987, Arquivos Gulbenkian, CAM 00149).

Em alternativa, a FCG sugeriu a apresentação de uma exposição de arte portuguesa contemporânea com base no acervo do CAM e comissariada pelo seu diretor, José Sommer Ribeiro, com a colaboração do artista Fernando Calhau, em representação da Secretaria de Estado da Cultura.

Uma vez que a programação desta iniciativa decorreu em simultâneo com a organização da visita oficial do presidente da República à União Soviética, também o presidente insistiu junto dos organizadores na oportunidade da apresentação de uma exposição de arte portuguesa contemporânea. Os parceiros internacionais acabaram por concordar com esta proposta, reservando para o efeito as galerias do Museu Pushkin (Ibid.).

A mostra, que contou com uma seleção de 31 obras de 31 artistas portugueses, representativas da produção artística portuguesa entre 1910 e 1987, não pretendia, segundo Sommer Ribeiro, «ser mais do que uma síntese do trajecto dos pintores portugueses ao longo destas décadas» (Apontamento do Serviço de Exposições e Museografia, 18 nov. 1987, Arquivos Gulbenkian, SEM 00581). O projeto obedeceu «a uma cronologia, mas também a afinidades de movimentos artísticos» (Ofício enviado por José Sommer Ribeiro ao embaixador de Portugal na URSS, 18 nov. 1987, Arquivos Gulbenkian, CAM 00149), dos quais se destacavam trabalhos de «artistas da primeira geração modernista até aos nossos dias, passando pela paisagem, expressionismo, surrealismo, alguma pintura abstrata e nova figuração» (Ibid.).

Filipa Coimbra, 2017


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Coleção Gulbenkian

Auto

Álvaro Lapa (1939-2006)

Auto, 1982 / Inv. 83P626

Título desconhecido  (BRUT 300 TSF)

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido (BRUT 300 TSF), Inv. 77P20

Dona Leonor Teles "Flor da Altura"

António Costa Pinheiro (1932- 2015)

Dona Leonor Teles "Flor da Altura", 1966 / Inv. 67P293

Nocturno - Árvores humanas

António Pedro (1909-1966)

Nocturno - Árvores humanas, 1940 / Inv. 80P837

sem título

António Sena (1941- )

sem título, 1983/84 / Inv. P1247

CADAVRE EXQUIS

Fernando de Azevedo (1923-2002)

CADAVRE EXQUIS, 1949 / Inv. 83P118

0.42 - 69

Fernando Lanhas (1923-2012)

0.42 - 69, 1969 / Inv. 69P635

Cidra-Ciúme

João Vieira (1934-2009)

Cidra-Ciúme, c. 1965 / Inv. 65P270

S/Título

Jorge Martins (1940-)

S/Título, 1984 / Inv. 84P519

[Auto-Retrato num grupo] (Pintura para o café " A Brasileira" do Chiado, Lisboa)

José de Almada Negreiros (1893-1970)

[Auto-Retrato num grupo] (Pintura para o café " A Brasileira" do Chiado, Lisboa), Inv. 83P57

Espera

Júlio dos Reis Pereira (1902-1983)

Espera, 1930 / Inv. 80P86

D. Quixote e os Carneiros

Júlio Pomar (1926-2018)

D. Quixote e os Carneiros, Inv. 83P767

Pescadores

Júlio Resende (1917-2011)

Pescadores, 1957 / Inv. 83P442

Odalisque d' Après Ingres

Lourdes Castro (1930-2022)

Odalisque d' Après Ingres, Inv. 67P291

Génesis II

Manuel Trindade D' Assumpção (1926-1969)

Génesis II, 1960 / Inv. 83P134

Homenagem a Carmen Amaya

Marcelino Vespeira (1925-2002)

Homenagem a Carmen Amaya, 1951 / Inv. 83P105

L'Aqueduc (O Aqueduto)

Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992)

L'Aqueduc (O Aqueduto), Inv. 86PE95

The Vivian Girls as Windmills

Paula Rego (Lisboa, Portugal, 1935 – Londres, Inglaterra, 2022)

The Vivian Girls as Windmills, Inv. 86P589

Sem título

Pedro Calapez (1953-)

Sem título, 1987 / Inv. 87P780

S/Título

Sérgio Pombo (1947-2022 )

S/Título, 1985 / Inv. 85P600


Publicações


Documentação


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM 00364

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém correspondência interna, acordo entre o Ministério da Cultura da Rússia e a Fundação Calouste Gulbenkian, orçamentos para o catálogo, convites e cartaz, listagem das obras, textos para o catálogo e recortes de imprensa. 1985 – 1987

Arquivos Gulbenkian (Centro de Arte Moderna), Lisboa / CAM 00149

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém elementos para o catálogo, correspondência recebida e expedida, ofícios, apontamentos e lista de obras. 1985 – 1988

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM 00581

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém acordo de intercâmbio cultural estabelecido entre o Ministério da Cultura e a Fundação Calouste Gulbenkian, empréstimos, ofícios internos, correspondência recebida e expedida, seguros. 1987 – 1988


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