Portugal e a Pérsia

2500.º Aniversário da Fundação da Monarquia no Irão

Exposição realizada no âmbito das comemorações do 2500.º aniversário da Fundação da Monarquia no Irão, tendo a iniciativa partido do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal. Com uma vertente histórica e uma outra mais direcionada para a produção artística, o evento proporcionou a promoção e divulgação das relações culturais entre os dois países.
Exhibition held as part of the celebrations of the 2500th anniversary of the Foundation of the Monarchy in Iran, with the initiative of the Portuguese Ministry of Foreign Affairs. With a historical aspect and another more focused on artistic production, the exhibition provided the promotion and dissemination of cultural relations between the two countries.

A iniciativa destas comemorações partiu do governo português, concretamente do Ministério dos Negócios Estrangeiros, que nomeou uma extensa comissão organizadora, composta por académicos especializados na cultura persa, contando com a assistência técnica de vários serviços da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG).

O evento procurou destacar duas vias de investigação: por um lado, a divulgação das fontes para a história e a produção artística do período representado, resultante da relação cultural entre os dois países, sendo desde logo assumida a maior representatividade dos documentos históricos no conjunto da exposição, indicativa da sua inicial intenção monográfica. Nesse sentido, e em complementaridade, além do habitual catálogo da exposição, a FCG publicou igualmente um catálogo bibliográfico dedicado ao estudo das relações entre Portugal e a Pérsia (Das Relações entre Portugal e a Pérsia, 1500-1758: Catálogo Bibliográfico, 1972).

Ao valor intrínseco do conjunto de obras selecionadas acrescia uma dimensão documental do papel precursor de Portugal nos contactos com o Oriente, nos domínios económico e cultural. Esse posicionamento é assumido de forma clara no prefácio do catálogo da exposição: «Quanto se apresenta na exposição, neste sector artístico, apenas visa exemplificar, na medida em que nos foi possível e deve ser tomado em plano de “amostragem”, articulações de que resultam impulsos com que soubemos, aliás, enriquecer a nossa própria personalidade artística» (Portugal e a Pérsia, 1972).

No início da programação desta exposição temporária, houve a intenção de dar maior visibilidade à secção de arte islâmica, nomeadamente pela representação da arte persa em instituições estrangeiras; chegaram mesmo a ser iniciadas conversações com o departamento de arte islâmica do Metropolitan Museum of Art, de Nova Iorque, com vista a uma possível colaboração, que se traduziria no empréstimo de algumas obras. O extenso volume documental reunido, numa primeira fase, mostrou a impossibilidade de se levar a efeito o referido projeto, que seria remetido para um campo de intenções futuras a cumprir pela FCG (Apontamento do Serviço de Museu, Arquivos Gulbenkian, MCG 03139).

Ainda para assinalar estas comemorações, a FCG editou mais quatro publicações dedicadas ao tema: Persian Art. Calouste Gulbenkian Collection (1985), L’Ambassade de Gregório Pereira Fidalgo à la cour de Chah Soltan-Hosseyn 1696-1697 (1971), Un voyageur portugais en Perse au debut du XVIIe siècle: Nicolau de Orta Rebelo (1972), L’Ambassade en Perse de Luís Pereira de Lacerda et des pères portugais de l’Ordre de Saint-Augustin, Belchior dos Anjos et Guilherme de Santo Agostinho, 1604-1605 (1972).

Por fim, a exposição Portugal e a Pérsia foi inaugurada a 10 de julho de 1972, contando com a presença do chefe de estado, Américo Tomás, e do embaixador iraniano Mohammed Hassan Pakravan. O programa cultural associado ao evento contou igualmente com um ciclo de conferências dedicado às relações entre Portugal e a Pérsia, que incluiu a colaboração de diversos especialistas internacionais, tais como o diretor de estudos da École Pratique des Hautes Études, de Paris, Jean Aubin, o consultor-chefe do departamento de arte islâmica do Metropolitan Museum of Art, de Nova Iorque, Richard Ettinghausen, e o professor português António da Silva Rego, presidente da Academia Portuguesa de História. Para documentar a exposição, foi também produzido um filme pelo realizador António Campos, sob a orientação do Serviço de Belas-Artes da FCG.

Os eventos integrados no âmbito das comemorações dos 2500 anos da Fundação da Monarquia no Irão foram amplamente difundidos e citados na imprensa escrita nacional.

Em reunião do Conselho de Administração da FCG, o embaixador Pedro Teotónio Pereira, que viria a falecer uns meses depois do encerramento das comemorações, felicitaria o presidente da FCG pelo «êxito que constituiu a exposição “Portugal e a Pérsia”, demonstrativa da grande qualidade e nível profissional atingido pelos Serviços competentes da Fundação e pela importante contribuição dada à cultura com a edição de notáveis trabalhos históricos e artísticos referentes às relações entre aqueles dois países» (Ata n.º 41/72 do Conselho de Administração, 12 jul. 1972, Arquivos Gulbenkian, SBA 1538).

O êxito da exposição seria também validado pela significativa adesão do público, saldando-se a mostra em 12 371 visitantes (Comunicação Interna, 25 ago. 1972, Arquivos Gulbenkian, SEM 00026).

Filipa Coimbra, 2016

Exhibition held for the commemoration of the 2500th Anniversary of the Founding of the Monarchy in Iran, whose initiative came from the Portuguese Ministry of Foreign Affairs. With an historic aspect and another one more directed towards artistic production, the event provided the promotion and diffusion of the cultural relations between the two countries.

The initiative of these commemorations came from the Portuguese government, specifically from the Ministry of Foreign Affairs, which nominated an extensive organizing committee, composed by academics specialized in Persian culture, counting with the technical assistance of various services of the Calouste Gulbenkian Foundation (FCG).

The event sought to highlight two paths of research: the diffusion of the sources for the history and the artistic production of the represented period, a result of the cultural relation between the two countries; from the beginning it was assumed the larger representation of historical documents in the set of the exhibition, as indicative of its initial monographic intention. In this sense, and in complementarity, besides the usual exhibition catalogue, the FCG also published a bibliographic catalogue dedicated to the study of the relations between Portugal and Persia. (Das Relações entre Portugal e a Pérsia, 1500-1758: Catálogo Bibliográfico, 1972)

The collection of selected art works, besides their intrinsic individual value, provided collectively a higher documental source for the precursory role of Portugal in the contacts with the East, in the economic and cultural areas. This is clearly assumed in the preface of the exhibition catalogue:

“(...) all that is shown in the exhibition, in this artistic sector, only aims to exemplify, as far as possible, and should only be taken as a ‘sampling’ plan, those articulations that result in impulses with which, in fact, we have been able to enrich our own artistic personality”. (Portugal e a Pérsia, 1972)

At the onset of this temporary exhibition there was the intention of dedicating greater visibility to the Islamic art section, namely by the representation of Persian art in foreign institutions, inclusive initiating conversations with the department of Islamic art of the Metropolitan Museum of Art, in New York, in order to assess a possible collaboration for the loan of some pieces. The extensive documental volume assembled, in a first phase, showed it was impossible to carry out the mentioned project, proposed in a field of future intentions to be fulfilled by the FCG. (Notes by Museum Department, Gulbenkian Archives, MCG 03139)

Still to mark these celebrations, the FCG has edited five more publications dedicated to the theme: Persian Art. Calouste Gulbenkian Collection (1985); L’Ambassade de Gregório Pereira Fidalgo à la Cour de Chah Soltan-Hosseyn 1696-1697 (1971); Un Voyageur Portugais en Perse au Début du Dix-septième Siècle: Nicolau de Orta Rebelo (1972); L’Ambassade en Perse de Luis Pereira de Lacerda et des Pères Portugais de l'ordre de Saint-Augustin, Belchior dos Anjos et Guilherme de Santo Agostinho, 1604-1605 (1972).

Finally, the exhibition Portugal and Persia was inaugurated on 10th July, 1972, with the presence of the Head of State, Admiral Américo Tomás, and with the Ambassador of Iran M. Hassan Pakravan. The cultural programme associated with the event also held a cycle of conferences dedicated to the relations between Portugal and Persia, which included the collaboration of several international experts, such as the Director of Studies of the École Pratique des Hautes Études of Paris, Jean Aubin, the Head Consultant of the Islamic Art Department at the Metropolitan Museum of Art in New York, Richard Ettinghausen, and the Portuguese professor António da Silva Rego, president of the Portuguese Academy of History.

To document the exhibition, director António Campos produced a film about the exhibition, under the guidance of the FCG Fine Arts Department.

The events included in the commemorations of the 2500th anniversary of the foundation of the monarchy in Iran were widely disseminated and mentioned in the national press.

At a meeting of the FCG Board of Directors, the Ambassador Pedro Teotónio Pereira, who passed away a few months after the closing of the celebrations, would congratulate the President of the FCG for “(...) the success of the exhibition Portugal and Persia [is] demonstrative of the high quality and professional level reached by the competent Services of the Foundation and by the important contribution given to culture with the publishing of remarkable historical and artistic works  regarding the relations between those two countries(...).” (Minute no. 41/72 of the Board of Directors, 12 Jul. 1972, Gulbenkian Archives, SBA 1538)

The success of the exhibition would also be validated by the significant number of visitors who attended the event, 12.371 visitors (Internal Communication, 25 Aug. 1972, Gulbenkian Archives, SEM 00026).


Ficha Técnica


Coleção Gulbenkian

Tapete "Português"

Desconhecido

Tapete "Português", Inv. T99


Eventos Paralelos

Ciclo de conferências

[Portugal e a Pérsia]

12 jul 1972 – 18 jul 1972
Fundação Calouste Gulbenkian / Edifício Sede – Auditório 2
Lisboa, Portugal

Publicações


Material Gráfico


Fotografias

Ciclo de conferências «Portugal e a Pérsia». José Sommer Ribeiro (atrás, à esq.), Artur Nobre de Gusmão (atrás, ao centro), José de Azeredo Perdigão (à frente, à esq.), Pedro Teotónio Pereira (à frente, ao centro) e Roberto Gulbenkian (à frente, à dir.)
Ciclo de conferências «Portugal e a Pérsia». António da Silva Rego
José de Azeredo Perdigão (à esq.), Artur Nobre de Gusmão e Américo Tomás, presidente da República Portuguesa (à dir.)
Rui Patrício (à esq.), Américo Tomás, presidente da República Portuguesa (ao centro), e José de Azeredo Perdigão (à dir.)
Américo Tomás, presidente da República Portuguesa (à esq.), Rui Patrício (ao centro) e José de Azeredo Perdigão (à dir.)
José Veiga Simão (à esq.), Américo Tomás, presidente da República Portuguesa, Rui Patrício e José de Azeredo Perdigão (ao centro)

Multimédia


Documentação


Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Museu Calouste Gulbenkian), Lisboa / MCG 03139

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém correspondência interna, lista de obras, empréstimos, orçamentos e arquivo documental da comissão de investigação para a realização da exposição. 1971 – 1973

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Belas-Artes), Lisboa / SBA 15381

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém correspondência e elementos para a organização da conferência. 1971

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Belas-Artes), Lisboa / SBA 14571

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém informação sobre produção de um filme relativo à exposição, da autoria de António Campos. 1971

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM 00026

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém correspondência, fotografias das peças e recortes de imprensa. 1972 – 1973

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM 00026

29 provas, p.b.: objetos (FCG, Lisboa) 1972

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Projectos e Obras), Lisboa / SPO-S001-P0016/10/001

6 provas, p.b.: conferência de António da Silva Rego (FCG, Lisboa) 1972

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Comunicação), Lisboa / COM-S001/019-D01879

12 provas, p.b.: inauguração (FCG, Lisboa) 1972

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Comunicação), Lisboa / COM-S001/019-D01882

3 provas, p.b.: conferência de António da Silva Rego (FCG, Lisboa) 1972

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0347-D01044

42 provas, p.b.: aspetos (FCG, Lisboa) 1972

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0347-D01045

6 provas, p.b.: inauguração (FCG, Lisboa) 1972


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