Na Rota dos Navegadores Portugueses. Um Ensaio Fotográfico de Michael Teague

Na Rota dos Navegadores Portugueses

Exposição que reuniu um conjunto de 60 fotografias, fruto de uma viagem realizada pelo fotógrafo e jornalista Michael Teague (1932-1999), na qual este percorreu a rota dos primeiros navegadores portugueses. Este conjunto de fotografias foi o primeiro a ser adquirido ao fotógrafo pela Fundação Calouste Gulbenkian, através do seu Serviço para a Cooperação com os Novos Estados Africanos, em 1984.
Exhibition bringing together 60 photographs resulting from a journey undertaken by photographer and journalist Michael Teague (1932-1999), following the route of the first Portuguese navigators. This selection of photos was the first by the photographer to be acquired by the Calouste Gulbenkian Foundation, through its Service for the Cooperation with New African States in 1984.

A exposição «Na Rota dos Navegadores», fruto de uma viagem realizada pelo fotógrafo e jornalista Michael Teague (1932-1999), reuniu um conjunto de 60 fotografias na Zona de Congressos da Sede da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG). Na sua viagem, o fotógrafo percorreu a rota dos primeiros navegadores portugueses, na época dos Descobrimentos, desenhando um percurso que se estendeu do Brasil ao Japão. A exposição inaugurou em maio de 1985 e encerrou a 2 de junho do mesmo ano.

Com este trabalho, Michael Teague pretendeu documentar a herança dos Descobrimentos nos países onde a presença portuguesa foi mais marcante, relatando-a de um ponto de vista épico e refletindo sobre a «extraordinária coragem e espírito de aventura» com que os portugueses viajaram pelo mundo (Na Rota dos Navegadores Portugueses. Um ensaio fotográfico de Michael Teague, 1985).

As fotografias captam cenários arquitetónicos, privilegiando a arquitetura religiosa, paisagens e ambientes urbanos, com pontuais inclusões da figura humana. Compondo três conjuntos diferentes, adquiridos pela FCG em momentos distintos, a coleção de fotografias «Na Rota dos Navegadores Portugueses» foi apresentada em diversas cidades, do Canadá à Austrália. Este conjunto, constituído por 60 fotografias a cores, montadas em painéis de madeira, quatro mapas e um painel, foi o primeiro a ser adquirido a Michael Teague pela Fundação Calouste Gulbenkian, através do seu Serviço para a Cooperação com os Novos Estados Africanos, em 1984. A coleção incluiu ainda um conjunto de «106 fotografias, a preto-e-branco, 4 fotografias a cores e 6 painéis» e um conjunto de 31 fotografias a cores (Apontamento do Serviço para a Cooperação com os Novos Estados Africanos, 24 nov. 1993, Arquivos Gulbenkian, COOP 01017).

O registo de monumentos e locais históricos que testemunham a presença portuguesa é transversal aos três conjuntos, tendo estes sido mostrados em versão parcial e integral. A itinerância da coleção foi de tal forma relevante para o programa expositivo da FCG que foi reproduzido um conjunto de 50 fotografias, reduzidas a um tamanho standard, a partir dos negativos da coleção de 100 fotografias a preto-e-branco, com o objetivo de levar a exposição a um maior número de países.

O conjunto de 60 fotografias a cores foi exposto no Centro Cultural do Mindelo, em outubro de 1985, na Casa Municipal de Cultura de Fafe, de 7 a 15 de junho de 1986, e na Casa Museu Nogueira da Silva, órgão da Universidade do Minho, de 28 de julho a 6 de agosto de 1986. Nesta última, a exposição foi visitada por 902 pessoas, «com geral agrado» (Carta de Nuno Barreto para Vítor Manaças, 7 ago. 1986, Arquivos Gulbenkian, COOP 04697).

Nos anos seguintes, a exposição esteve patente na Embaixada de Portugal em Madrid (por iniciativa do ICEP), em fevereiro de 1987; na Madeira (no âmbito do Programa «Leitura e Cultura», do Serviço de Bibliotecas Itinerantes e Fixas e do Serviço de Educação), em abril e maio de 1988; nos Centros Culturais Portugueses em França, de outubro de 1989 a dezembro de 1991; e no Museu de Arte Africana, em Dakar (Senegal), entre 7 e 17 de junho de 1994.

A museografia da exposição foi definida pelo fotógrafo e contemplou a colocação das 60 fotografias em 12 painéis de madeira (70 × 70 cm), pintados a preto, dispostos em linha côncava, intencionalmente de pequena dimensão para permitir um diálogo mais próximo com o visitante. À entrada do espaço encontrava-se um painel com a explicação do tema de exposição e com a reprodução de dois mapas portugueses antigos.

No Diário de Notícias, João Bentes Pimenta descreve a mostra como «pequena e porventura demasiado modesta», num artigo em que também critica o quadro gráfico de apresentação da exposição por estar «lamentavelmente redigido em inglês e reproduzido em português apenas no catálogo». Na opinião do autor, sendo a exposição realizada em Portugal e a temática portuguesa, não se justificava essa opção (Pimenta, Diário de Notícias, 11 jul. 1985).

Carolina Gouveia Matias, 2018


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Publicações


Material Gráfico


Fotografias


Documentação


Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Serviço para a Cooperação com os Novos Estado Africanos), Lisboa / COOP 01017

Pasta com documentação referente à produção da exposição e sua itinerância. Contém correspondência interna e externa, programas e orçamentos. 1990 – 1998

Arquivos Gulbenkian (Serviço para a Cooperação com os Novos Estado Africanos), Lisboa / COOP 04698

Pasta com documentação referente à edição do livro, produção da exposição e sua itinerância. Contém convites, correspondência interna e externa, orçamentos e recortes de imprensa. 1987 – 1998

Biblioteca de Arte Gulbenkian, Lisboa / BA 00016

Pasta com documentação referente à coleção de fotografia. Contém documentos sobre o envio dos negativos e respetivo registo digital em CD-ROM para a Biblioteca de Arte, a fim de serem preservados no seu sistema de arquivo. 2008

Arquivos Gulbenkian (Serviço para a Cooperação com os Novos Estado Africanos), Lisboa / COOP 04697

Pasta com documentação referente à produção e itinerância da exposição. Contém correspondência interna e externa, orçamentos e subsídios. 1985 – 1998

Arquivos Gulbenkian (Serviço para a Cooperação com os Novos Estado Africanos), Lisboa / COOP 04696

Pasta com documentação referente à produção e itinerância da exposição. Contém orçamentos, material para o catálogo, correspondência interna e externa e recortes de imprensa. 1984 – 1993

Arquivos Gulbenkian (Serviço para a Cooperação com os Novos Estado Africanos), Lisboa / COOP 04698

Pasta com documentação referente à edição do livro, produção da exposição e sua itinerância. Contém convites, correspondência interna e externa, orçamentos e recortes de imprensa. 1987 – 1998

Biblioteca de Arte Gulbenkian, Lisboa / BA 00016

Pasta com documentação referente à coleção de fotografia. Contém documentos sobre o envio dos negativos e respetivo registo digital em CD-ROM para a Biblioteca de Arte, a fim de serem preservados no seu sistema de arquivo. 2008

Arquivos Gulbenkian (Serviço para a Cooperação com os Novos Estado Africanos), Lisboa / COOP 04697

Pasta com documentação referente à produção e itinerância da exposição. Contém correspondência interna e externa, orçamentos e subsídios. 1985 – 1998

Arquivos Gulbenkian (Serviço para a Cooperação com os Novos Estado Africanos), Lisboa / COOP 04696

Pasta com documentação referente à produção e itinerância da exposição. Contém orçamentos, material para o catálogo, correspondência interna e externa e recortes de imprensa. 1984 – 1993

Arquivos Gulbenkian (Serviço para a Cooperação com os Novos Estado Africanos), Lisboa / COOP 01018

Pasta com documentos referentes ao Programa Gulbenkian. Contém orçamentos e subsídios concedidos. 1999 – 1999

Biblioteca de Arte Gulbenkian, Lisboa / CFT049

280 provas, p.b., cor: objetos (FCG, Lisboa) 1984 – 1989

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0224-D00678

2 provas, p.b.: aspetos (FCG, Lisboa) 1985

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0224-D00679

3 provas, cor: aspetos (FCG, Lisboa) 1988

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0224-D00679

Coleção provagrafica, cor: aspetos ( FCG, Lisboa) 1988


Exposições Relacionadas

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.