España. Escultura Multiplicada

Exposição coletiva de escultura espanhola contemporânea, organizada pelo Ministério de Assuntos Exteriores e o Ministério da Cultura de Espanha. A exposição contou com a seleção de 71 obras de 26 artistas espanhóis, entre os quais alguns dos mais originais escultores espanhóis da segunda metade do século XX.
Collective exhibition of contemporary Spanish sculpture organised by the Ministries of Foreign Affairs and Culture of Spain. The exhibition included a selection of 71 artworks by 26 Spanish artists, featuring some of the most original Spanish sculptors of the second half of the 20th century.

Exposição coletiva de escultura espanhola contemporânea, organizada pelo Ministério de Assuntos Exteriores e o Ministério de Cultura de Espanha e promovida pela Embaixada de Espanha em Portugal, que, conjuntamente com a Fundação Calouste Gulbenkian (FCG), apoiou a realização da iniciativa em Portugal.

Comissariada por José Marín-Medina e apresentada no piso 01 da Galeria de Exposições Temporárias da Sede da FCG, a exposição contou com a seleção de 71 obras de 26 artistas espanhóis, entre os quais se incluem alguns dos mais originais escultores espanhóis da segunda metade do século XX. Tratava-se de múltiplos realizados nas mais diversas técnicas e materiais, tais como o bronze, o aço, o ferro, o betão, a malha metálica, o poliéster, o metacrilato de metilo, entre outros.

Como esclarece no catálogo José Marín-Medina, o múltiplo tornara-se um género artístico cujas obras têm a particularidade de «não existir como “peça única”, mas como “original produzido em série”» (España. Escultura Multiplicada, p. 10).

As motivações que estiveram na base desta exposição prendiam-se com uma intenção de valorização desta prática, que contava à época com um número crescente de seguidores entre os artistas espanhóis. Simultaneamente, a exposição apresentava um retrato fiel, e uma síntese, das transformações e das novas abordagens da escultura espanhola contemporânea, procurando relacioná-la com o conceito de pós-modernidade, que entretanto se fixava na cultura ocidental (Ibid., pp. 13-14).

O texto introdutório do catálogo, assinado pelo comissário da exposição, desenha uma retrospetiva da arte até ao período da pós-modernidade, relacionando a sociedade de consumo com a introdução de novas práticas artísticas e de novos públicos apreciadores, consumidores e compradores de arte, num processo de progressiva liberalização no seu acesso. Neste sentido, o autor relaciona a «arte de massas» com a obra multiplicada, com o surgimento dos múltiplos (especialmente, peças escultóricas de pequeno formato) e com o corte com os tradicionais circuitos de exposição e distribuição das obras: «As finalidades do múltiplo representam, à partida, uma resposta ao aumento da procura social de escultura.» (Ibid., p. 9)

Contudo, e apesar de obedecer a um processo de produção serial, o mesmo autor defende que, como garantia da qualidade e da marca autoral, estes produtos artísticos deveriam ser realizados sempre em tiragem reduzida.

Filipa Coimbra, 2017


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Publicações


Material Gráfico


Fotografias

José de Azeredo Perdigão (à esq.)
José Sommer Ribeiro (à esq.), Madalena de Azeredo Perdigão (ao centro) e José de Azeredo Perdigão (à dir.)
José Sommer Ribeiro (atrás, à dir.) e José de Azeredo Perdigão (à dir.)

Documentação


Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM 00327

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém convite, orçamentos, correspondência recebida e expedida, elementos para o catálogo e recortes de imprensa. 1985 – 1986

Biblioteca de Arte Gulbenkian, Lisboa / Dossiê BA/FCG

Coleção de dossiês com recortes de imprensa de eventos realizados nas décadas de 80 e 90 do século XX, organizados de forma temática e cronológica. 1984 – 1997

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Comunicação), Lisboa / COM-S001/043-D02800

8 provas, p.b.: inauguração (FCG, Lisboa) 1985

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0179-D00531

25 provas, p.b.: inauguração (FCG, Lisboa) 1985

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0179-D00528

7 provas, cor: aspetos (FCG, Lisboa) 1985

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0179-D00529

7 provas, cor: aspetos (FCG, Lisboa) 1985

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0179-D00530

14 provas, p.b.: aspetos (FCG, Lisboa) 1985


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