Gil Teixeira Lopes

Exposição Nacional de Gravura

Exposição individual de 41 peças de Gil Teixeira Lopes (1936), integrada na II Exposição Nacional de Gravura e inaugurada no mesmo dia que a de Sérgio Pinhão (1949). Promovida pela Gravura – Sociedade Cooperativa de Gravadores Portugueses, contou com a colaboração da Fundação Calouste Gulbenkian e da Secretaria de Estado da Cultura.
Solo exhibition of 41 pieces by Gil Teixeira Lopes (1936), part of the Second National Printmaking Exhibition and opened at the same time as the Sérgio Pinhão (1949) exhibition. Promoted by Gravura - Sociedade Cooperativa de Gravadores Portugueses, it was organized in collaboration with the Calouste Gulbenkian Foundation and the Secretary of State for Culture.

Mostra individual da obra gravada de Gil Teixeira Lopes (1936), integrada na «II Exposição Nacional de Gravura», em virtude do prémio de exposição alcançado na primeira edição do evento em 1976. Apesar de se tratar de uma exposição individual, o certame foi apresentado na Galeria de Exposições Temporárias da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG), onde, numa ala paralela, era apresentada a obra gravada de Sérgio Pinhão (1949), o outro artista premiado em 1976 e que repetiria o feito nesta «II Exposição Nacional de Gravura» (1979).

Estas iniciativas foram promovidas pela Gravura, Sociedade Cooperativa de Gravadores Portugueses, contando para tal com a colaboração da Secretaria de Estado da Cultura e da Fundação Calouste Gulbenkian, que, desde 1976, por ocasião das comemorações do 20.º aniversário da Cooperativa de Gravadores Portugueses, começara a intensificar a dinamização de eventos e exposições dedicados a esta técnica artística. A consulta dos ofícios internos dos Arquivos Gulbenkian refere o interesse da FCG em participar na organização de um evento de maior repercussão internacional, tendo sido discutida a intenção de se formar uma parceria com vista a criar uma Bienal Internacional de Gravura. Porém, a iniciativa foi sendo sucessivamente adiada.

Em exibição, estiveram 41 gravuras realizadas entre 1968 e 1979, apresentando grande diversidade de técnicas: água-forte e água-tinta, litografia, serigrafia e ainda processos mistos de gravação.

Num tom elogioso, o pintor Fernando de Azevedo referir-se-ia ao trabalho realizado por Gil Teixeira Lopes nos seguintes termos:

«Gil Teixeira Lopes […] mostrou uma sua exposição individual, onde a panorâmica da sua já vasta obra de gravador se reafirmou e consagrou a eloquência do seu expressionismo simbolista e a maestria dos processos técnicos com que o serve, qualidades que têm firmado internacionalmente o nome do artista nos certame mais importante onde sempre tem prestigiado a gravura nacional.» (Azevedo, Colóquio/Artes, mar. 1980, p. 68)

Já para o crítico e artista Rocha de Sousa, na obra de Gil Teixeira Lopes reside «uma imagística bem peculiar, oscilando entre a qualidade poética do antigo, uma certa ritualização em torno de objectos e personagens cuja raiz nos pertence, e relações temáticas mais ou menos comprometidas, que focam dramas e situações do Homem contemporâneo» (Gil Teixeira Lopes, 1979).

A pedido da Direção Regional dos Assuntos Culturais da Região Autónoma da Madeira, a exposição foi posteriormente apresentada no Funchal, no Teatro Municipal.

Filipa Coimbra, 2017

Individual show of printmaking work by Gil Teixeira Lopes (Mirandela, Portugal, 1936) included in the II Exposição Nacional de Gravura (Second National Printmaking Exhibition) thanks to winning the exhibition prize at the first event in 1976. Despite being an individual exhibition, the event was held at the FCG’s Temporary Exhibition Gallery, at the same time as, and in a parallel wing to, prints by Sérgio Pinhão (1949), the other prizewinning artist in 1976, who replicated the feat at the II Exposição Nacional de Gravura (1979).

These initiatives were promoted by Gravura – Sociedade Cooperativa de Gravadores Portugueses, in cooperation from the Calouste Gulbenkian Foundation (FCG) and the Secretary of State for Culture.

Since 1976, and the commemorations of 20 years of the Portuguese Printmakers’ Cooperative, the FCG programme had seen more and more events and exhibitions dedicated to printmaking. Internal memos in the Gulbenkian Archives show the FCG’s interest in joining the organisation of an event with greater international repercussions, with a discussion on the intention to create, in partnership, an International Printmaking Biennale, an initiative that was repeatedly postponed (Note by the Fine Arts Department, 7 Sept. 1978, Gulbenkian Archives, SBA 02301).

The exhibition comprised 41 prints produced between 1968 and 1979, presenting a large range of techniques: etching, aquatint, lithography, screen printing and even mixed-engraving processes.

Painter Fernando de Azevedo (1923-2002) discussed the work carried out by Gil Teixeira Lopes in the following laudatory terms: “Gil Teixeira Lopes (...) put on an individual exhibition where the overview of his already extensive work as a printmaker was restated and confirmed his symbolist expressionism and mastery of the technical processes with which he makes it, qualities that have established the artist’s name internationally at the most important event that has always honoured national printmaking” (Azevedo, Colóquio. Artes, Mar. 1980, p. 68).

Meanwhile, for critic and artist Rocha de Sousa (1938), Teixeira Lopes’s work deals with “(...) very particular imagery, oscillating between the poetic quality of the ancient, a certain ritualisation regarding objects and characters whose roots belong to us, and themed relationships of varying levels of commitment that focus on dramas and situations of contemporary mankind” (Gil Teixeira Lopes, 1979).

On the request of the Regional Directorate of Cultural Affairs of the Autonomous Region of Madeira, the exhibition was later put on in Funchal at the Municipal Theatre, part of the tour of the II Exposição Nacional de Gravura to the city.


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Coleção Gulbenkian

Ecce-Femina

Gil Teixeira Lopes (1936-2022)

Ecce-Femina, 1972 / Inv. GP1079

Epopée 25 de Abril

Gil Teixeira Lopes (1936-2022)

Epopée 25 de Abril, 1974 / Inv. GP923

Épopée 26 Avril

Gil Teixeira Lopes (1936-2022)

Épopée 26 Avril, Inv. GP1388

Espaço Humano I

Gil Teixeira Lopes (1936-2022)

Espaço Humano I, Inv. GP451

Espaço Humano III

Gil Teixeira Lopes (1936-2022)

Espaço Humano III, Inv. GP1047

Homenagem a Soror

Gil Teixeira Lopes (1936-2022)

Homenagem a Soror, Inv. GP922

Inter-Relação

Gil Teixeira Lopes (1936-2022)

Inter-Relação, Inv. GP1387

Memorando

Gil Teixeira Lopes (1936-2022)

Memorando, Inv. GP1787

O Fim do Mito

Gil Teixeira Lopes (1936-2022)

O Fim do Mito, Inv. GP924

Pelargonium

Gil Teixeira Lopes (1936-2022)

Pelargonium, Inv. GP1406


Publicações


Material Gráfico


Fotografias


Documentação


Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM 00158

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém convite, correspondência recebida e expedida, ofícios internos, orçamentos e recortes de imprensa. 1979 – 1980

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Belas-Artes), Lisboa / SBA 02301

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém correspondência recebida e expedida, orçamentos e regulamento. 1978 – 1979

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0049-D00158

3 provas, cor: aspetos (FCG, Lisboa) 1979

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0049-D00159

29 provas, p.b.: aspetos (FCG, Lisboa) 1979


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