O Cartaz Cultural na Polónia

Exposição da iniciativa da Embaixada da República Popular da Polónia, realizada após a «Semana do Cinema Polaco», organizada na Fundação Calouste Gulbenkian. Visando mostrar a importância do cartaz enquanto elemento de significativo impacto social e estético, a mostra contou com a apresentação de 81 cartazes da autoria de 22 artistas polacos.
Exhibition at the initiative of the Embassy of Poland, held after the "Polish Cinema Week", organised at the Calouste Gulbenkian Foundation. Aiming to show the importance of the poster as an element of significant social and aesthetic impact, the exhibition featured 81 posters by 22 Polish artists.

Por ocasião da «Semana do Cinema Polaco», na Fundação Calouste Gulbenkian, que apresentou uma retrospetiva dos filmes dos cineastas Andrzej Wajda (1926-2016) e Andrzej Munk (1922-1961), a Embaixada da República Popular da Polónia propôs, como atividade complementar, uma exposição sobre «O Cartaz Cultural da Polónia», a realizar entre 17 e 24 de fevereiro de 1978.

A exposição, inaugurada no mesmo dia da «Semana do Cinema Polaco», visou mostrar a importância do cartaz enquanto elemento de significativo impacto social e estético, compreendendo a exibição de 81 cartazes da autoria de 22 artistas polacos. Os organizadores da exposição cingiram-se tematicamente aos cartazes culturais: tendo sido selecionados 28 cartazes alusivos a cinema, os restantes versaram a divulgação de outras iniciativas culturais.

Atendendo ao tema da exposição, foi decidida a edição de um cartaz (em vez de um catálogo) em cujo verso foram inscritos dois textos dedicados ao cartaz polaco e uma listagem dos trabalhos apresentados. No texto que assinou no catálogo/cartaz do certame, o arquiteto e crítico de arte Mário de Oliveira abordava o contexto cultural e artístico polaco em que a prática do cartaz se desenvolveu: «O cartaz polaco atingiu fama internacional depois da sua consagração na X Bienal de São Paulo, na qual Waldemar Swierzy ganhou um dos grandes prémios daquela importante e significativa mostra. […] Em cada cartaz polaco […] existe sempre a personalidade do seu autor e do seu testemunho, bem firmado na obra, onde quase sempre existe uma porta aberta a um terceiro elemento que é, precisamente, o espectador, chamado a participar no tema. […] A Polónia tem-se mantido pioneira nesta difícil arte onde existe uma linguagem puramente de cartaz, cuja primeira finalidade é: que as massas recebam dela o impacte necessário à sua finalidade criativa. […] O cartaz polaco corresponde, pois, à sua genuína função, porquanto a imagem é sempre tratada de uma forma tal (mais ou menos simbólica) que ocupa lugar primordial no espaço central de toda a organização estética.» (O Cartaz Cultural na Polónia, 1978)

A exposição sobre o cartaz polaco constituiu, incontestavelmente, uma iniciativa de grande significado, com um expressivo impacto na comunicação social, apresentando, junto do público português, o grande desenvolvimento que esta expressão artística tinha então conquistado na Polónia e a confirmação da sua relevância no percurso da arte europeia contemporânea.

Joana Brito, 2017

On the occasion of the “Polish Cinema Week” at the Calouste Gulbenkian Foundation (FCG), which aimed to disseminate a retrospective of movies by filmmakers Andrzej Wajda (1926-2016) and Andrzej Munk (1922-1961), the Embassy of the People’s Republic of Poland proposed, as a parallel activity, an exhibition on Cultural Posters in Poland, to be held between 17 and 24 February 1978.

The exhibition, which opened on the same day as the “Polish Cinema Week”, aimed to demonstrate the importance of posters as elements with significant social and aesthetic impact, with the exhibition including 81 posters by 22 Polish artists. The exhibition organisers stuck to the theme of cultural posters, with 28 posters on cinema and the rest advertising a variety of other cultural initiatives. 

Due to the theme of the exhibition, it was decided to publish a poster (rather than a catalogue), on the back of which two texts were written on “Polish Posters”, along with a list of the works displayed. In the text he wrote for the event’s catalogue/poster, architect and art critic Mário de Oliveiro (1914-2013) discussed the Polish cultural and artistic context where the practice of posters was carried out: “Polish posters achieved international fame after they were enshrined at the 10th São Paulo Biennial, where Waldemar Swierzy won one of the grand prizes at the important and significant event. (...) Each Polish poster – produced by the most prestigious artists, like those that are displayed at this event – has the personality of its creator and the creator’s statement, clearly marked in the piece, where there is always a door open to a third party – the viewer – who is invited to join in with the theme. (...) Poland has remained at the forefront of this challenging art, in which there is a language exclusive to posters, the primary aim of which is: for the masses to take the impact necessary from it for its creative goal. (...) Polish posters correspond, then, to their genuine function, since the image is always treated in such a way – symbolic, to a greater or lesser extent – as to occupy a primordial place in the central space of all aesthetic organisation” (O Cartaz Cultural na Polónia, 1978).

The exhibition on Polish posters was unquestionably a highly significant initiative, with an important impact on the media, and presented the Portuguese public with the great development that this kind of artistic expression had achieved in Poland and the confirmation of its relevance in the trajectory of contemporary European art.


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Eventos Paralelos

Ciclo de cinema

Cinema Polaco Munk e Wajda

17 fev 1978 – 24 fev 1978
Fundação Calouste Gulbenkian / Edifício Sede – Grande Auditório
Lisboa, Portugal

Publicações


Material Gráfico


Fotografias


Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM 00119

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém correspondência variada, orçamentos, convite, textos e maquete do catálogo e recortes de imprensa. 1978 – 1978

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0070-D00240

13 provas, p.b.: aspetos (FCG, Lisboa) 1978


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