O Cartaz Cultural em Cuba

Exposição promovida pela Embaixada de Cuba em Portugal e organizada em colaboração com a Fundação Calouste Gulbenkian, reunindo um conjunto de 61 cartazes de cariz puramente cultural, realizados por 18 artistas ou instituições cubanas, entre 1960 e 1970.
Exhibition featuring a selection of 61 cultural posters produced by 18 Cuban artists and institutions in the 1960s organised by the Embassy of Cuba in Portugal in collaboration with the Calouste Gulbenkian Foundation.

Exposição dedicada às artes gráficas cubanas, e especialmente ao cartaz, promovida pela Embaixada de Cuba em Portugal e organizada em colaboração com a Fundação Calouste Gulbenkian (FCG).

Esta exposição acompanha uma tendência na programação das exposições da FCG no período do pós-25 de Abril, durante o qual a instituição se mostra recetiva a promover eventos de iniciativa diplomática, dedicados a países onde vigoravam regimes socialistas e comunistas, anteriormente de difícil divulgação em Portugal. Este facto terá certamente relação com o ambiente político da época e com uma intenção institucional de abertura das relações artísticas com esses países, cujas manifestações eram então desconhecidas do público português.

Esta mostra contou com a participação de 18 artistas e/ou instituições cubanas, representados num total de 61 cartazes, realizados num período compreendido entre os anos de 1960 e 1970.

Embora as intenções desta apresentação fossem explicitamente artísticas, foi explicitamente rejeitado pela FCG qualquer propósito político: «Manifestámos o nosso interesse, chamando, todavia, a atenção para que não seria permitida a exposição de qualquer cartaz de carácter político, mas sim apenas cultural.» (Apontamento do Serviço de Exposições e Museografia, 1 fev. 1979, Arquivos Gulbenkian, SEM 00148)

Apesar da ressalva, o texto de introdução do catálogo, da responsabilidade da Embaixada de Cuba, não deixa de mencionar a importância das artes gráficas para o «triunfo da Revolução» e para os tempos que se lhe seguiram: «Tendo constituído, pelo seu próprio aparecimento, o acontecimento mais inovador do ambiente plástico cubano dos últimos anos, a arte gráfica conseguiu transformar-se rapidamente em parte essencial da nossa visão. […] Para isso contribuiu o talento dos artistas e a concepção das funções didáticas e estéticas da arte gráfica […]. E, acima de tudo, a preocupação da Revolução no sentido de que o património cultural […] não seja para o desfrute de alguns.» (O Cartaz Cultural em Cuba, 1979)

No entanto, a exposição centra-se na evolução gráfica ocorrida durante a década de 1960, a partir do contributo dos cartazes culturais, que se caracterizavam pela facilidade de reprodutibilidade e pela ampla difusão, realizados a partir de instituições governamentais cubanas, como o Instituto Cubano del Arte e Industria Cinematográficos (ICAIC), o Consejo Nacional de Cultura (CNC), a Unión de Escritores y Artistas de Cuba (UNEAC) e a Casa de las Américas, e igualmente associados a eventos como o Salón Nacional de Carteles, que se realiza desde 1969.

A exposição procurou mostrar trabalhos de vários períodos e com características distintas: desde trabalhos mais simples, com poucas cores e mais esquemáticos, passando por cartazes realizados por pintores reconhecidos, com composição textual, ou cartazes cinematográficos.

As técnicas usadas contêm em si dados reveladores do contexto histórico cubano e do seu «isolamento forçado», com implicações nas artes gráficas e nos modos de trabalhar, nomeadamente «o emprego da silk-screen e o uso limitado da cor a 50% da superfície e em poucas tonalidades», limitações resultantes de uma «austeridade [que] contribuiu para eliminar o facilitismo da imagem estereotipada e obrigou a uma reposição de questões fundamentais» (Ibid.).

O cartaz promocional da exposição integrou uma solução gráfica e tipográfica original, apresentando-se como um cartaz-roteiro, à semelhança do projeto realizado para a exposição «O Cartaz Cultural na Polónia» (1978).

Filipa Coimbra, 2017


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Publicações


Material Gráfico


Fotografias

José de Azeredo Perdigão (à esq.), Pedro Tamen e Manuel Estévez Pérez (ao centro)

Documentação


Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM 00148

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém convite, orçamentos, correspondência recebida e expedida, ofícios internos, elementos para o catálogo e lista de obras. 1979 – 1979

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Comunicação), Lisboa / COM-S001/019-D02045

3 provas, p.b.: inauguração (FCG, Lisboa) 1979

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0042-D00144

1 prova, cor: objeto (FCG, Lisboa) 1979

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0042-D00145

7 provas, p.b.: aspetos (FCG, Lisboa) 1979


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