Linhas de Sombra

Exposição coletiva organizada com o objetivo de criar diálogos entre objetos e peças com distâncias cronológicas díspares, diluindo essas fronteiras. A mostra foi comissariada por João Miguel Fernandes Jorge e Helena de Freitas.
Collective exhibition designed to form a dialogue between objects and pieces from contrasting eras, thus blurring the boundaries between them. The show was curated by João Miguel Fernandes Jorge and Maria Helena de Freitas.

Exposição concebida na confluência de obras guardadas nas reservas de quatro museus (Museu Calouste Gulbenkian, Centro de Arte Moderna da FCG, Museu Nacional de Arte Antiga e Museu Nacional de Etnologia), tematicamente organizada em torno da ideia poética de «linhas de sombra».

«A busca da arca (ou seja, a ideia da exposição) começou numa conversa à volta dum livro, precisamente “Linhas de Sombra” de Joseph Conrad. Helena de Freitas e João Miguel Fernandes Jorge partiram dessa “possibilidade de olhar para trás e para a frente” que a linha de sombra permite e começaram a esboçar o projecto de uma mostra que “alargasse os sentidos”, que cruzasse “utilitários com obras artísticas” fazendo valer todos como “objectos plásticos”.» (Coelho, Público, 29 jan. 1999, p. 3) Foi assim que a jornalista Alexandra Lucas Coelho descreveu a origem desta exposição. Uma vez «proposta a ideia a Jorge Molder, os dois comissários de “Linhas de Sombra” começaram a descer juntos às reservas dos museus citados, num exercício duplamente arqueológico: da memória pessoal e da memória do museu que, em muitos casos, não era de ninguém há séculos» (Ibid.).

Como diretor de um espaço museológico contemporâneo, Jorge Molder conhecia bem o significado atual e passado destas áreas de reserva ou acervo, o que o levou a escrever: «Mesmo hoje, no mundo em que vivemos, em que já quase não há museus com caves, porque foram sendo transformadas em locais, tanto quanto possível, obedientes às regras de conservação e passaram a chamar-se reservas, a expectativa que as envolve é inegável.» (Linhas de Sombra, 1999, p. 8) Indo ao encontro das ideias dos comissários da exposição, acrescentaria: «As reservas dos museus continuam, de facto, a provocar um natural sentimento de curiosidade, porque herdaram, sem dúvida, o fascínio heróico das suas antecessoras [caves]. Mas também porque, apesar de tudo o que ficou dito sobre regras, inventário e outros procedimentos, são sempre, felizmente, locais de encontros e de reencontros surpreendentes.» (Ibid.)

Por sua vez, sobre este mesmo imaginário, Alexandra Lucas Coelho escreve, num artigo publicado no jornal Público: «Em cada museu há dois territórios, o que é pisado pelo visitante e o que jaz sob os seus pés, o que pertence à claridade e o que se mantém na sombra: é essa fronteira que Helena de Freitas e João Miguel Fernandes Jorge, enquanto comissários da exposição, acabam por romper.» (Coelho, Público, 29 jan. 1999, p. 2)

O Diário Económico noticia a exposição referindo que nela era possível ver pintura, escultura, desenho, fotografia, documentos vários e objetos mais práticos, referindo, a título de exemplo, uma zarabatana do Museu de Etnologia. Esses objetos integrariam os dez núcleos criados. Na notícia lê-se que «são peças pouco conhecidas e que estão habitualmente longe do olhar do público e em espaços museológicos diferentes» («Gulbenkian mostra objectos “escondidos”», Diário Económico, 4 fev. 1999, p. 22).

Os dez núcleos definidos perfaziam cerca de 150 peças, para as quais «há milhares de conjugações possíveis, todas as que irrompam do olhar, compondo um sentido até então subterrâneo» (Coelho, Público, 29 jan. 1999, p. 2).

A exposição foi construída no sentido de um diálogo entre peças de tempos e sentidos diversos, a partir de obras do acervo do Centro de Arte Moderna, preferencialmente localizadas nas reservas, em articulação com obras do Museu Gulbenkian, do Museu Nacional de Arte Antiga e do Museu de Etnologia, também estas habitualmente não expostas (Carta de Jorge Molder [minuta], 14 jan. 1999, Arquivos Gulbenkian, CAM 00434). Sobre a conceção da exposição, em declarações à Agência Lusa, Helena de Freitas explicou que o objetivo foi «acabar com as fronteiras cronológicas e espaciais das peças, tentando dilatar o seu sentido, relacionando-as entre si» («Gulbenkian mostra peças saídas das “caves”», Diário dos Açores, 27 jan. 1999, p. 7).

Aos curadores, interessaram «os olhares quebrados ou continuados que entre si se estabeleceram e a capacidade possibilitante de [e]stas obras darem lugar à abstracção do seu hic et nunc, isto é, de organizarem correspondências, processos de continuidade para além e por cima das cronologias, parentescos e periodicidades» (Fernandes; Freitas, Linhas de Sombra, 1999, p. 12).

Sob o impulso da exposição, surgiu a ideia de realizar um vídeo que contivesse todas as ilustrações do livro La Légende de Saint Julien L’Hospitalier, de G. Flaubert, Dessins de Amadeo de Souza-Cardoso – informação retirada da carta justificativa do não empréstimo deste livro para a exposição nos EUA entre setembro de 1999 e abril de 2000 (Nota interna, 18 nov. 1998, Arquivos Gulbenkian, CAM 00432). Acerca deste assunto, Alexandra Lucas Coelho escreveu: «É esse o manuscrito (quase sempre) oculto numa gaveta das reservas do CAM, que agora se revela, página a página, ilustração a ilustração, no ecrã de um computador. A fragilidade deste exemplar único não permite o seu manuseamento – será mostrado dentro de uma caixa de vidro.» (Coelho, Público, 29 jan. 1999, p. 3)

Uma das curiosidades da exposição terá sido a instalação realizada pelo artista Gilberto Reis (1955) na Galeria do Centro de Arte Moderna (piso 01), mas da qual não há imagem no catálogo.

No dia de encerramento da exposição, estava prevista uma mesa-redonda com os diretores dos museus envolvidos e os comissários da exposição. Foram realizadas visitas guiadas à exposição, nos dias 7 e 27 de fevereiro, por Helena de Freitas e João Miguel Fernandes Jorge; no dia 6 de março, a visita foi orientada por Rodrigo Eduardo Silva.

A equipa de conservação e restauro da Fundação Calouste Gulbenkian colaborou diretamente nesta exposição, intervindo previamente na obra Anjo da Anunciação, do acervo do Museu Nacional de Arte Antiga, e, no decurso da mostra, na escultura de Rui Sanches, que acidentalmente caiu durante uma visita guiada (Nota interna, 26 mar. 1999, Arquivos Gulbenkian, CAM 00424).

Ana Lúcia Luz, 2019

Exhibition designed as a meeting point between pieces from the archives of four museums (Calouste Gulbenkian Museum, FCG Modern Art Centre, Museu Nacional de Arte Antiga and Museu Nacional de Etnologia), inspired by the poetic concept of “shadow lines”.

“The search for the treasure (that is, the idea for the exhibition) began with a conversation about a book, namely ‘Shadow Lines’ by Joseph Conrad. Helena de Freitas and João Miguel Fernandes Jorge took the ‘ability to look backwards and to look forward’ that shadow lines afford us as a point of departure and began sketching plans for an exhibition that would ‘expand the senses’, bring together ‘tools with work of art’, affirming the value of both as ‘art objects’.” (Coelho, Público, 29 Jan 1999, p. 3) This is how journalist Alexandra Lucas Coelho described the origins of the exhibition. Once “the idea had been proposed to Jorge Molder, the two curators of “Linhas de Sombra” (Shadow Lines) would descend into the vaults of the aforementioned museums together, an exercise that was archaeological in two senses: exploring personal memory and the memories of the museum, often hidden for centuries.” (Ibid.).

As the director of a contemporary museum space, Jorge Molder was well aware of the current and past meanings of these stores or archives, leading him to write: “Even in the world of today, where barely any museums have vaults, the latter having been converted to adhere, insofar as far as possible, to conservation guidelines and renamed stores, the sense of anticipation that surrounds them remains unparalleled.” (Linhas de Sombra, 1999, p. 8) Mirroring the exhibition’s curators, he would add: “Indeed, museum archives continue to invoke a natural feeling of curiosity, no doubt because they are heirs to the enduring fascination of their ancestors [vaults]. But also because, fortunately, despite the rules, inventories and other protocols, they continue to be places of surprising discoveries and rediscoveries.” (Ibid.)

In turn, referring to this same mystique, Alexandra Lucas Coelho wrote in an article for newspaper Público: “In every museum, there are two territories, the one that visitors see and the one that lies beneath their feet; the one that belongs in the light and the one that remains in the shadows: and it is this boundary that Helena de Freitas and João Miguel Fernandes Jorge, as curators of the exhibition, succeed in tearing down.” (Coelho, Público, 29 Jan 1999, p. 2)

In a piece on the exhibition, newspaper Diário Económico reported that visitors could see paintings, sculptures, drawings, photographs, assorted documents and more practical objects, giving the example of a blowpipe from the Museu de Etnologia. These objects were exhibited across a series of ten spaces. The article added that “they are little-known pieces, usually kept far from the public eye in different museum spaces” (“Gulbenkian mostra objectos ‘escondidos’”, Diário Económico, 4 Feb 1999, p. 22).

The ten areas contained almost 150 pieces, which “can be combined in thousands of different ways, all of which burst into view, revealing meanings that had, until then, been buried” (Coelho, Público, 29 Jan 1999, p. 2).

The structure of the exhibition sought to foster dialogue between pieces from disparate eras and of differing natures, showcasing works from the archive of the Modern Art Centre with a particular focus on works usually in storage, alongside pieces from the Gulbenkian Museum, the Museu Nacional de Arte Antiga (National Museum of Ancient Art) and the Museu de Etnologia (Museum of Ethnology), none of which are usually on display (Letter from Jorge Molder [draft], 14 Jan 1999, Gulbenkian Archives, CAM 00434). Speaking to Agência Lusa about the concept behind the exhibition, Helena de Freitas explained that the aim was to “break down the chronological and geographic boundaries between the pieces, in an attempt to expand their meanings and allow them to speak to one another” (“Gulbenkian mostra peças saídas das ‘caves’”, Diário dos Açores, 27 Jan 1999, p. 7).

The curators were interested in “the broken or uninterrupted line of sight established between the works and their capacity to create a space for the abstraction of their here and now, in other words to foster connections and processes of continuity that transcend linear chronologies, relationships and periods” (Fernandes; Freitas, Linhas de Sombra, 1999, p. 12).

The exhibition gave rise to the idea of creating a video containing all of the illustrations from La Légende de Saint Julien L’Hospitalier by G. Flaubert, illustrated by Amadeo de Souza-Cardoso. We know this from a letter citing the grounds for refusing a loan of the book for an exhibition in the USA from September 1999 to April 2000 (Internal memo, 18 Nov 1998, Gulbenkian Archives, CAM 00432). On this subject, Alexandra Lucas Coelho wrote: “This manuscript (almost always) hidden in a drawer of the CAM archives is now made visible, page by page, illustration by illustration, on a computer screen. The fragile nature of this unique specimen means that it cannot be handled – it will be displayed in a glass case.” (Coelho, Público, 29 Jan 1999, p. 3)

Another curious inclusion was an installation by the artist Gilberto Reis (1955) in the Gallery of the Modern Art Centre (lower ground floor), though there are no images of this in the catalogue.

On the final day of the exhibition, a round table was held between the directors of the participating museums and the curators of the exhibition. Guided exhibition tours led by Helena de Freitas and João Miguel Fernandes Jorge took place on 7 and 27 February, in addition to a tour led by Rodrigo Eduardo Silva on 6 March.

The Calouste Gulbenkian Foundation conservation and restoration team intervened directly in the exhibition, carrying out work on the piece Anjo da Anunciação, from the Museu Nacional de Arte Antiga archives immediately beforehand, and on a Rui Sanches sculpture during the exhibition, after it accidentally fell during a guided tour (Internal memo, 26 Mar 1999, Gulbenkian Archives, CAM 00424).


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Coleção Gulbenkian

Ionia  III

Alberto Carneiro (1937-2017)

Ionia III, 1986/88 / Inv. 88E610

Pato-Bravo Morto

Albrecht Dürer (1471-1528)

Pato-Bravo Morto, Inv. 140

S/Título

Alexandre Conefrey (1961-)

S/Título, 1998 / Inv. 98DP1731

S/Título

Alexandre Conefrey (1961-)

S/Título, 1998 / Inv. 98DP1730

Gauguin

Álvaro Lapa (1939-2006)

Gauguin, 1979 / Inv. 92DP1535

Frontispício (não utilizado) para "La Légende de Saint Julien L´Hospitalier" de Gustave Flaubert

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Frontispício (não utilizado) para "La Légende de Saint Julien L´Hospitalier" de Gustave Flaubert, Inv. DP377

Torah

Ana Hatherly (1929-2015)

Torah, (1973) / Inv. DP1669

S/ Título

Ângelo de Sousa (1938-2011)

S/ Título, 1968 / Inv. 91E239

Estudo de Armadura

Anton van Dyck (1599-1641), atrib.

Estudo de Armadura, 1627-1632 / Inv. 141

A.H.A.Q.O.V.F.P.P.S.A.F.T.

António Areal (1934-1978)

A.H.A.Q.O.V.F.P.P.S.A.F.T., 1964 / Inv. 65E268

Quadro Chamado o Mês de Marte

António Areal (1934-1978)

Quadro Chamado o Mês de Marte, 1966 / Inv. 66P284

António Carneiro (1872-1930)

Sem título, Inv. DP548

Sem título

António Carneiro (1872-1930)

Sem título, Inv. DP552

Sem título

António Carneiro (1872-1930)

Sem título, Inv. DP557

H - 5

António Sena (1941- )

H - 5, 1979 / Inv. DP1410

P 3

António Sena (1941- )

P 3, 1979 / Inv. DP1084

P 3

António Sena (1941- )

P 3, 1979 / Inv. DP1084

Close II

Antony Gormley (1950-)

Close II, Inv. 95EE46

Estudo de Mãos

Carle Van Loo (1705-1765)

Estudo de Mãos, Inv. 248

Les fleurs du mal

Charles Baudelaire ( 1821 - 1867)

Les fleurs du mal, 1857 / Inv. LM27

Iconologie par figures ou Traité complet des allégories, emblèmes, &c. Ouvrage utile aux artistes, aux amateurs, et pouvant servir à l'éducation des jeunes personnes par MM. Gravelot et Cochin.

Charles Monnet (1732 - 1808)

Iconologie par figures ou Traité complet des allégories, emblèmes, &c. Ouvrage utile aux artistes, aux amateurs, et pouvant servir à l'éducation des jeunes personnes par MM. Gravelot et Cochin., Séc. XVIII / Inv. LA59A/D

Tasso (13)

Daniel Blaufuks (1963-)

Tasso (13), 1996 / Inv. 97FP283

Pigs escaping from a hot dog machine

David Hockney (1937-)

Pigs escaping from a hot dog machine, Inv. DE22

Pôr-do-sol

David Murray (1849-1933)

Pôr-do-sol, c.1888-91 / Inv. 508

Certain words must be said

Duane Michals (1932-)

Certain words must be said, 1976 / Inv. 91FE28

O Vitória de Marracuene

Eduardo Batarda (1943- )

O Vitória de Marracuene, Dezembro de 1973 / Inv. 98DP1726

Figura Feminina com Chapéu

Étienne Drian (1885-1961)

Figura Feminina com Chapéu, Inv. 1825

sem título

Fernando Calhau (1948-2002)

sem título, 1988 / Inv. 90P183

0.41- 69

Fernando Lanhas (1923-2012)

0.41- 69, 1969 / Inv. 69P611

Refotos (Anos 40)

Fernando Lemos (1926-2019)

Refotos (Anos 40), 1949-52 / Inv. FP10

Andrómeda

Frank Dicksee (1853-1928)

Andrómeda, 1891 / Inv. 506

D'après nature

Gaëtan (1944-2019)

D'après nature, 31-10-1993/94 / Inv. DP1654

Dafne

George Frederick Watts (1817-1904)

Dafne, 1872 / Inv. 81

Cock Door

Gilbert & George

Cock Door, Inv. 97FE64

sem título

Gilbert Fastenackens (1955-)

sem título, Inv. FE23

S/ Título

Gonçalo Duarte (1935-1986)

S/ Título, 1980 / Inv. 97E549

Eyes Flames herbs Chang heart hands feet

Hamish Fulton (1946-)

Eyes Flames herbs Chang heart hands feet, Inv. 86FE3

S/Título

Helena Almeida (1934-2018)

S/Título, Inv. DP142

Luar no Mar

Henri Moore (1831-1895)

Luar no Mar, c.1888-91 / Inv. 507

Mártir Cristã

Herbert Gustave Schmaltz (1857-1935)

Mártir Cristã, 1888 / Inv. 510

HIROSHIGE, Ando

Inv. 2180A

HOKUSAI, Katsushika

Inv. 1994

Interior de um Parque Romano

Jean-Honoré Fragonard (1732-1806)

Interior de um Parque Romano, Meados de 1770 / Inv. 2299

Doodles (Fragmentos)

Joana Rosa (1959-)

Doodles (Fragmentos), 1991/1998 / Inv. 94DP1719

Elo (Assemblage)

João Vieira (1934-2009)

Elo (Assemblage), 1971 / Inv. 80P613

s/título

Joaquim Bravo (1935-1990)

s/título, (1969) / Inv. DP1685

Self Portrait (Torso, Front)

John Coplans (1920-2003)

Self Portrait (Torso, Front), 1984 / Inv. 95FE47

Bailarina Javanesa

John Singer Sargent (1856-1925)

Bailarina Javanesa, c. 1889 / Inv. 509

Da série "O Fazer Suave de Preto e Branco"

Jorge Martins (1940-)

Da série "O Fazer Suave de Preto e Branco", 1982 / Inv. 88DP1354

Da série "O Fazer Suave de Preto e Branco"

Jorge Martins (1940-)

Da série "O Fazer Suave de Preto e Branco", 1983 / Inv. 88DP1363

Da série "O Fazer Suave de Preto e Branco"

Jorge Martins (1940-)

Da série "O Fazer Suave de Preto e Branco", 1983 / Inv. 88DP1357

Estudo para o quadro "O Bispo Azul"

Jorge Pinheiro (1931)

Estudo para o quadro "O Bispo Azul", 1981 / Inv. DP697

Estudo para o quadro "O Bispo Azul"

Jorge Pinheiro (1931)

Estudo para o quadro "O Bispo Azul", Inv. DP698

Estudo para o quadro "O Bispo Azul"

Jorge Pinheiro (1931)

Estudo para o quadro "O Bispo Azul", 1981 / Inv. DP699

s/título

José Pedro Croft (1957-)

s/título, Inv. GP1792

Le roman de Tristan et Iseut

Joseph Bédier (1864 - 1938)

Le roman de Tristan et Iseut, 1900 / Inv. LM29

Febre (16)

Julião Sarmento (1948-2021)

Febre (16), Inv. 96DP1639

Pintura Cega (Três Instrumentos de Prazer e um de Morte)

Julião Sarmento (1948-2021)

Pintura Cega (Três Instrumentos de Prazer e um de Morte), Inv. 93P305

Gardens of Lisbon (#4)

Larry Clark (1943-)

Gardens of Lisbon (#4), 1988 / Inv. FE18

Sombra de Abacateiro

Lourdes Castro (1930-2022)

Sombra de Abacateiro, Inv. DP1393

Sombra Projectada de Christa Maar

Lourdes Castro (1930-2022)

Sombra Projectada de Christa Maar, Inv. 83P567

sem título

Man Ray (1890-1976)

sem título, não datado / Inv. GE568

S/ Título (Barco Partido)

Manuel Rosa (1953-)

S/ Título (Barco Partido), 1987 / Inv. 89E468

Hotel Royal

Manuel Valente Alves (1953-)

Hotel Royal, 1991 / Inv. 93FP280

"Quadro Muito Doente"

Mário Cesariny (1923-2006)

"Quadro Muito Doente", 1977 / Inv. 81P612

Título desconhecido

Mário Eloy (1900-1951)

Título desconhecido, Inv. DP782

Mário Henrique Leiria (1923-1980)

Imagem devolvida, 1951 / Inv. DP1152

I Like Girls

Max Ernst (1891-1976)

I Like Girls, 1965 / Inv. GE119

Cemiterra-Geraterra

Miguel Palma (1964-)

Cemiterra-Geraterra, 1991-2000 / Inv. 91E1223

Paisagem ao Entardecer

MILLET, Jean-François (1814-1875)

Paisagem ao Entardecer, Inv. 867

Pascal-Adolphe-Jean Dagnan-Bouveret (1852-1929)

Les Bretonnes au Pardon, Inv. 206

Cap Roig

Paul den Hollander (1950-)

Cap Roig, 1982 / Inv. FE16

Untitled

Paul den Hollander (1950-)

Untitled, 1982 / Inv. FE14

Untitled

Paul den Hollander (1950-)

Untitled, 1982 / Inv. FE15

Mother

Paula Rego (Lisboa, Portugal, 1935 – Londres, Inglaterra, 2022)

Mother, Inv. 98P605

Sem título

Pedro Calapez (1953-)

Sem título, 1982 / Inv. DP1408

Galeria

Pedro Casqueiro (1959 - )

Galeria, 1997 / Inv. 97P527

Sem título, da série "Habitar"

Pedro Gomes (1972-)

Sem título, da série "Habitar", 1996 / Inv. 96DP1703

S/ Título

Pedro Proença (1962)

S/ Título, 1995 / Inv. 95DP1697

S/ Título

Pedro Sousa Vieira (1963-)

S/ Título, 1993 / Inv. 95DP1646

S/ Título

Pedro Sousa Vieira (1963-)

S/ Título, 1993 / Inv. 95DP1647

Yellow Leaf

Rachel Whiteread (1963-)

Yellow Leaf, Inv. 91EE43

Pente "Paisagem"

René Lalique (1860-1945)

Pente "Paisagem", Inv. 2694

Femme Nue Lisant

Robert Delaunay (1885-1941)

Femme Nue Lisant, Inv. PE113

Le Livre de la jungle. Traduit de l'Anglais par L. Fabulet et R. d' Humières

Rudyard Kipling ( 1865 - 1936)

Le Livre de la jungle. Traduit de l'Anglais par L. Fabulet et R. d' Humières, 1894 e 1895 / Inv. LM381

Würzburg Bolton Landing I

Rui Chafes (1966-)

Würzburg Bolton Landing I, Inv. 95E355

Sem título (Paisagem)

Rui Vasconcelos (1967-)

Sem título (Paisagem), 1997 / Inv. 98DP1705

Paisagem em Drenthe

Sientze Mesdag van Houten (1834-1909)

Paisagem em Drenthe, c. 1888-1891 / Inv. 511

Coeur à Gaz

Sonia Delaunay (1885-1979)

Coeur à Gaz, 1923 / Inv. GE107

Coeur à Gaz

Sonia Delaunay (1885-1979)

Coeur à Gaz, 1977 / Inv. GE104

Le Coeur à Gaz

Sonia Delaunay (1885-1979)

Le Coeur à Gaz, 1923 / Inv. GE102

Le Coeur à Gaz

Sonia Delaunay (1885-1979)

Le Coeur à Gaz, 1923 / Inv. GE105

Le Coeur à Gaz

Sonia Delaunay (1885-1979)

Le Coeur à Gaz, 1923 / Inv. GE106

Le Coeur à Gaz

Sonia Delaunay (1885-1979)

Le Coeur à Gaz, 1923 / Inv. GE109

Le Coeur à Gaz

Sonia Delaunay (1885-1979)

Le Coeur à Gaz, 1977 / Inv. GE108

Le Coeur à Gaz

Sonia Delaunay (1885-1979)

Le Coeur à Gaz, 1923 / Inv. GE103

Cabo Espichel

Thomas Joshua Cooper (1946-)

Cabo Espichel, Inv. 96FE58

Biological Landscape

Tim Head (1946-)

Biological Landscape, 1985-1987 / Inv. 90FE25

Cézanne Fragments 1 & 2

Tom Phillips (1937-)

Cézanne Fragments 1 & 2, 1970-1971 / Inv. PE171

Ruínas da Abadia de Tintern

TURNER, Joseph (1775-1851)

Ruínas da Abadia de Tintern, c. 1794 / Inv. 375


Eventos Paralelos

Visita(s) guiada(s)

[Linhas de Sombra]

7 fev 1997 – 27 fev 1999
Fundação Calouste Gulbenkian / Centro de Arte Moderna – Galeria Piso 1
Lisboa, Portugal
7 fev 1999 – 27 fev 1999
Fundação Calouste Gulbenkian / Centro de Arte Moderna – Hall
Lisboa, Portugal
Visita(s) guiada(s)

[Linhas de Sombra]

6 mar 1999
Fundação Calouste Gulbenkian / Centro de Arte Moderna – Hall
Lisboa, Portugal
6 mar 1999
Fundação Calouste Gulbenkian / Centro de Arte Moderna – Galeria Piso 1
Lisboa, Portugal

Publicações


Material Gráfico


Fotografias

Catarina Portas

Documentação


Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Museu Calouste Gulbenkian), Lisboa / MCG 03201

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém recorte de jornal, formulários de empréstimo de obras e lista preparatória de obras. 1998 – 1999

Arquivos Gulbenkian (Centro de Arte Moderna), Lisboa / CAM 00424

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém documentação sobre a exposição; convite da exposição, documento de restauro de obra, seguros, cartas para artistas, agradecimento de convites, pequenos textos e programa de visitas guiadas (para tradução em inglês), lista de obras, seguros de obras, correspondência com os vários emprestadores; cartas de início de colaboração com vários museus; lista de despesas com a exposição; documentação de contabilidade; recortes de imprensa. 1998 – 2000

Arquivo Digital Gulbenkian, Lisboa / ID: 134280

Coleção fotográfica, cor: inauguração (FCG-CAMJAP, Lisboa) 1999

Arquivo Digital Gulbenkian, Lisboa / ID: 110353

Coleção fotográfica, cor: aspetos (FCG-CAMJAP, Lisboa) 1999

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Comunicação), Lisboa / COM-S001-D02741

Coleção fotográfica, cor: objetos (FCG-CAMJAP, Lisboa) 1999


Exposições Relacionadas

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.