José Pedro Croft. Gravura

50.º Aniversário da Fundação Calouste Gulbenkian

Exposição individual do artista plástico José Pedro Croft (1957), com curadoria de Jorge Molder. A par do seu conhecido trabalho escultórico, o artista apresentou um conjunto de gravuras impressas nas oficinas de Tristan Barbarà, em Barcelona.
Solo exhibition of work by fine artist José Pedro Croft (1957) curated by Jorge Molder. Aside from the artist’s known sculptural work, the show featured prints produced in the studios of Tristan Barbara, in Barcelona.

Exposição individual do artista plástico português José Pedro Croft (1957), organizada pelo Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão (CAMJAP), com a curadoria do seu diretor, Jorge Molder, entre 9 de outubro de 2006 (dia da inauguração) e 7 de janeiro de 2007.

Contemporâneo de outros artistas, como Pedro Calapez, Pedro Cabrita Reis e Ana Léon, José Pedro Croft estudou Pintura na Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa, entre 1976 e 1981, colaborando, durante os primeiros anos de trabalho, no ateliê do escultor João Cutileiro. Ao longo de vários anos dedicou-se à escultura, expondo regularmente desde 1981.

A par do seu trabalho escultórico, José Pedro Croft desenvolve trabalhos em desenho e gravura na década de 1990, nomeadamente um conjunto de gravuras impresso em Barcelona nas famosas oficinas de Tristan Barbarà. Em 1994, o artista já tinha visto o seu trabalho exposto no CAMJAP (duas esculturas em gesso e madeira e um conjunto de gravuras), onde as três disciplinas artísticas a que se dedicava (escultura, desenho e gravura) estiveram representadas em pé de igualdade (José Pedro Croft. Gravura, 2006).

Conduzido por Jorge Molder e Cristina Sena da Fonseca, o projeto expositivo desta mostra de 2006 foi desenvolvido com a preocupação de sublinhar «a importância e autonomia da sua obra de desenho e gravura» (José Pedro Croft. Gravura, 2006, p. 5). As obras apresentadas, provenientes da coleção pessoal de Croft, mas também da Galeria Quadrado Azul e da Galeria La Caja Negra, tinham grande impacto visual, reforçado pela dimensão de algumas das peças do conjunto. As cores ocuparam o centro visual das gravuras, num «contraste entre luz, sombras e trevas, entre claro e escuro, transparência e opacidade, entre dia e noite; entre superfície e profundidade», tal como enfatizou Isabel Matos Dias, professora de Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, no catálogo da exposição (José Pedro Croft. Gravura, 2006, pp. 6-9).

O catálogo, de edição bilingue e editado pelo CAMJAP, contém uma introdução de Jorge Molder, um texto de Isabel Matos Dias, a reprodução das obras expostas e uma breve biografia de José Pedro Croft.

O diretor do CAMJAP aludiu ao percurso e ao trabalho de Croft nos últimos doze anos, a contar da última exposição na FCG, como um «jogo que move o simples e o complexo, o material e o imaterial», sendo este «o seu poder de encantamento, a sua força e o seu modo» (José Pedro Croft. Gravura, 2006, p. 5).

Por sua vez, para Isabel Matos Dias as gravuras de José Pedro Croft obrigam a uma dupla observação, a um exercício de interpretação mais aprofundado, numa troca intensa de sensações que «atravessam o corpo e os sentidos» (José Pedro Croft. Gravura, 2006, p. 8). «A obra escultórica de José Pedro Croft é inquestionável e ninguém duvidará em encontrar aí a matriz da sua arte. Contudo, a sua outra obra, quer como desenho, quer como gravura, é igualmente importante e autónoma. E esta exposição deixa bem claro este último ponto.» (Ibid.)

A título de programação associada, e à semelhança do que acontece habitualmente na Fundação Calouste Gulbenkian, a exposição beneficiou da organização de algumas visitas guiadas.

Joana Atalaia, 2019


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Publicações


Material Gráfico


Fotografias

Teresa Gouveia (ao centro) e José Pedro Croft (à dir.)
Helena de Freitas (à esq.), Leonor Nazaré (ao centro) e Jorge Molder (à dir.)
Jorge Molder (à esq.), Teresa Gouveia (ao centro) e José Pedro Croft (à dir.)
Helena de Freitas (centro)
Leonor Nazaré (à esq.)
José Pedro Croft (à esq.)

Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivo Digital Gulbenkian, Lisboa / ID: 108385

Coleção fotográfica, cor: aspetos (FCG-CAMJAP, Lisboa) 2006

Arquivo Digital Gulbenkian, Lisboa / ID: 108404

Coleção fotográfica, cor: inauguração (FCG-CAMJAP, Lisboa) 2006


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