Fernanda Fragateiro. «Expectativa de uma Paisagem de Acontecimentos #3»

Programa «Art Allgarve»

Exposição da artista Fernanda Fragateiro (1962), organizada no âmbito da terceira edição do evento «Art Allgarve», em 2009. Esta exposição contou com a curadoria de Ana Vasconcelos, e visou a apresentação de uma obra site-specific da artista – Expectativa de uma Paisagem de Acontecimentos #3 –, que foi posteriormente adquirida pela FCG.
Exhibition of artist Fernanda Fragateiro (1962) organised for the third “Art Allgarve” event in 2009. The show, curated by Ana Vasconcelos, presented Fragateiro’s site-specific artwork “Expectation of A Landscape of Occurrences #3” that would later be acquired by the Calouste Gulbenkian Foundation.

A exposição dedicada à artista portuguesa Fernanda Fragateiro (1962) foi organizada pelo Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão, no âmbito da terceira edição do Programa «Art Allgarve», em 2009.

O «Art Allgarve» decorreu entre 22 de junho e 27 de setembro de 2009, numa iniciativa que se estendeu às cidades de Faro, Loulé, Portimão, Lagos e Silves. O evento visou a apresentação de cerca de 160 obras de mais de 90 artistas, estendendo-se à organização de exposições, projetos artísticos, intervenções urbanas, workshops, ciclos de cinema e visitas guiadas.

As obras que constituem o «Art Allgarve» são peças dos acervos de museus e instituições culturais portugueses, parceiros da iniciativa, mas também integram inéditos e encomendas. Entre os parceiros, destacam-se o Museu Calouste Gulbenkian, a Caixa Geral de Depósitos, o Museu Berardo, BESart, a Fundação de Serralves e a Cinemateca Portuguesa.

O tema do festival neste ano foi «As Bright as The Sun» [«Tão brilhante como o sol»].

Tendo ocorrido na cidade de Silves, a intervenção organizada pela Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) contou com a curadoria de Ana Vasconcelos e consistiu na produção de uma instalação site-specific de Fernanda Fragateiro, intitulada Expectativa de uma Paisagem de Acontecimentos #3 (2009). No âmbito deste projeto, a obra de Fragateiro foi adquirida pela FCG, passando a integrar a coleção do Centro de Arte Moderna.

A obra multifacetada de Fernanda Fragateiro explora o espaço nas suas diversas dimensões e manifestações fenomenológicas, sejam elas arquitetónicas, escultóricas, privadas e públicas, temporais e sociais. O seu trabalho altera e reconfigura o espaço através de objetos e intervenções urbanas e na paisagem, alterando a sua perceção e significado. Variando na escala e nos suportes utilizados, o trabalho da artista mantém um estilo marcadamente definido, nascido de uma estética minimalista da forma, cor e textura.

Instalada na Igreja da Misericórdia de Silves, Expectativa de uma Paisagem de Acontecimentos #3 (Inv. 09E1599) é uma escultura em forma de «L»: uma malha pesada de centenas de paralelepípedos de alumínio polido, unidos entre si numa estrutura geométrica modular. A grelha modular de 10 metros de altura por 2,64 metros de largura, constituída por 825 paralelepípedos de alumínio, encontrava-se suspensa do teto abobadado da nave única da igreja, prolongando-se pelo chão. Foi instalada paralelamente à parede do lado direito, enquadrando um pequeno portal aberto para a rua. Este portal, que do lado de dentro da igreja se encontrava coberto por uma parede falsa, foi destapado a pedido da artista.

Expectativa de uma Paisagem de Acontecimentos #3 integra uma série de obras, que variam no material utilizado e na disposição estrutural e espacial. A primeira peça desta série é feita em módulos de madeira, cobrindo o chão da Galería Elba Benítez, em Madrid (2006). A segunda, em cortiça, suspensa e prolongando-se pelo chão, pode ser vista na Coleção António Cachola/Museu de Arte Contemporânea de Elvas (2007).

No texto que dedica à exposição, Ana Vasconcelos classifica a instalação da artista em Silves como «uma proposta de acontecimentos visuais, perceptivos, cognitivos». A instalação altera as relações visuais previamente existentes daquele espaço interior, «claro e uno» (Vasconcelos, Fernanda Fragateiro, 2009).

Por forma a refletir não só as paredes e o teto brancos, mas também a iluminação interior da igreja e as variações lumínicas da rua, o posicionamento da escultura na perpendicular da porta principal da igreja fazia que só lentamente, à medida que se entrava na nave, fosse possível ver a instalação e tomar consciência das propostas visuais que ela proporcionava. Como explicou Ana Vasconcelos: «Se acedermos pelo portal lateral, elevad[o] em relação ao nível da rua, apercebemo-nos imediatamente da sua presença física, que condiciona do interior o nosso acesso ao espaço. O reflexo do movimento e da luz da rua, e o nosso próprio reflexo, contribuem para acentuar o carácter especular da escultura. Ao entrarmos, apercebemo-nos da elevada suspensão vertical e que a sua largura se relaciona com a largura do pequeno portal de estilo manuelino.» (Vasconcelos, Fernanda Fragateiro, 2009)

Recuperando o conceito de «grelha» (the grid) de Rosalind Krauss, Vasconcelos refere: «Esta estrutura forma uma “grelha”, ou “grade”, ou ainda “rede”, palavras com diferentes significados em português, cuja tradução inglesa é, mais concisamente, “grid”. Palavra-chave para nos situarmos no plano artístico em que esta escultura está.» (Ibid.)

Uma outra palavra-chave da exposição, relativa ao lugar da escultura, é «porta». Segundo a curadora, em Expectativa de uma Paisagem de Acontecimentos #3 «estamos sob o signo das portas». E acrescenta: «De duas portas abertas de par em par e que em tempos foram uma única – o portal manuelino, adossado à parede da igreja, já esteve no local da porta principal. Dividindo o espaço entre interior e exterior, artificializando a comunicação, restringindo o acesso ou facilitando a passagem, estas duas portas balizam, a partir do momento em que entramos, o nosso circuito relativamente à escultura.» (Ibid.) A autora sublinha que as duas portas são postas em evidência pela obra suspensa, «que estabelece com elas uma relação de forças e um desenho de linhas paralelas e perpendiculares» (Ibid.). Por esse motivo, consoante o acesso fosse feito pela porta principal ou pela lateral, a descoberta visual e física da instalação fazia-se de modo distinto.

Sobre o título da instalação, Ana Vasconcelos considerou que a frase estabelecia algumas coordenadas de aproximação, mantendo a neutralidade: «Espera-se uma paisagem de acontecimentos, que não são bons nem maus e em relação aos quais mantemos uma relação distanciada. É assim que olhamos e que, com o nosso olhar, criamos paisagens.» (Ibid.)

Os eventos paralelos associados à exposição visaram a organização de visitas guiadas, que ficaram à responsabilidade da comitiva do Programa «Art Allgarve» 2009.

A Fundação Calouste Gulbenkian publicou um pequeno catálogo em formato de folheto, de edição bilingue (português/inglês), que inclui o texto da autoria da curadora Ana Vasconcelos, a ficha técnica da exposição e uma reprodução fotográfica da instalação de Fernanda Fragateiro.

Joana Brito, 2019


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Coleção Gulbenkian

Expectativa de uma paisagem de acontecimentos #3

Fernanda Fragateiro (1962)

Expectativa de uma paisagem de acontecimentos #3, Inv. 09E1599

Expectativa de uma paisagem de acontecimentos #3

Fernanda Fragateiro (1962)

Expectativa de uma paisagem de acontecimentos #3, Inv. 09E1599


Publicações


Fotografias


Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Centro de Arte Moderna), Lisboa / CAM 01067

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém documentação referente à aquisição de uma peça de Fernanda Fragateiro para a coleção do Centro de Arte Moderna. 2009 – 2009

Arquivo Digital Gulbenkian, Lisboa / ID: 9963

Coleção fotográfica, cor: aspetos (Igreja da Misericórdia, Silves) 2009


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2013 / Centre Culturel Calouste Gulbenkian; Fondation Nationale des Arts Graphiques et Plastiques; École Nationale Supérieure des Beaux-Arts, Paris

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