- Bibliografia
- Monografia
- Passiva
António Dacosta. A Tentação Mítica
- Autor(es)
- DIAS, Fernando Rosa
- Local
- Açores
- Editor
- Secretaria Regional da Educação e Cultura; Direção Regional da Cultura; Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa
- Data
- 2016
- Idioma
- Português
- N.º páginas
- 360
- ISBN
- 978-972-647-318-3
- Texto(s)
- Nuno Ribeiro Lopes, «Apresentação», p. 7
Miriam Dacosta, «Hommage au Livre», pp. 8-9
José Luís Porfírio, [Prefácio], p. 10-11
Fernando Rosa Dias, [Introdução], pp. 13-18
«António Dacosta. A Tentação Mítica», pp. 19-23
«A genealogia de um pintor. O "tempo primordial" [Auto-retrato com cigarro (c. 1936-1937); Passarinheiro (c. 1936-1937/1969)]», pp. 25-41
«O tempo surrealista. "Movimento para o imaginário" [Sem título (Menina da Bicicleta) (c. 1938); Portugal Insular (c. 1939); Diálogo (c. 1939); "Cante Hondo" aka Quermesse Espanhola (c. 1940); Antítese da Calma (1940); Cena Aberta (1940); Serenata Açoriana (1940)]», pp. 43-94
«O espaço metafísico. A "melancólica interrogação do real" [Amor Jacente (1941); Episódio com um Cão aka Um Cão e Outras Coisas (1941); Melancolia (1942); Ilustração para “Pássaro Preso” (1942); A Festa (1942)]», pp. 95-131
«Depois de A Festa. A crise mitográfica. "O surrealismo caía e nada o substituía…" [Duas Figuras aka Par (c. 1944); Cuidado com os Filhos (1948)]», pp. 133-152
«A suspensão in-voluntária. O tempo dos "pincéis secos" [Retrato de José-Augusto França (1957); Retrato de Miriam (1965); V.N. – Retrato de Vitorino Nemésio (1966)]», pp. 153-176
«O despertar das mãos ou a estratégia de bricoleur. "Uns quadros muito despretensiosos" [Paisagem da Terceira [conjunto] (c. 1975); Janela de Molière (c. 1979); Sem título (c. 1979)]», pp. 177-195
«O despertar dos signos. "Coisas e figuras que não se apagam com o tempo" [Ilha (c. 1983); Memória VI (1980); Fonte de Sintra I («Saudades deste Sítio») (1980)]», pp. 197-219
«Mitografias da cor ou mitografias íntimas. "Um modo algo mítico de olhar o mundo" [Quatro Flores para Goya (1981); Bicho Bichial (1982); Duas Sereias ao Sol na Praia (1982-1983); Dois Limões em Férias (1983); Queria este Pato (1983); Um Romano em Évora (1983); A Mulher e o Folião (1983); A Caça ao Anjo (1984); A Menina da Bandeira III (1984); Tentação de Santo António II (1984)]», pp. 221-272
«A ritualização dos signos. Em "busca de um lugar mítico" [Presságio (1984); Não há sim sem não – O Eremita (1985); Em Louvor de… (1986); A Flor, a Máscara e Eu Adolescente (1987)]», pp. 273-296
«Mitografias negras. A "impureza que tende para a luz" [Tau (c. 1989-1990); Assinatura «Goya» (c. 1989-1990)]», pp. 297-321
«Epílogo. Do mito à história», pp. 325-328
«A construção de António Dacosta na história da arte portuguesa. As exposições e a fortuna crítica», pp. 329-333
Fortuna Crítica [Catálogo raisonné António Dacosta; Exposições individuais; Bibliografia ativa: Volumes, Periódicos, Ilustrações, Entrevistas e Depoimentos; Bibliografia passiva: Volumes (monográficos), Volumes (gerais), Dissertações Académicas, Poesia e prosa poética relativa a António Dacosta, Filmografia (Filmes e Reportagens Televisas), Periódicos], pp. 337-356
Índice Onomástico, pp. 357-360
Livro escrito na sequência da investigação para o catálogo raisonné digital de António Dacosta, procura ser um trabalho amplo e aprofundado sobre o percurso e a obra do artista. Organizado em dez fases da obra de António Dacosta, abre espaço para a análise específica de obras de referência, escolhidas pelo autor.
Antologia Crítica
« […] a aura circular em torno da cabeça (que pode parecer uma cabeça numa lua, uma citação da iconografia de São João Baptista ou ainda uma auréola) é, afinal, um espelho. O que parecia ser uma espécie de disco de lua com o autorretrato em adolescente no seu interior, revelou-se afinal um trabalho sobre […]
Dias, Fernando Rosa, António Dacosta. A Tentação Mítica. Açores: Secretaria Regional da Educação e Cultura; Direção Regional da Cultura; Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, 2016
«[…] a composição cromática geral sustenta-se numa espécie de paradoxo, entre a luminosa brancura central do bezerro e das crianças, e o obscurecimento sorumbático dos fundos. Apenso ao bezerro observa-se uma criança sobre um vitelo branco e florido, lançando pétalas de um cesto, enquanto outra criança de um branco de marfim está sentada no chão […]
Dias, Fernando Rosa, António Dacosta. A Tentação Mítica. Açores: Secretaria Regional da Educação e Cultura; Direção Regional da Cultura; Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, 2016
«[…] a figura central logo se ultrapassa no desenvolvimento orgânico que a envolve e dela se espalha e a partir da qual vários elementos se conjugam numa mistura entre devir e metamorfose, de modo que a dinâmica dos elementos que rodeiam a figura são também processos de transformação […].» (DIAS, 2016, p. 75)
Dias, Fernando Rosa, António Dacosta. A Tentação Mítica. Açores: Secretaria Regional da Educação e Cultura; Direção Regional da Cultura; Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, 2016
«[…] a figura de uma sereia espreita do cimo o fundo de uma falésia que uma figura se esforça por subir, num dos espaços mais em picado do pintor. […] Mas, estando a profundidade a conformar-se à vibrante superfície achatada, a espacialidade torna-se irreal, de modo que o azul do mar ocupa um lugar que […]
Dias, Fernando Rosa, António Dacosta. A Tentação Mítica. Açores: Secretaria Regional da Educação e Cultura; Direção Regional da Cultura; Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, 2016
«[…] a figura remete para uma versão popular da adivinhação do futuro. A figura segura uma galinha e na cabeça tem algo entre um barrete frígio, típico das efígies da República, ou uma alusão a barretes típicos populares. No cimo, à direita, como um monograma, surge uma Menina da Bandeira em posição frontal, implicando reminiscências […]
Dias, Fernando Rosa, António Dacosta. A Tentação Mítica. Açores: Secretaria Regional da Educação e Cultura; Direção Regional da Cultura; Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, 2016
«[…] Dois Limões em Férias (1983) surge-nos com um título sem lógica determinável que abre apenas um grau de incredibilidade como espectativa. À esquerda, os limões afirmam o amarelo como uma ampla sensorialidade cromática e luminosa que anima a textura da superfície. […] Sem hibridismos, irrupções, ou estranhas formas de associação, em Limões em Férias […]
Dias, Fernando Rosa, António Dacosta. A Tentação Mítica. Açores: Secretaria Regional da Educação e Cultura; Direção Regional da Cultura; Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, 2016
«[…] esta série do Espírito Santo é dominada pela figura da Pomba. A série seria concebida em pequenas peças, sem se experimentar em grandes superfícies, que o pintor oferecia a vários amigos de Angra do Heroísmo, sobretudo nas suas últimas viagens à sua cidade natal. A Pomba, elemento decorativo muito frequente na arte popular açoriana, […]
Dias, Fernando Rosa, António Dacosta. A Tentação Mítica. Açores: Secretaria Regional da Educação e Cultura; Direção Regional da Cultura; Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, 2016
«A deformação e a fragmentação afetam a antropomorfologia das figuras. A do lado esquerdo que sai dos espaços côncavos, parecendo dentro das entranhas de uma montanha com silhueta de cabeça, levanta a mão direita que tem uma espécie de prótese que se eleva como um tentáculo segurando um indecifrável objeto. A mão direita, com tom […]
Dias, Fernando Rosa, António Dacosta. A Tentação Mítica. Açores: Secretaria Regional da Educação e Cultura; Direção Regional da Cultura; Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, 2016
«A Menina da Bandeira é um dos momentos marcantes nos cortejos das Festas do Espírito Santo típicas dos Açores e que praticamente definiu uma série de António Dacosta. O ancestral ritual escolhe uma menina entre a comunidade para transportar solenemente a bandeira com os símbolos religiosos entre as casas do Império. […] Mais uma vez […]
Dias, Fernando Rosa, António Dacosta. A Tentação Mítica. Açores: Secretaria Regional da Educação e Cultura; Direção Regional da Cultura; Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, 2016
«A Mulher e o Folião apresenta uma estrutura de fundo tricolor, em bandeira, de valorização da extensão vibrante da cor, que anima esta fase. […] O fundo de bandas monocromáticas sofre no seu interior uma marcação rítmica e contrastante de pontuações de outra cor que sobre ele se anima. Estes elementos florais lembram novamente situações […]
Dias, Fernando Rosa, António Dacosta. A Tentação Mítica. Açores: Secretaria Regional da Educação e Cultura; Direção Regional da Cultura; Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, 2016
«A polaridade entre masculino e feminino, e entre trabalho e prazer, joga-se aqui de novo em desejo ou tentação profana. O amarelo, que dominou as duas primeiras obras alusivas a Évora, aparece aqui à esquerda, numa textura cromática mais informe sobre a qual surge Vulcano como um espectro, em trabalho; ao lado direito surge dominante […]
Dias, Fernando Rosa, António Dacosta. A Tentação Mítica. Açores: Secretaria Regional da Educação e Cultura; Direção Regional da Cultura; Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, 2016
«A série Memória […] revela outra particularidade de ligação à ilha Terceira, aludindo a um lugar muito concreto de Angra do Heroísmo: o Obelisco da Memória a D. Pedro IV […]. A Memória parece atuar mnemotecnicamente como atua geograficamente em Angra: um elemento sinalizador, um marco de referência que nos orienta como transeuntes. Na pintura […]
Dias, Fernando Rosa, António Dacosta. A Tentação Mítica. Açores: Secretaria Regional da Educação e Cultura; Direção Regional da Cultura; Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, 2016
«A série refere uma memória e um lugar, com inscrição fundadora na primeira obra da série (Fonte de Sintra I, 1980): “Saudades deste Sítio”. […] A referência visual da série, quase uma cifra, é um jato de água, um elemento líquido que se apresenta simultaneamente numa ordem simétrica e numa liberdade linear ondulante, como um […]
Dias, Fernando Rosa, António Dacosta. A Tentação Mítica. Açores: Secretaria Regional da Educação e Cultura; Direção Regional da Cultura; Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, 2016
«A série trabalha cada composição na especulação do vazio, como um jogo com a solidão luminosa do fundo, que atua como o cercamento de um lugar e das suas vivências. A abstração não é aqui um destino ou modo da pintura, mas a própria expressão da separação, da distância com os referentes, que já não […]
Dias, Fernando Rosa, António Dacosta. A Tentação Mítica. Açores: Secretaria Regional da Educação e Cultura; Direção Regional da Cultura; Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, 2016
«Açoreana (1986-1990) é uma série […] que explana atmosferas impressivas e pesadas na saturação fria de azuis acinzentados. O devir espesso dos elementos, sobretudo aves, concebe-se de esforço de definição formal que se joga com o da sua transição, onde Terra, Mar e Céu se fundem […]. Esta fusão dos elementos é tratada de modo […]
Dias, Fernando Rosa, António Dacosta. A Tentação Mítica. Açores: Secretaria Regional da Educação e Cultura; Direção Regional da Cultura; Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, 2016
«Além da diferente caracterização de cada espaço, sendo o da esquerda mais irreal e o da direita mais natural, os horizontes ao fundo não coincidem, como se fossem dois topos diferentes ou dois observadores diferentes. No lado esquerdo, um gato em primeiro plano faz abrupto contraste de profundidade com uma figura feminina ao fundo. Tanto […]
Dias, Fernando Rosa, António Dacosta. A Tentação Mítica. Açores: Secretaria Regional da Educação e Cultura; Direção Regional da Cultura; Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, 2016
«Amor Jacente foi um dos primeiros quadros de Dacosta onde a marcação metafísica se instalou para dominar a cena. […] O gato ou tigre (com a sua expressão antropomórfica) e a figura feminina (com o seu rosto de máscara) — o animal humanizado e o humano desumanizado — especam o seu olhar sobre nós, como […]
Dias, Fernando Rosa, António Dacosta. A Tentação Mítica. Açores: Secretaria Regional da Educação e Cultura; Direção Regional da Cultura; Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, 2016
«As figuras centrais, do par de cães, apresentam-se esventradas, numa ostentação da crueldade, segurando estranhos elementos, como aves, e manuscritos. Das entranhas da cadela cai uma mão que segura um indecifrável elemento. A figura feminina, numa varanda à direita, segura estupefacta uma lanterna de gás (que nada ilumina) e uma gaiola que parece conter um […]
Dias, Fernando Rosa, António Dacosta. A Tentação Mítica. Açores: Secretaria Regional da Educação e Cultura; Direção Regional da Cultura; Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, 2016
«As pinturas de Em Louvor de (1985-1986) apresentam um conjunto de cabeças de bezerros em carne, expostos num desfile de seis peças como cabeças de animais sacrificados. A série é sobre o touro e a morte, a festa e o sacrifício.» (DIAS, 2016, p. 275)
Dias, Fernando Rosa, António Dacosta. A Tentação Mítica. Açores: Secretaria Regional da Educação e Cultura; Direção Regional da Cultura; Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, 2016
«Bicho Bichial apresenta uma peculiar construção compositiva entre o orgânico e o petrificado, entre o devir e o perene […]. O triângulo que fecha o topo do lado esquerdo remete ainda para a série da Memória e o monumento que lhe está associado […], num jogo livre de circulação de elementos que Dacosta explorou bastante […]
Dias, Fernando Rosa, António Dacosta. A Tentação Mítica. Açores: Secretaria Regional da Educação e Cultura; Direção Regional da Cultura; Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, 2016
«Canto Hondo é um conjunto de poemas de Federico García Lorca (1898-1936), um dos mais carismáticos mártires da Guerra Civil de Espanha, cuja morte teve impacto na vida intelectual portuguesa. […] O cavalo e o touro, símbolos que Picasso ligara à Guerra Civil de Espanha através de Guernica, encontram-se em Cante Hondo. O cavalo carrega […]
Dias, Fernando Rosa, António Dacosta. A Tentação Mítica. Açores: Secretaria Regional da Educação e Cultura; Direção Regional da Cultura; Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, 2016
«Continuando a caracterização geral da série retomamos alguns aspetos importantes que podemos observar numa das maiores obras da série Tau: a figuração tende a desaparecer, ficando uma espécie de marca solitária (o «T» grego do Tau); a cor retrai-se num cromatismo dessaturado e sujo, dominado por negros, castanhos e cores frias; existe uma atração pelo […]
Dias, Fernando Rosa, António Dacosta. A Tentação Mítica. Açores: Secretaria Regional da Educação e Cultura; Direção Regional da Cultura; Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, 2016
«Da passagem de António Dacosta pela Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa ficou um Auto-retrato com Cigarro, de 1936 ou do ano seguinte, possivelmente executado nas aulas de modelo vivo. O retrato revela a pose certa de um modo descontraído de estar e fazer que marcou a sua passagem pela Escola, não deixando de ser […]
Dias, Fernando Rosa, António Dacosta. A Tentação Mítica. Açores: Secretaria Regional da Educação e Cultura; Direção Regional da Cultura; Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, 2016
«Dacosta representou uma proximidade num plano de madeira, simulado pela pintura, com alguns elementos sobrepostos [régua e cartas], num jogo de ilusões de proximidade física ao sabor das naturezas-mortas barrocas […], a que contrapõe um espaço aberto com uma rapariga de bicicleta numa paisagem urbana. Um orifício abre-se como um postigo com forma de buraco […]
Dias, Fernando Rosa, António Dacosta. A Tentação Mítica. Açores: Secretaria Regional da Educação e Cultura; Direção Regional da Cultura; Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, 2016
«Em Antítese da Calma uma figura nua atravessa obliquamente o quadro resvalando para a esquerda para perto de uma serpente, segurando uma granada na mão direita, enquanto a outra mão acaricia um touro suspenso atrás de si. À sua frente uma figura feminina de costas para o observador, também com algumas alusões a Guernica, fecha […]
Dias, Fernando Rosa, António Dacosta. A Tentação Mítica. Açores: Secretaria Regional da Educação e Cultura; Direção Regional da Cultura; Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, 2016
«Em Caça ao Anjo, a figura do anjo parece exibir a sua frontalidade, o seu aplanamento de figura, na irrealidade visível da sua aparição, como um ícone religioso medieval […] Esta frontalidade na figura do Anjo lembra a figuração religiosa medieval. Com a sua tendência para o plano, que é paradoxalmente um afastamento do efeito […]
Dias, Fernando Rosa, António Dacosta. A Tentação Mítica. Açores: Secretaria Regional da Educação e Cultura; Direção Regional da Cultura; Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, 2016
«Em Cena Aberta (1940), um desfile de figuras em primeiro plano, com um cão sobre uma criança em aflição, que tenta agarrar uma figura feminina, explora uma articulação tensa e sequencial entre as figuras. A figura feminina alimenta com a palma da mão uma ave que se sustenta na sua cabeça. Do que parece ser […]
Dias, Fernando Rosa, António Dacosta. A Tentação Mítica. Açores: Secretaria Regional da Educação e Cultura; Direção Regional da Cultura; Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, 2016
«Em Tentação de Santo António II (1984) já se verifica o domínio das extensões tonais, com um gosto pelo vazio, onde anima uma cor simultaneamente vibrante e leve. Contudo, a cor sofre algum encolhimento numa oscilação para as cores mais frias e neutras, preparando a viragem de 1985. A figuração é dominada por uma figura […]
Dias, Fernando Rosa, António Dacosta. A Tentação Mítica. Açores: Secretaria Regional da Educação e Cultura; Direção Regional da Cultura; Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, 2016
«Em Um Romano em Évora uma estátua à esquerda sobre um pequeno plinto, sem cabeça e sem antebraço, joga com a ideia de ruína e fragmento ao mesmo tempo que anula o rosto. […] Na pintura de Dacosta a estátua sobre fundo amarelo é envolvida com elementos (que tanto parecem ser estrelas como libélulas), que […]
Dias, Fernando Rosa, António Dacosta. A Tentação Mítica. Açores: Secretaria Regional da Educação e Cultura; Direção Regional da Cultura; Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, 2016
«Entre a gruta e a muralha de uma fortificação que delimita a cena de primeiro plano, e um casario tradicional ao fundo que limita o aprofundamento da paisagem, definem-se dois limites de espaço, o do plano enquadrado e o da profundidade espacial. A figura deitada e agrilhoada é de um rosa encarniçado, com uma pena […]
Dias, Fernando Rosa, António Dacosta. A Tentação Mítica. Açores: Secretaria Regional da Educação e Cultura; Direção Regional da Cultura; Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, 2016
«Entre o orgânico e o geométrico, Cuidado com os Filhos efetua uma articulação entre a abstração gestual expressionista e a geométrica […]. A obra tem um movimento expansivo de estruturas curvilíneas, como formas elípticas torcidas e entrelaçadas, que permitem alguma propagação da gestualidade. […] De facto, o título Cuidado com os Filhos tem bizarra adequação […]
Dias, Fernando Rosa, António Dacosta. A Tentação Mítica. Açores: Secretaria Regional da Educação e Cultura; Direção Regional da Cultura; Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, 2016
«Esta pintura concentra-se num jogo entre uma serpente enrolada e o vazio branco da superfície […] Um mesmo elemento enrolado sobre si, como uma cobra ou enguia entrelaça-se no lado esquerdo de Bicho Bichial, criando uma afinidade entre os dois quadros. O vazio de claridade do fundo, animado pela texturalidade epidérmica de uma micro-mancha, expande-se […]
Dias, Fernando Rosa, António Dacosta. A Tentação Mítica. Açores: Secretaria Regional da Educação e Cultura; Direção Regional da Cultura; Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, 2016
«Esta pintura surge algo bruscamente como um momento de mudança para outra situação plástica, que se descobria à revelia dessa fase de formação, na qual uma explosão de mancha quase informalista se projeta de uma situação figurativa, como um esgar expressivo. […] Passarinheiro é o desfecho da correlação entre o pintor e os referentes, como […]
Dias, Fernando Rosa, António Dacosta. A Tentação Mítica. Açores: Secretaria Regional da Educação e Cultura; Direção Regional da Cultura; Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, 2016
«Este desenho fez parte da forte colaboração de Dacosta com a poetiza Merícia de Lemos, tendo servido de ilustração para a edição do livro de poemas Pássaro Preso (1946). […] A dimensão contemplativa decide-se a partir da figura em primeiro plano, que nos vira as costas. Esta não é apenas uma pose que permite a […]
Dias, Fernando Rosa, António Dacosta. A Tentação Mítica. Açores: Secretaria Regional da Educação e Cultura; Direção Regional da Cultura; Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, 2016
«Este Tau apresenta alguns aspetos recorrentes explorados nesta série marcante na fase final do pintor: o uso do “T” como elemento atuante na composição e como “figura” dominante; a ausência de outros elementos que perturbem a colocação do «T» como elemento, no caso seis, que são rodeados apenas pela superfície; a neutralização por escurecimento da […]
Dias, Fernando Rosa, António Dacosta. A Tentação Mítica. Açores: Secretaria Regional da Educação e Cultura; Direção Regional da Cultura; Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, 2016
«Goya poderá ter sido o primeiro exercício em que Dacosta começou a pensar a série Assinaturas. Com os materiais económicos de estudo, Dacosta simulava um fundo folhas de ouro que pensava para as obras de maior escala. A assinatura atravessa a composição, no caso em diagonal, para se afirmar como a questão essencial desta série. […]
Dias, Fernando Rosa, António Dacosta. A Tentação Mítica. Açores: Secretaria Regional da Educação e Cultura; Direção Regional da Cultura; Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, 2016
«Não Há Sim Sem Não — O Eremita (1985) acompanha de modo particular uma das questões mais amplamente trabalhados por António Dacosta: o tempo. Nela podemos encontrar a referência a essa distância meditadora em que toda a obra de Dacosta se pareceu gerir, fatal deferimento entre a contemplação e a produção. […] O quadro ensurdece […]
Dias, Fernando Rosa, António Dacosta. A Tentação Mítica. Açores: Secretaria Regional da Educação e Cultura; Direção Regional da Cultura; Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, 2016
«No caso de A Menina da Bandeira III (1984) o quadro subdivide-se em três partes, como um tríptico ou biombo simulado, incorporando elementos do seu bichiário […] e elementos vegetais que podem convocar as decorações com flores que animam os rituais religiosos. À direita em baixo um pote de vinho, referência dionisíaca […]. Do lado […]
Dias, Fernando Rosa, António Dacosta. A Tentação Mítica. Açores: Secretaria Regional da Educação e Cultura; Direção Regional da Cultura; Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, 2016
«O Cálice sublinhava outro modo de tratamento matérico que iria marcar a última fase. A matéria perdia a frescura do aparecimento do pigmento que vibrava em saturação trepidante na superfície. Agora ela amassava-se em jogos de camadas que absorviam a cor na síntese subtrativa. […] Uma figura um pouco à esquerda sinaliza-se fantasmagoricamente desse fundo […]
Dias, Fernando Rosa, António Dacosta. A Tentação Mítica. Açores: Secretaria Regional da Educação e Cultura; Direção Regional da Cultura; Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, 2016
«O corpo do cão, imponente ao centro com uma estranha textura de porcelana, apresenta uma deformada anatomia constituída por três esferas ritmadas num friso horizontal, envolvendo a cabeça do animal num fechamento do corpo sobre si. O espaço abre-se para cá e para lá deste centro, numa profundidade de estrutura tripla. Em movimento contrário, a […]
Dias, Fernando Rosa, António Dacosta. A Tentação Mítica. Açores: Secretaria Regional da Educação e Cultura; Direção Regional da Cultura; Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, 2016
«O desenho […] apresenta uma figura antropomórfica semelhante a um minotauro […], que está ancorada na sua ação por vários elementos, entrelaçados e confundidos entre si, como uma assemblage figurativa. A matriz classicista da figura, apesar da sua irrealidade algo alegórica, será a possível imagem de uma ilha (a marcação insular de Dacosta) ou de […]
Dias, Fernando Rosa, António Dacosta. A Tentação Mítica. Açores: Secretaria Regional da Educação e Cultura; Direção Regional da Cultura; Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, 2016
«O desenho parece conjugar diferentes fases de Dacosta na época, como uma imagem de encruzilhada: elementos de uma figuração surrealista de desvio antropomórfico, com outros mais humanizados em frente, assumem-se num primeiro plano, ligeiramente à esquerda. Mas este conjunto já não só se descortina no domínio desse plano, como se deixa afundar, lateralmente à esquerda […]
Dias, Fernando Rosa, António Dacosta. A Tentação Mítica. Açores: Secretaria Regional da Educação e Cultura; Direção Regional da Cultura; Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, 2016
«O eixo fino do fio-de-prumo, além de sublinhar um eixo vertical que vai dominar na fase metafísica, também confere uma ordem ao caos anterior, um momento de meditação que se possa invadir de melancolia, afastando o anterior pathos desesperado. O escudo, a romã, a tartaruga, o capacete-carapaça na cabeça da figura e o pássaro, completam […]
Dias, Fernando Rosa, António Dacosta. A Tentação Mítica. Açores: Secretaria Regional da Educação e Cultura; Direção Regional da Cultura; Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, 2016
«O entrelaçamento das figuras, que a exploração formal neo-cubista provoca (e também detetável em Almada Negreiros) justifica nesta fase o imbricamento entre figuras, sobretudo em representações de figuras em abraço, uma das explorações típicas de Dacosta, também descortinável em Duas Mulheres Abraçadas (c. 1945) e Duas Figuras (1943). […] Em Duas Figuras o cromatismo é […]
Dias, Fernando Rosa, António Dacosta. A Tentação Mítica. Açores: Secretaria Regional da Educação e Cultura; Direção Regional da Cultura; Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, 2016
«O intimismo decide-se entre a pose melancólica de Miriam e a precaridade oferecida pelos materiais à mão, que tentam tratar a jovem Miriam com a delicadeza impressiva do espalhar dos pigmentos. O rosto de Miriam domina a composição, num apelo de proximidade que prende a sua figura à moldura pintada como um caixilho de janela.» […]
Dias, Fernando Rosa, António Dacosta. A Tentação Mítica. Açores: Secretaria Regional da Educação e Cultura; Direção Regional da Cultura; Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, 2016
«O lugar evocado, que recorre à memória e à saudade, deixa-nos umas das marcas do espírito de Dacosta — é o lugar que sustenta o devir das coisas; ou seja, é o espaço que sustenta o tempo. […] A fonte carrega a sua tradicional vocação de elemento de origem, seja enraizamento, seja fundação. Na sua […]
Dias, Fernando Rosa, António Dacosta. A Tentação Mítica. Açores: Secretaria Regional da Educação e Cultura; Direção Regional da Cultura; Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, 2016
«O quadro apresenta Maduro Dias sentado e a meio-corpo, com breve encenação da pose, no seu ateliê de Angra, segurando uma pequena máscara em referência às suas ligações ao teatro. A modernidade controlada encontrava-se perto do modernismo moderado que servia de diapasão aos salões de arte moderna do SPN, ligada ainda a sínteses formais e […]
Dias, Fernando Rosa, António Dacosta. A Tentação Mítica. Açores: Secretaria Regional da Educação e Cultura; Direção Regional da Cultura; Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, 2016
«O referente figurado em imagem, num forte amarelo de sol ou de limões, é o que se deseja no título, ao mesmo tempo que o condicional o remete para o seu adiamento. […] É essa a nossa proposta na leitura de Queria este Pato de Dacosta: o desejo d’”este pato” em imagem, na simplicidade da […]
Dias, Fernando Rosa, António Dacosta. A Tentação Mítica. Açores: Secretaria Regional da Educação e Cultura; Direção Regional da Cultura; Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, 2016
«Pode considerar-se que o projeto das Assinaturas constituiu a última série projetada por Dacosta, razoavelmente descortinável, apesar de ter ficado apenas em pequenos exercícios sobre papel e sem nunca passar para as grandes superfícies como desejava. Centrada em nomes de pintores primitivos portugueses, tomou como ponto de partida o livro de Vergílio Correia, Pintores Portugueses […]
Dias, Fernando Rosa, António Dacosta. A Tentação Mítica. Açores: Secretaria Regional da Educação e Cultura; Direção Regional da Cultura; Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, 2016
«Quatro paisagens remotas da Terceira apresentam-se como quatro momentos do dia e como quatro pontos cardiais, como um microcosmos dos ciclos da natureza. Temos assim alguns eixos a partir deste conjunto: convocação dos Açores (e da ilha Terceira); a ideia de série (aqui fechada circularmente pela sua própria ordem espaço-temporal) como modo de pesquisa sobre […]
Dias, Fernando Rosa, António Dacosta. A Tentação Mítica. Açores: Secretaria Regional da Educação e Cultura; Direção Regional da Cultura; Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, 2016
«Sobre um branco sujo dominante, uma máscara grega caída à esquerda em baixo é acompanhada com uma moldura oval, com uma cena que surge como aparição, como se pertencesse a outro tempo […].» (DIAS, 2016, p. 258)
Dias, Fernando Rosa, António Dacosta. A Tentação Mítica. Açores: Secretaria Regional da Educação e Cultura; Direção Regional da Cultura; Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, 2016
«Também aqui vislumbramos um tempo depois do acontecimento, ou depois do sacrifício, através da imagem de um corpo esfarelado de Jesus Cristo ao colo de uma Virgem de rosto tapado […], sobre um pódio em ruína. Logo ao lado direito, ainda sobre a plataforma, está um rapaz com um pássaro morto […]. Do lado esquerdo […]
Dias, Fernando Rosa, António Dacosta. A Tentação Mítica. Açores: Secretaria Regional da Educação e Cultura; Direção Regional da Cultura; Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, 2016
«Uma das últimas e a maior peça da série Em Louvor de… (1986) é dominada por uma figura feminina escurecida de costas à esquerda, monumental na sua mancha que mais parece um eremita ou sacerdote. Em seu torno apresenta signos insistentes de séries anteriores, como a Memória no horizonte, a Fonte de Sintra em baixo […]
Dias, Fernando Rosa, António Dacosta. A Tentação Mítica. Açores: Secretaria Regional da Educação e Cultura; Direção Regional da Cultura; Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, 2016
«Uma figura feminina […] inclina a sua cabeça para contemplar o horizonte, numa direção da esquerda para a direita. Esta melancolia contemplativa, que nos remete também para vários desenhos da fase metafísica (1941-1942), encontram aqui um espaço menos aberto, exíguo na edacidade de uma obscuridade espessa. Daí o paroxismo da cabeça tapada, do olhar encoberto […]
Dias, Fernando Rosa, António Dacosta. A Tentação Mítica. Açores: Secretaria Regional da Educação e Cultura; Direção Regional da Cultura; Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, 2016
«Uma forma oval faz de moldura a uma cena interior, aludindo a modos da arte simbolista de finais de novecentos, sobretudo de Odilon Redon. Rodeada por quatro flores nos vértices, livres da sua inscrição no retângulo do quadro, esta moldura cria uma separação entre o plano do quadro e outro que se segrega para dentro […]
Dias, Fernando Rosa, António Dacosta. A Tentação Mítica. Açores: Secretaria Regional da Educação e Cultura; Direção Regional da Cultura; Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, 2016