• 1912
  • Tela, Verniz e Carvão
  • Óleo
  • Inv. 86P153

Amadeo de Souza-Cardoso

Le Prince et la Meute [O Princípe e a Matilha]

Le Prince et la Meute foi uma das oito obras que Amadeo levou ao histórico Armory Show (1913), estando entre as que causaram choque pela intensidade da desorientação e decomposição espacial cubista, e a única deste artista que ficou por vender, por ser a mais cara. A origem da composição encontra-se numa das ilustrações para La Légende de Saint Julien L’Hospitalier de Flaubert, que Amadeo publica nesse ano, embora o motivo da figura a cavalo, na qual o animal encarna a força dinâmica de imagem – muito recorrente na iconografia das vanguardas, na primeira metade da década de 1910 (p. ex. Boccioni, Duchamp-Villon, Kandinsky, Macke, Marc e Severini*) –, tenha particular relevo para Amadeo, como elemento da mitologia pessoal, e o seu tema constante, sofrendo sempre as mais drásticas reinvenções plásticas de 1911 a 1913, como nesta fase de extrema geometrização, com resultados inesperados, desde Avant la Corrida, que esteve exposta ao lado desta tela, ambas formalmente unidas a obras como Dom Quixote ou (Cavaleiros).

 

Ocupando o centro do quadro, um príncipe engalanado e maneirista, posa altivamente do alto de um cavalo, ambos de perfil, congregando, com matemático rigor, uma matilha simétrica de galgos, e eventualmente de coelhos e um falcão, a seu lado. São os intervenientes habituais do imaginário medieval que Amadeo define com insistência neste ano, em fictícios cenários exóticos de florestas, com uma copiosa flora e fauna, e colorido vibrante. Todavia, este programa excêntrico de Amadeo, com todos os seus paradoxos e anacronismos, debate-se aqui com a intensa geometrização do espaço, tentando “dissociar os elementos plásticos da realidade”**, como outros artistas da vanguarda. O confronto torna-se visível na folhagem esquemática repetida por toda a parte, na essencialidade dos traços dos galgos que se interseccionam, ou nas manipulações da pose e da perspectiva do cavalo, gerando múltiplos planos e volumetrias que destilam a cena em linhas esguias e arcos elegantes, que estruturam ritmicamente a arquitetura desta imagem. O hibridismo particular em torno deste príncipe futurista, com todos os paradoxos e anacronismos que o acompanham, marcam um ponto de viragem na desconstrução do imaginário pessoal de Amadeo, enquanto processo criativo de experiências geométricas, e a razão pela qual talvez tanto estimasse esta obra.

 

 

Afonso Ramos

Julho de 2013

 

 

* Cf. Javier Arnaldo (coord.), ¡1914! La Vanguardia y la Gran Guerra, Madrid: Museo Thyssen-Bornemisza, 2009.

 

** “É por volta de 1910 que, numa interpretação cujo sentido jamais foi investigado, Picasso, Georges Braque, seguidos de Robert Delaunay, Juan Gris, Albert Gleizes, Jean Metzinger, Fernand Léger e, alguns anos mais tarde (…) de Souza-Cardoso, Marcel Duchamp, Picabia, Filla, se dedicaram a dissociar os elementos plásticos da realidade, utilizando o princípio da ruptura da linha adoptado pelo fauvismo. Cada um deu o seu contributo para a evolução desta tendência geral.” Maurice Raynal, L’Intransigeant, 16 de Junho de 1925.

TipoValorUnidadesParte
Largura80,5cm
Altura99,5cm
Tipoassinado e datado
Texto"A. de S. Cardoso/ Paris 1912"
Posiçãoem baixo à direita
TipoAquisição
Data01-05-1987
Hors Catalogue - Un projet Gulbenkian à propos de sa collection
Amiens, Maison de la Culture d'Amiens, 1997
ISBN:2 903082 70 8
Catálogo de exposição
Amadeo de Souza-Cardoso, 1887-1918
Lisboa, Artis, 1960
Monografia
Amadeo de Souza-Cardoso
Lisboa, Inquérito, 1972
Monografia
Amadeo de Souza-Cardoso: peintre portugais, 1887-1918
Paris, Centre Culturel Calouste Gulbenkian, 1995
Monografia
International Exhibition of Modern Art
Chicago, The Art Institute of Chicago, 1913
Catálogo
Retrospective de l'Oeuvre de amadeo de souza-cardoso
Paris, Galerie Briant-Róbert, 1925
Catálogo
Amadeo de Souza-Cardoso : a primeira descoberta de Portugal na Europa no século XX
Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian. Centro de Arte Moderna, 1983
Catálogo
Amadeo
Roma, Companhia de Seguros Bonança, 1988
Catálogo
At the edge: a portuguese futurist: Amadeo de Souza-Cardoso
Lisboa, Ministério da Cultura, Gabinete das Relações Internacionais; Washington : The Corcoran, 1999
Catálogo
Amadeo de Souza-Cardoso
Lisboa, Sul, 1956
Monografia
A arte em Portugal no século XX, 1911-1961
Lisboa, Bertrand, 1985
Monografia
1887-1987 centenário do nascimento de amadeo de souza- cardoso
Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1987
Catálogo
Amadeo de Souza-Cardoso: o português à força & Almada Negreiros: o português sem mestre
Venda Nova, Bertrand, 1986
Monografia
Amadeo de Souza-Cardoso: diálogo de vanguardas
Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian. Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão, Assírio & Alvim, 2006
Catálogo
Amadeo de Souza-Cardoso: Fotobiografia: Catálogo raisonné. Vol. I
Lisboa, Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão, Fundação Calouste Gulbenkian; Assírio & Alvim, 2007
Monografia
Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918): Ein pionier aus Portugal
Hamburg, Ernst Barlach Haus, 2007
Catálogo
International Exhibition of Modern Art, Under the Auspices of Association of American Painters and Sculptors
Boston, Copley Society of Boston, 1913
Catálogo
1914! La vanguardia y la gran guerra
Madrid, Fundación Colección Thyssen-Bornemisza, 2008
Catálogo
Amadeo de Souza-Cardoso: a primeira descoberta de Portugal na Europa no século XX
Fundação Calouste Gulbenkian
Curadoria: Paulo Ferreira
Julho a Dezembro de 1983
Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian
At the edge: a portuguese futurist: Amadeo de Souza-Cardoso
20 de Janeiro a 17 de Março de 2000
The Arts Club of Chicago
11 de Setembro a 28 de Novembro de 1999
The Corcoran Gallery of Art
International Exhibition of Modern Art (Armory Show)
17 de Fevereiro a 15 de Março de 1913
Armory of the 69th Infantry
24 de Março a 16 de Abril de 1913
The Art Institute of Chicago
28 de Abril a 18 de Maio de 1913
Copley Hall
Retrospective de l'Oeuvre de Amadeo de Souza-Cardoso
22 de Maio a 13 de Junho de 1925
Galerie Briant - Robert
Amadeo
11 de Junho a 3 de Julho de 1988
Palazzo Lazzarini
Hors catalogue: un projet Gulbenkian à propos de sa collection
1996
Maison de la Culture d'Amiens
1887-1987 centenário do nascimento de amadeo de souza- cardoso
Fundação Calouste Gulbenkian
Curadoria: Fundação Calouste Gulbenkian
20 de Julho de 1987 a 31 de Outubro de 1987
Fundação Calouste Gulbenkian
Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão
Amadeo de Souza-Cardoso: diálogo de vanguardas
Curadoria: FREITAS, Helena de
15 de Novembro de 2006 a 15 de Janeiro de 2007
Fundação Calouste Gulbenkian
Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918): Ein pionier aus Portugal
2 de Dezembro de 2007 a 30 Março de 2008
Ernst Barlach Haus
1914! La vanguardia y la gran guerra
6 de Outubro de 2008 a 11 de Janeiro de 2009
Museo Thyssen Bornemisza
Atualização em 23 janeiro 2015

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