Uma conversa para Sonia Gomes
Slider de Eventos
Data
- 18:30 / Cancelado 18:30 / Esgotado segunda, 18:30
Local
Estúdio Centro de Arte Moderna GulbenkianSonia Gomes (Minas Gerais, 1948) é conhecida pelas suas esculturas e instalações que exploram questões de identidade, memória e ancestralidade, em trabalhos que ressoam com a história e a cultura afro-brasileira.
Nesta sessão, que pede emprestado o título do filme Uma conversa para Sonia Gomes, realizado por Fernanda Brenner e Pedro Marques, apresentamos um trecho inédito do filme, bem como o livro Sonia Gomes – Assombrar o mundo com beleza, publicado pela Editora Cobogó.
À conversa com Sonia Gomes estarão Fernanda Brenner, e João Mourão e Luís Silva, curadores da primeira exposição individual da artista em Portugal, a inaugurar no dia 27 de maio na Kunsthalle Lissabon.
Oradores
-

Sonia Gomes
Sonia Gomes (Caetanópolis, Brasil, 1948) vive e trabalha em São Paulo. A sua obra constrói-se no entrelaçamento do tempo e da matéria. Gomes realizou exposições individuais em instituições como a Pinacoteca de São Paulo e o MASP. Também participou de importantes exposições coletivas, incluindo a 60.ª Bienal de Veneza (Pavilhão da Santa Sé), a 35.ª Bienal de São Paulo e Histórias Afro-Atlânticas no MASP. Seu trabalho integra coleções de museus como Centre Pompidou (Paris), MoMA (Nova York), National Gallery of Art (Washington, D.C.), Solomon R. Guggenheim Museum (Nova York), Tate Modern (Londres), Museu Afro Brasil (São Paulo) e Pinacoteca de São Paulo.
-

Fernanda Brenner
Fernanda Brenner é a diretora fundadora do Pivô em São Paulo e Salvador e atua como consultora de arte latino-americana para a Kadist Art Foundation. Residente entre São Paulo e Bruxelas, desde 2017, é editora colaboradora da «Frieze Magazine» e seus textos foram publicados em diversos catálogos de exposições e revistas especializadas em arte. Como projeto futuro, é corealizadora de um documentário sobre a artista Sonia Gomes e a exposição individual da Anna Maria Maiolino em 2025 no Musée Picasso, Paris.
-

João Mourão e Luís Silva
João Mourão e Luís Silva trabalham como dupla curatorial desde 2009. São co-diretores da Kunsthalle Lissabon, instituição que fundaram nesse mesmo ano. Foram os curadores do Pavilhão de Portugal na 59.ª edição da Bienal de Veneza (2022) com Vampires in Space, um projeto individual de Isadora Neves Marques. Entre os projetos recentes que curaram destacam-se exposições individuais de Mounira Al Solh (Museu de Serralves, Porto, Portugal), Jonathas de Andrade (CRAC Alsace, Altkirsch, França e MAAT, Lisboa, Portugal), Manuel Solano (Pivô, São Paulo, Brasil), Pedro Barateiro (Fundação Carmona e Costa, Lisboa, Portugal) e Carla Filipe (MAAT, Lisboa, Portugal).
Programa
18:30 / Introdução
18:35 / Excerto do filme «Filme para Sonia Gomes» realizado por Pedro Marques e Fernanda Brenner
18:50 / Conversa
19:30 / Perguntas e respostas
Ficha técnica
Imagem principal
Still de Filme para Sonia Gomes, de Pedro Marques e Fernanda Brenner
Coapresentação
A Fundação Calouste Gulbenkian reserva-se o direito de recolher e conservar registos de imagens, sons e voz para a difusão e preservação da memória da sua atividade cultural e artística. Caso pretenda obter algum esclarecimento, poderá contactar-nos através do formulário Pedido de Informação.