Kerstin Stakemeier e Sarah Lewis-Cappellari sobre «Meeting the Man: James Baldwin in Paris»
Encontros entre arte e filosofia
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Data
- / Cancelado / Esgotado
Local
Auditório 2 Fundação Calouste GulbenkianFilme em inglês, legendado em português.
A discussão será em inglês, com interpretação simultânea para português.
O documentário de 1970 é um encontro com o escritor James Baldwin, uma das mais proeminentes figuras da literatura americana do século XX. Passando por várias zonas icónicas de Paris, onde Baldwin vivia na altura, a equipa de filmagem procura retratar o autor deixando de parte o ativismo político que sempre esteve na base do seu trabalho.
Baldwin mostra-se descontente com a situação e o resultado é um confronto fascinante, e muitas vezes desconfortável, entre o escritor e os cineastas, no qual se reflete sobre as ideias de revolução e colonialismo. O escritor fala ainda da sua condição de expatriado negro na Europa, em particular em França.
Imagem: Still do filme «Meeting the Man: James Baldwin in Paris» (1970), de Terence Dixon
Biografias
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Kerstin Stakemeier
Kerstin Stakemeier é professora na Academia de Belas-Artes de Nuremberga, escritora e organizadora de exposições. O seu projeto Illiberal Arts, concebido com Anselm Franke, foi inaugurado na Haus der Kulturen der Welt Berlin em 2021, e será apresentado em 2023 sob o título Illiberal Pop no Ludwig Forum Aachen. Com Bill Dietz, realizou o seminário e a publicação Universal Receptivity (2021), e com M. Ammer, E. Birkenstock, J. Nachtigall e S. Weber a série de exposições e a revista Class Languages (2017/2018). Juntamente com Nachtigall, foi recentemente coautora de um número especial sobre a obra de Lu Märten para a October Magazine (2022) e, com Marina Vishmidt, escreveu Reproducing Autonomy (2016). Com esta última, está atualmente a trabalhar num segundo livro. A monografia de Stakemeier Entgrenzter Formalismus: Verfahren einer antimodernen Ästhetik foi publicada em 2017 pela b_books PoLYpen.
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Sarah Lewis-Cappellari
Sarah Lewis-Cappellari (República Dominicana/EUA) é curadora, dramaturga e doutoranda em Performance Studies na University of California, Los Angeles. O seu trabalho aborda a interação entre performance, arte contemporânea, economias visuais coloniais e cultura negra. Em Berlim, concluiu o mestrado no programa Art in Context da University of Arts e colaborou com o Mobile Academy Berlin, um coletivo de arte e ciência, como uma das principais curadoras e investigadoras. Investigou e trabalhou com práticas artísticas colaborativas, enquanto membro do coletivo de performance LEWIS FOREVER, com apresentações no Performance Space 122 e no New Museum (ambos em Nova Iorque). Como membro independente, colaborou com SOIT, cujas apresentações incluem: Agora (Bruxelas), Sophiensaele (Berlim) e Tanzhaus NRW (Düsseldorf).
Oradores
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Kerstin Stakemeier
Kerstin Stakemeier é professora na Academia de Belas-Artes de Nuremberga, escritora e organizadora de exposições. Os seus projetos Illiberal Arts e Illiberal Lives, concebidos com Anselm Franke, foram apresentados na Haus der Kulturen der Welt Berlin, em 2021, e no Ludwig Forum Aachen, em 2023, respetivamente. Com Bill Dietz, realizou o seminário e a publicação Universal Receptivity (2021), e com M. Ammer, E. Birkenstock, J. Nachtigall e S. Weber a série de exposições e a revista Class Languages (2017/2018). Juntamente com Nachtigall, foi recentemente coautora de um número especial sobre a obra de Lu Märten para a October Magazine (2022) e, com Marina Vishmidt, escreveu Reproducing Autonomy (2016). Com esta última, está atualmente a trabalhar num segundo livro. A monografia de Stakemeier Entgrenzter Formalismus: Verfahren einer antimodernen Ästhetik foi publicada em 2017 pela b_books PoLYpen.
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Sarah Lewis-Cappellari
Sarah Lewis-Cappellari (República Dominicana/EUA) é curadora, dramaturga, professora e doutoranda em Performance Studies na University of California, Los Angeles. O seu trabalho aborda a interação entre performance, arte contemporânea, economias visuais coloniais e cultura negra. Em Berlim, concluiu o mestrado no programa Art in Context da University of Arts e colaborou com o Mobile Academy Berlin, um coletivo de arte e ciência, como uma das principais curadoras e investigadoras. Investigou e trabalhou com práticas artísticas colaborativas, enquanto membro do coletivo de performance LEWIS FOREVER, com apresentações no Performance Space 122 e no New Museum (ambos em Nova Iorque). Como membro independente, colaborou com SOIT, cujas apresentações incluem: Agora (Bruxelas), Sophiensaele (Berlim) e Tanzhaus NRW (Düsseldorf).
Programa
18:30 / Boas-vindas
18:35 / Introdução
18:45 / Apresentação do filme «Meeting the Man: James Baldwin in Paris» (26')
19:15 / Discussão
20:15 / Perguntas e respostas
20:30 / Encerramento
Parceria
Apoio
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