Fruto de um desafio de curadoria participativa lançado pelo CAM e pela Biblioteca de Alcântara, a exposição «Entre olhares, Encontros (in)comuns» junta 17 obras da Coleção do CAM e 14 livros de artista da Biblioteca de Arte da Fundação.
Esta exposição é fruto de um desafio lançado pelo CAM – Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) e pela Biblioteca de Alcântara a um grupo de pessoas residentes na vizinhança da biblioteca, sem mais em comum do que o gosto pela arte e a vontade de sair do papel de espectador e de ocupar o lugar de curador.
Neste novo lugar, o grupo mergulhou na coleção de obras de arte do CAM e da Biblioteca de Arte da FCG. Ao longo de seis meses foi-se constituindo como comunidade, espaço de troca, simultaneamente ponto de chegada e de partida para o diálogo e o afeto, para o debate e o questionamento, fazendo das obras de arte e da aprendizagem conjunta um espaço de encontro em permanente mudança, um espaço entre olhares.
Um olhar não é uma experiência passiva. Olhar é «o ato de trazermos o mundo para dentro de nós», é o encontro do nosso corpo com o mundo. O nosso olhar forma-nos como pessoas e permite que construamos o mundo através dele. Não é um ato meramente individual. É um entreolhar, ou melhor, um entre olhares, pois sendo o nosso corpo matéria feita da mesma substância do mundo, todos somos um corpo visível para um outro. Assim, todo o olhar é um encontro e todo o encontro é um entre olhares onde desenhamos o mundo coletivamente.
Talvez por isso o encontro se tenha tornado simultaneamente espaço e tema de trabalho. A presente seleção de obras, que dá corpo a esta exposição, é uma tradução possível desta confluência de olhares tão diversos e um convite a gerar outros encontros fecundos com quem a visita.
Conheça os testemunhos de alguns dos participantes:
Não foram encontrados resultados.
Não foram encontrados resultados.
Não foram encontrados resultados.
Entre Olhares: Constanza
Não foram encontrados resultados.
Não foram encontrados resultados.
Não foram encontrados resultados.
CAM EM MOVIMENTO
CAM em Movimento é uma programação «fora de portas», que reúne um conjunto de intervenções site-specific de artistas e exposições com obras da Coleção em diferentes espaços da cidade de Lisboa e da área metropolitana.
Saber mais