CAM em Movimento: «Conakry», de Filipa César
Ciclo de filmes «Uma Paz Que Não Há»
Slider de Eventos
Data
Local
Jardim GulbenkianCitando um verso de Fernando Pessoa (no poema Montes, e a paz que há neles, pois são longe), o título deste ciclo permite sublinhar a simplicidade de um propósito, afinal tão difícil de manter. O valor da paz, que considerámos uma conquista duradoura do mundo dito civilizado torna-se, ciclicamente, uma miragem.
Neste ciclo de três filmes da coleção do CAM são abordados, de modos muito diversos, contextos ou evocações de guerra, de poder e de colonização, do ponto de vista da elaboração cultural e mediática construída sobre eles.
Em Conakry (2013), Filipa César viaja através do tempo, do espaço e dos meios de comunicação para revisitar a sequência de um filme existente no Instituto Nacional de Cinema e Audiovisual da Guiné-Bissau (INCA), que documenta uma exposição comissariada por Amílcar Cabral em 1972 no Palácio do Povo, em Conakry.
Na versão original, Conakry é um filme de 16mm com um único shot, que parte do projeto Luta ca caba inda e revisita o panorama político da Guiné-Bissau a partir dele; apropria reportagens ficcionais dos media, ou leituras subjetivas de imagens e questiona o seu papel no tempo da pós-libertação africana. A artista convidou a escritora portuguesa Grada Kilomba e a ativista americana Diana McCarty para refletirem sobre estas imagens e a sua história, pondo em evidência o quanto o acesso a filmagens quase esquecidas pode ser uma ferramenta de recuperação de memória.
CAM EM MOVIMENTO
CAM em Movimento é uma programação «fora de portas», que reúne um conjunto de intervenções site-specific de artistas e exposições com obras da Coleção em diferentes espaços da cidade de Lisboa e da área metropolitana. Saber mais
Ficha técnica
Curadoria
Leonor Nazaré
Realizadora
Filipa César
Texto e performance
Grada Kilomba e Diana McCarty
Diretor de fotografia
Matthias Biber
Som
Dídio Pestana e Nuno da Luz
Produção executiva
Johanna Höhemann e Marta Leite
Assistente de Direção
Marta Leite
Gaffer
Norio Takasugi
Fotografia
Diana Artus