CAM em Movimento: Yto Barrada
Tree Identification for Beginners, 2017
Slider de Eventos
Data
Local
Jardim GulbenkianEncomendado para o evento Afroglossia, com curadoria de Adrienne Edwards, este vídeo retrata uma viagem realizada pela mãe da artista aos EUA em 1966. Com apenas 20 anos, a estudante socialista marroquina foi uma dos 50 «Jovens Líderes Africanos» convidados para uma excursão cultural patrocinada pelo Departamento do Estado. Através de arquivos, relatórios, jornais e têxteis, Yto Barrada entrelaça eventos da história e da política (o Pan-Africanismo, os movimentos pela descolonização e contra a guerra do Vietname, o Black Power) com acontecimentos e mitos relacionados com a sua família.
Diálogos e informação em voz off são acompanhados pela animação de formas geométricas, de objetos e manchas pictóricas, cuja pulsação define o ritmo da representação e da narrativa.
Neste ciclo, propomos quatro filmes da Coleção do CAM que nos permitem avaliar e refletir sobre o papel estruturante da geometria quer no desenho explícito das suas formas conhecidas e derivativas – fixadas na arquitetura, na pintura, na escultura e no desenho, disciplinas suscetíveis de animação e de composição fílmica –, quer na sua capacidade de dar corpo simbólico a personagens e narrativas.
A esses quatro filmes faremos corresponder os quatro modos seguintes do trabalho mais ou menos explícito ou, por vezes, mais ou menos subterrâneo da geometria:
Interessa, no entanto, ressalvar que a geometria, como conceito antigo e banal da arte, está muito longe de ser o grande assunto destes filmes, todos eles de uma grande riqueza conceptual histórica, anedótica, sociológica e artística.
FICHA TÉCNICA
Curadoria
Leonor Nazaré
CAM EM MOVIMENTO
CAM em Movimento é uma programação «fora de portas», que reúne um conjunto de intervenções site-specific de artistas e exposições com obras da Coleção em diferentes espaços da cidade de Lisboa e da área metropolitana.
Saber mais