“Sem título” de Ana Vidigal
Artista visual (Pintura, Desenho, Escultura, Instalação, Arte vídeo). Natural de Lisboa, onde vive e trabalha.
Licenciada em Pintura pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa (1984). Foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian entre 1985 e 1987.
Realizou um estágio de Gravura em Metal com Bartolomeu Cid, na Casa das Artes de Tavira (1989) e foi pintora residente no Museu de Arte Contemporânea – Fortaleza de São Tiago no Funchal entre 1998-1999.
Expõe regularmente desde 1981, individualmente e em grupo, em Portugal e no estrangeiro.
Encontra-se representada em coleções públicas como: Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian; Culturgest (Lisboa); Museu Coleção Berardo (Lisboa); Museu da Cidade (Lisboa); Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado (Lisboa); Fundação PLMJ (Lisboa); Fundação de Serralves (Porto); Museu de Arte Contemporânea de Elvas; Museu de Arte Contemporânea do Funchal; Centro de Arte Manuel de Brito (Oeiras); Banco de Portugal (Lisboa) e Deutsche Bank (Lisboa).
Por encomenda do Metropolitano de Lisboa, concebeu painéis de azulejos para as estações de Alvalade (1995) e de Alfornelos (2002).
“Este livro é um objeto de memória, quase um diário […] um Tempo. Tempo que guardei e plastifiquei, para memória futura."
— Ana Vidigal
Livros de Artista
Não é bem um livro, não é bem uma obra de arte. Artistas portugueses de várias gerações apresentam estes objectos variados e inesperados, que integram a coleção da Biblioteca de Arte.