Pátio interior © Horácio Novais
Pátio interior © Horácio Novais
Entrada do “Corpo III” (das cantinas) © Horácio Novais
Este conjunto arquitetónico que alberga variados serviços – cantinas, bares, ginásio, teatros, salas de ensaio – começou a ser pensado em 1954, com projeto do arquiteto Alberto Pessoa, que teve a colaboração plástica de Abel Manta. Foi inaugurado oficialmente em 1963.
Ginásio © Horácio Novais
Cozinha © Horácio Novais
Sala de estudo © Horácio Novais
Cantina © Horácio Novais
No conjunto destaca-se o “Teatro de Gil Vicente” – ou “Teatro Académico de Gil Vicente” – construído entre 1959 e 1961. O projeto saiu do ateliê do arquiteto Alberto Pessoa, com a colaboração plástica de Abel Manta. Remodelado em 1993 pelo arquiteto André Santos, tem uma plateia com 772 lugares e um balcão com 328 lugares.
© Horácio Novais
© Horácio Novais
© Horácio Novais
© Horácio Novais
Situado na frente sul da Rua Larga, o edifício da Faculdade de Medicina (1951-1956), da autoria do arquiteto Lucínio Guia da Cruz, faz parte do plano de renovação da cidade universitária de Coimbra, delineado pelo arquiteto Cottinelli Telmo entre 1941 e 1942.
Pavilhão 1, ou Pavilhão dos Desportos, do Estádio Universitário de Coimbra, da autoria do arquiteto Alberto Pessoa, inaugurado em 1967.
Estádio Universitário de Coimbra, inaugurado em 1963, situado na margem esquerda do rio Mondego.
Fotografias com história
Muitas memórias podem surgir ao ver estas fotografias dos estúdios Mário e Horácio Novais que registaram o quotidiano, a arquitetura e fizeram trabalhos para publicidade.
Saiba mais