Universidade de Coimbra
Este conjunto arquitetónico que alberga variados serviços – cantinas, bares, ginásio, teatros, salas de ensaio – começou a ser pensado em 1954, com projeto do arquiteto Alberto Pessoa, que teve a colaboração plástica de Abel Manta. Foi inaugurado oficialmente em 1963.
No conjunto destaca-se o “Teatro de Gil Vicente” – ou “Teatro Académico de Gil Vicente” – construído entre 1959 e 1961. O projeto saiu do ateliê do arquiteto Alberto Pessoa, com a colaboração plástica de Abel Manta. Remodelado em 1993 pelo arquiteto André Santos, tem uma plateia com 772 lugares e um balcão com 328 lugares.
Situado na frente sul da Rua Larga, o edifício da Faculdade de Medicina (1951-1956), da autoria do arquiteto Lucínio Guia da Cruz, faz parte do plano de renovação da cidade universitária de Coimbra, delineado pelo arquiteto Cottinelli Telmo entre 1941 e 1942.
Fotografias com história
Muitas memórias podem surgir ao ver estas fotografias dos estúdios Mário e Horácio Novais que registaram o quotidiano, a arquitetura e fizeram trabalhos para publicidade.
Saiba mais