Memorando das despesas de trabalhos de jardinagem a executar

Memorando (p.3 do documento) sobre as medidas de conservação e manutenção do coberto vegetal do Parque de Santa Gertrudes como preparação para a instalação do Sede e Museu da Fundação Calouste Gulbenkian. A este documento junta-se o levantamento arbóreo e avaliação fitossanitária.

Segundo Azevedo Coutinho 80% do coberto arbóreo era aproveitável, constituído predominantemente por árvores de folha caduca.

No coberto arbóreo destaca-se um grupo de Platanus orientalis, pela sua importância e desenvolvimento. E, de entre as folhosas de folha permanente, havia a salientar a presença de vários Eucalyptus globulus, de grande porte. Indicando, (…) como digno de ser considerado de interesse público, o eucalipto existente nas proximidades do mirante sobre o lago (…).

Em certa medida esta avaliação, ainda que de forma indireta, orientava já a localização dos futuros edifícios. Uma vez que considerava o coberto arbóreo como base do sistema vegetal do futuro jardim e algumas manchas de vegetação e alguns exemplares arbóreos como intocáveis. Azevedo Coutinho considerava ainda que era fundamental que se iniciassem ações de manutenção continuada, de conservação e beneficiação do coberto arbóreo. E, que se desse início a um conjunto de medidas de emergência entre 1 de abril e 31 de dezembro de 1958.

 Para que tal acontecesse, era necessário:

(…)

1.º instalações provisórias para ferramental e pessoal;

2º aquisição ferramental e outros materiais;

3º Admissão de Pessoal (um mestre de jardins, dois cantoneiros e oito trabalhadores de jardim);

4º colaboração de Serviços Oficiais (Câmara Municipal de Lisboa e Bombeiros Sapadores para limpeza de ramos secos);

5º Seguro do pessoal;

6º Aquisição de materiais de consumo corrente

7º estabelecer um sistema de rega provisório;

8º um transporte privativo;

9º um levantamento topográfico de pormenor onde seriam referenciadas as espécies arbóreas de maior importância e delimitadas zonas para organização e orientação de trabalhos [i].

(…)

[i] Para o desenvolvimento destas ações Azevedo Coutinho prevê um custo total de 530 200$00 correspondente a despesas com o pessoal e com o material.

 

  • Data de produção: 10/03/1958
  • Projetistas (autores principais): COUTINHO, Azevedo, LOBATO, Luís Maria Nolasco de Guimarães
  • Contribuintes (autores secundários): FCG - Serviço de Projectos e Obras
  • Fase do projeto: Do concurso ao anteprojeto
  • Identificador: PT FCG FCG:SPO-S012/03/01/02-D01154
  • Cobertura temporal: 1958
  • Tipo de dados: Documento
  • Formatos de extensão: 13 p.
  • Formato de media: pdf
  • Palavras-chave: aprovisionamento, equipamentos

Para consultar a versão original deste documento deverá contactar os Arquivos Gulbenkian através do endereço eletrónico [email protected] e referenciar o identificador