Parque de Santa Gertrudes – Vista aérea

23_antesO coberto arbóreo do Parque de Santa Gertrudes era um conjunto importante a manter segundo os Arquitetos Paisagistas Azevedo Coutinho e Gonçalo Ribeiro Telles, pois surgia como base do sistema de vegetação do futuro jardim. Este reconhecimento traduziu-se nas medidas cautelares que antecederam o início da obra.

As diretrizes programáticas (concentração e localização da edificação, preservação do maciço arbóreo a Sul) induziram a construção do conjunto edificado num espaço de transição entre a área densamente arborizada e a área que se apresentava mais descaracterizada devido à ação nefasta do ciclone de 1941 que assolou o País e à instalação das áreas expositivas e de restauração da Feira Popular.

As orientações programáticas de intervenções a levar a cabo no parque, transmitidas aos Arquitetos Paisagistas, foram “restauro” da vegetação e enquadramento paisagístico do Parque.

  • Data de produção: 1957
  • Projetistas (autores principais): FCG - Serviço de Projectos e Obras, NOVAIS, Mário
  • Fase do projeto: Do concurso ao anteprojeto
  • Identificador: PT FCG FCG:SPO-S001-P0016/06-FOTO05712

Para consultar a versão original deste documento deverá contactar os Arquivos Gulbenkian através do endereço eletrónico [email protected] e referenciar o identificador