16 Janeiro 2020

170 mil dólares são adjudicados a escolas Arménias no Líbano

crayons

O Serviço das Comunidades Arménias distribuiu 170.000 Dólares a 18 escolas arménias no Líbano. No âmbito desta contribuição, será também atribuído um financiamento à instituição Bird’s Nest pelo apoio prestado a crianças com necessidades educativas especiais.

Nos últimos meses, o Líbano tem atravessado um ambiente de turbulência política, social e económica; uma situação que está a causar um impacto negativo na comunidade arménia e nas escolas arménias do país.

Em agosto de 2019, o Serviço das Comunidades Arménias publicou a sua estratégia na área do ensino para a comunidade arménio-libanesa. Inicialmente previsto para o ano académico 2019-2020, o lançamento dos programas foi adiado durante alguns meses tendo em consideração a atual conjuntura no Líbano.

Os fundos doados foram diretamente transferidos para as escolas. O montante foi determinado com base no número de estudantes e professores de cada instituição, bem como as necessidades e preocupações apresentadas pelos diretores nas reuniões com a representante da Fundação em Beirute.

Reconhecendo que “as escolas são o futuro da comunidade”, o diretor das Comunidades Arménias, Razmik Panossian,”, declarou que “além de seus programas educativos, as escolas libanesas durante estes dias difíceis sofreram enormes despesas nas suas funções diárias. As nossas contribuições para as escolas não substituem a estratégia na área do ensino da Fundação no Líbano, mas são um apoio modesto e imediato às escolas arménias, reafirmando mais uma vez o compromisso e a parceria da Fundação Calouste Gulbenkian com instituições educativas arménias.”

Razmik Panossian  visitará o Líbano em fevereiro deste ano e reunirá com os vários representantes do sector educativo da comunidade para debater a nova estratégia e planear a sua implementação.

 

Este artigo pode ser consultado em Arménio.

Artigo em Arménio