
Obra Visitante: Biombo «Les Cagnas»
Slider de Eventos
Data
- Encerra à Terça
Local
Museu Calouste GulbenkianPreço
- Bilhete
- 10,00 €
O biombo de laca Les Cagnas será a quarta Obra Visitante a ser exposta nas galerias do Museu Calouste Gulbenkian. Proveniente do Musée des Arts décoratifs, de Paris, esta obra Art Déco assinada por Jean Dunand será exposta, pela primeira vez, na galeria da China e Japão em confronto com o biombo das corsas, pertencente ao acervo da coleção do Museu, também ele assinado por Jean Dunand.

Dunand, nascido na Suíça, foi um artista e criador que desenvolveu o seu talento por vários campos das artes, e em 1912 descobriu a laca, que viria a transformar o seu modo de trabalhar. Como Eileen Gray, veio a aperfeiçoar esta arte e técnica com o mestre lacador japonês Seizo Sugawara e tornou-se num dos principais artistas ocidentais a dominar a técnica da laca oriental.
Ficha técnica
Imagem no topo
Jean Dunand, Biombo «Les Cagnas» (pormenor). Paris, c. 1922. Mogno lacado e gravado, metal. Depósito do Ministère de l’Instruction Publique et des Beaux-Arts, 1923. Paris, musée des Arts Décoratifs. Foto: © Les Arts Décoratifs/Christophe Dellière