DE SACRIFICIO // Missae, et sacrosanctae Eucaristiae…
CASAL, Gaspar do (1510-1584)
[2a edição]
DE SACRIFICIO // Mi∫∫æ, & ∫acro∫anctæ Euchari∫tiæ // celebratione, per Chri∫tum in Cœ-//na noui∫∫ima, Libri // Tres. // IN QVIBUS TREDECIM HIS DE REBVS Ar//ticuli in ∫acra oecumenica Synodo Tridentina propo∫i, in // examen vocantur, orthodoxa Fides a∫∫eritur,//& aduer∫ariorum errores //eliduntur. // Reuerendi∫∫.GASPARE CASALIO Lu∫itano // Leirien∫ium Epi∫copo Auctore. //Acceßit Rerum, & verborum memo-//rebilium índex. [gravura representando uma figura feminina no interior de um círculo com três lemas: VIRTUS / VIRESCIT / VVLNERE] // ANTVERPIAE, // Apud Liberrum Malconium, ad in∫igne Falconis// Anno M. D. LXVI. // Cum Priuilegio.
DE SACRIFICIO // Missæ, et sacrosanctæ Eucaristiæ // celebratione, per Cristum in Cœ-//na novissima, Libri // Tres. // IN QUIBUS TREDECIM HIS DE REBUS Ar//ticuli in sacra oecumenica Synodo Tridentina proposi, in // examen vocantur, ortodoxa Fides asseritur,//et adversariorum errores //eliduntur. // Reverendiss.GASPARE CASALIO Lusitano // Leiriensium Episcopo Auctore. //Acebit Rerum, e verborum memo-//rebilium índex. [gravura representando uma figura feminina no interior de um círculo com três lemas: VIRTUS / VIRESCIT / VULNERE] // ANTUERPIAE, // Apud Liberrum Malconium, ad insigne Falconis// Anno M. D. LXVI. // Cum Privilegio.
Cote : REL 846
Antuérpia: Liberrum Malconium, 1566
Esta obra, tendo uma paginação de [2], 211, [8], [1] f. em branco; 8°, a numeração dos seus cadernos apresenta-se do seguinte modo: A-Z//8, Aa-Dd//8, Dd//4, num total de 236 p., verificando-se, no entanto falhas na paginação. A p. 4 aparece repetida, ou seja, p. 4 em vez de p. 5. Do mesmo modo que a p. 6, aparece igualmente repetida; p. 6 em vez de p. 7, a qual deveria corresponder a p. 8.
No verso da folha de rosto: REVERENDO IN CHRI-//STO PATRI AC DOMINO, […] S. D. [f. 3] REVERENDIS-//SIMI GASPARIS CASA-//lij Lu∫itani Epi∫copi dei-//rien∫is, de Sacrifi-//cio Mi∫∫æ//Liber Primus, seguido de texto e de 13 artigos: ARTICVLVS PRIMUS. ARTICVLVS II, […]. No final, um PRIVILEGIUM dado em Bruxelas a 12 de Outubro de 1565 e assinado por H. Facuvvez.
A obra, escrita em latim, é a segunda edição saída em Veneza, apud Ioardanem Zilettum em 1563 e referenciada por Machado (1933). O seu autor, bispo de Leiria, foi um dos religiosos da Ordem de Santo Agostinho que mais se distinguiu nos debates acerca do sacramento da eucaristia. Daí que muito tenha escrito sobre este assunto, focando como tema principal desta obra, a religião, a eucaristia, o sacramento, a liturgia católica.
O texto apresenta-se escrito em caracteres romanos a 39 linhas, com algumas letras capitulares e com notas marginais em itálico, num papel grosso e sem marca de água visível.
A encadernação, em pele de carneira original deteriorada de 17 cm x 10 cm e a lombada, de 3 cm, apresenta o título gravado a ferros, com iniciais gravadas.
Na contracapa anterior é visível o número 48 R, seguido de um rabisco, podendo tratar-se de uma cota antiga atribuída ao exemplar.
Na página de rosto, encontramos a frase “Est Librariæ S. Francisci de Luniano”, tratando-se de uma marca de posse de um dos seus antigos possuidores, tendo o exemplar pertencido a essa casa monástica. Na contracapa anterior é visível o carimbo do atual possuidor deste exemplar, “FCG- Bibliothèque Paris” com cota e número de inventário.
Para além do exemplar da FCG – Paris, encontra-se também um exemplar na Universidade de Granada com a cota BHR/A-040-556, bem como um exemplar digitalizado e disponível no Google Books sem, no entanto, apresentar a indicação da biblioteca onde se encontra.[1]
A BNP (Biblioteca Nacional de Portugal) possui um exemplar da 1a edição (1563).
[1] A sua acessibilidade encontra-se disponível aqui (o site foi consultado a 15 de Dezembro de 2017).
Retour à la page Fonds Ancien