L. ANDR: // RESENDII CAR // MEN ENDECASYLLA

17 jan 2024
Version française

 

RESENDE, André de (1500 – 1573)

L. ANDR: // RESENDII CAR // MEN ENDECASYLLA // bon, ad Sebastianum Regem // Serenißimum. // [marca tipográfica] // [gravura representando um santo mártir com um livro e uma pena] // OLISIPONE // Apud Francescum Garcionem in officina Ioanis // Barrerae Typographi Regi, Anno. // M.D. LXVII.
L. ANDR: // RESENDII CAR // MEN ENDECASYLLA // bon, ad Sebastianum Regem // Serenissimum. // [marca tipográfica] // [gravura representando um santo mártir com um livro e uma pena] // OLISIPONE // Apud Francescum Garcionem in oficina Joanis // Barrerae Typographi Regi, Ano. // M.D. LXVII.

Cote : LIC 43

 

 

 

Lisboa, Francescum Garcionem in oficina Ioanis, 1567

54 [i.e. 45], [1 br.] f.; 4° (19 cm); erro de paginação, última folha numerada com 54 em vez de 45. Os cadernos deste exemplar estão distribuídos da seguinte forma: A //8, B-I //4, K //5

Esta obra é uma ode poética ao rei D. Sebastião publicada um ano antes deste assumir o governo de Portugal aos 14 anos. Neste sentido, deparamo-nos logo a seguir ao frontispício, f. 2, com uma exaltação a D. Sebastião: [marca tipográfica] SEBASTIANO EXCEL // SO LVSITANIÆ REGI, // L. Andr.Reʃendius. Na f. 3, inicia-se uma dedicatória ao rei através de uma composição poética iniciada por letra capitular, com texto a 21 linhas em caracteres itálicos e cujo título se apresenta da seguinte forma:

[marca tipográfica] SEBASTIANIANO HVIVS // NOMINIS PRIMO, LVSITANIÆ // Regi, Africo, Atlantico, Æthiopico, Arabi-//co, Perʃico, Indico, Traprobanico, // L.Andr.Reʃendius. S.D.//humillime.

Segue-se a epístola, “Ad Bartholomeum Kebedium”, iniciada no caderno B com texto a 30 linhas escrito em caracteres romanos. Apesar deste título comum aparecer em cabeça de folha, esta obra contém várias epístolas cujos títulos são diferentes e distribuem-se da seguinte forma: Caderno B “PRO SANCTIS CHRISTI MARTY.//ribus Vincentio Olisiponensi patrono, Vin//centio, Sabina et Christhetide, Ebo//renʃibus ciuibus et ad quae//dam alia Reʃponʃio.// Ad Bartholomaeum kebedium, Sanctae Toletanae ecclesiae//sacerdotem, virum doctisimum”; caderno I2 v., ad Deum patrem ob calamitatem//sectarum, Ode. No v. f., Ad Christum opt. maximum//Reʃendij confeßio. No caderno K2, “Epistola ad Reuerendum in Christo patrem// D. Gaʃparem Caʃalem, Epiʃcopum//Leirenenʃem”. Finalmente, “MAGNIFICI ORATORIS// Angliæ, in effigiem Sebastiani re-//gis noʃtri Christianissimi//Epigramma.” Todos os cadernos apresentam reclamos.

No cólofon é possível ler-se as referências das permissões dadas para a impressão da obra, reforçando o nome do impressor já referido na folha de rosto, o local de impressão e terminando com o ano da impressão, M. D. LXVII (1567).

Encadernação marmoreada com 19 cm x 14 cm (alt. x larg.) e com lombada de 1 cm, gravada a ferros com desenho floral, onde é visível o título gravado a ferros com flores, bem como no pé da lombada é legível a data. O papel desta obra é grosso com filigrana onde são visíveis os pontusais[1] e vergaturas[2], sobretudo nas folhas que antecedem a folha de rosto.

Quanto ao seu estado de conservação, este poderá ser considerado bom, não obstante, o papel apresenta algumas manchas de humidade.

Relativamente às particularidades encontradas neste exemplar, são visíveis um carimbo no frontispício da “Livraria Vieira Pinto”, como uma marca de propriedade, bem como o seu ex-libris, “Ex-Libris Vieira Pinto”, presente na p. 2. Na contracapa encontramos igualmente outro ex-libris de um bibliófilo e escritor (1849-1911), “Ex-Libris Annibal Fernandes Thomaz”.

Bibliografia / referências: Anselmo 197, D. Manuel 117, Simões 790.

O trabalho das pesquisas efectuadas sobre esta obra deu-nos a conhecer que a mesma se encontra também disponível nas seguintes instituições: BNP (quatro exemplares com as cotas RES 157//3V.; RES 158//1V.; RES 159//6V.; RES 5546//1P.), BnF (um exemplar com a cota YC-4003), Universidade de Salamanca (um exemplar, cota BG/2246(5)), Universidade de Barcelona (um exemplar, cota 07 CM-227-6), Biblioteca Nacional de Roma (um exemplar, identificado com a cota 6.29.K.33.1 bis).

Exemplar também disponível na Biblioteca Digital do Alentejo com a cota BDA-06-3AR04_RES 155, podendo ser consultado em

http://www.bdalentejo.net/BDAObra/BDADigital/Obra.aspx?ID=444 [3]

 

[1] Linhas claras e espaçadas, que aparecem à transparência no papel manual e que cortam perpendicularmente as vergaturas. (Faria, Pericão, 1988, p. 274)

[2] Linhas cerradas e paralelas que aparecem por transparência no papel fabricado deste modo. (ibidem, p. 336)

[3] Consulta efectuada a 5 de Fevereiro de 2018

 

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