LOGICA Aristotelis Stagiritae
ARISTÓTELES (384-322 a.C.)
LOGICA // Ari∫totelis Stagiritæ. // [gravura][1] // CONIMBRICÆ. // Nunc denuo diligente emendatione excu∫a. // In Officina Antonij de Mariz. // 1561.
LOGICA // Aristotelis Stagiritæ. // [gravura] // CONIMBRICÆ. // Nunc denuo diligente emendatione excusa. // In Oficina Antonij de Mariz. // 1561.
Coimbra, Antonio Mariz, 1561
Cote : FPE 160
266, [i.e. 270] f., [2] f. em br.; 4° (19 cm), com erro de foliação a partir da f. 119, bem como erro de paginação, pois as f. 115 a 118 repetem-se, afetando a contagem o o número total das folhas, pelo que se deve considerar 270 e não 266.
Os cadernos apresentam-se do seguinte modo: [4] f., A-Z//8, a-k//8, l//2
Esta obra, escrita por Aristóteles em latim, aborda o assunto de Filosofia.
Depois da folha de rosto, surge na f. 2 e em cabeça de folha, “¶ Porphyrij i∫agoge//Argyropylo Byzantio interprete//¶ PRÆFATIO AD CHRYSAORIVM.”. Segue-se o texto com letra capitular com uma cruz ao centro. No verso, inicia-se o CAP. PRIMVM.
O colófon, no final, reforça a indicação do lugar da impressão e o nome do impressor, o mês e o ano de impressão.
É um texto escrito em caracteres itálicos, letra cursiva com notas marginais manuscritas e reclamos, escrito a 27 linhas. Também no verso da penúltima folha branca, encontramos uma série de anotações manuscritas.
O papel é espesso e amarelado, sem marca de água.
A encadernação é de couro castanho claro, com cercadura floral gravada a ferros e florão ao centro da capa. A lombada é também gravada a ferros com cinco nervos, o título gravado a dourado na parte superior e a data na parte inferior.
Bibliografias/ Referências: Anselmo 833; Simões 31, Cat. Col. Bibl. Espanha A2441
O exemplar encontra-se em bom estado de conservação.
Na página de rosto são visíveis duas assinaturas “José Frederico Laranjo”50, com local e data: “Coimbra 1870”. A segunda assinatura refere-se a S. Boav. da Feira, o que nos leva a crer que se trata de dois antigos possuidores. Por fim, encontramos no verso da página de rosto, o carimbo da “FCG- bibliothèque portugaise”, actual proprietário deste exemplar.
Encontram-se exemplares desta obra na Biblioteca da Universidade de Coimbra (um exemplar com a cota R-13-13), um exemplar na BNP com a cota RES. 2617P e outro exemplar na Biblioteca Nacional de Espanha com a cota R/30849, disponível em http://catalogo.bne.es/uhtbin/cgisirsi/?ps=lEUS5xGBjt/BNMADRID/175900478/9
No catálogo colectivo do património bibliográfico espanhol, encontramos igualmente outro exemplar com as referências CCBE S. XVI, A, 2441 e disponíveis em http://catalogos.mecd.es/CCPB/cgi-ccpb/abnetopac/O12230/ID4e490ad7/NT551
[1] Representação de um quadrado com uma circunferência no meio e, dentro desta, uma mais pequena, representando um sol. Dentro desta, um monograma da Companhia de Jesus, IHS. Na parte superior da letra H, uma cruz e, na parte inferior, um arranjo floral.
Regressar à página Livro Antigo