Mahler's 5th
Gulbenkian Orchestra / Giancarlo Guerrero / Denis Kozhukhin
Event Slider
Date
- / Cancelled / Sold out
Location
Grand Auditorium Calouste Gulbenkian FoundationThis concert will be broadcast live here on 9 Dec at 19:00.
Pricing
50% – Under 30 years old
15% – Over 65 years old
- Piano
-
Orquestra Gulbenkian
Em 1962 a Fundação Calouste Gulbenkian decidiu estabelecer um agrupamento orquestral permanente. No início constituído apenas por doze elementos, foi originalmente designado por Orquestra de Câmara Gulbenkian. Ao longo de sessenta anos de atividade, a Orquestra Gulbenkian (denominação adotada desde 1971) foi sendo progressivamente alargada, contando hoje com um efetivo de cerca de sessenta instrumentistas, que pode ser expandido de acordo com as exigências de cada programa. Esta constituição permite à Orquestra Gulbenkian interpretar um amplo repertório, do Barroco até à música contemporânea. Obras pertencentes ao repertório corrente das grandes formações sinfónicas podem também ser interpretadas pela Orquestra Gulbenkian em versões mais próximas dos efetivos orquestrais para que foram originalmente concebidas, no que respeita ao equilíbrio da respetiva arquitetura sonora.
Em cada temporada, a Orquestra Gulbenkian realiza uma série regular de concertos no Grande Auditório, em Lisboa, em cujo âmbito colabora com os maiores nomes do mundo da música, nomeadamente maestros e solistas. Atua também com regularidade noutros palcos nacionais, cumprindo desta forma uma significativa função descentralizadora. No plano internacional, a Orquestra Gulbenkian foi ampliando gradualmente a sua atividade, tendo efetuado digressões na Europa, na Ásia, em África e nas Américas. No plano discográfico, o nome da Orquestra Gulbenkian encontra-se associado às editoras Philips, Deutsche Grammophon, Hyperion, Teldec, Erato, Adès, Nimbus, Lyrinx, Naïve e Pentatone, entre outras, tendo esta sua atividade sido distinguida, desde muito cedo, com diversos prémios internacionais de grande prestígio. O finlandês Hannu Lintu é o Maestro Titular da Orquestra Gulbenkian, sucedendo a Lorenzo Viotti.
-
Giancarlo Guerrero
Maestro
O maestro Giancarlo Guerrero foi distinguido com seis prémios Grammy. Em 2024/25, cumpre a sua sexta e última temporada como Diretor Musical da Orquestra Sinfónica de Nashville, com a qual estreou mais de duas dezenas de obras, nomeadamente de compositores americanos, e realizou vinte e uma gravações comerciais que receberam treze nomeações para os Grammy. Recentemente foi nomeado Diretor Musical da Orquestra de Sarasota, na Flórida, com início de funções em 2025/26.
Giancarlo Guerrero dirige regularmente as principais orquestras norte-americanas, incluindo a Filarmónica de Nova Iorque, a Sinfónica de Chicago a Sinfónica de São Francisco, a National Symphony (Washington DC) e as orquestras de Boston, Baltimore, Cleveland, Cincinnati, Dallas, Detroit, Indianapolis, Los Angeles, Milwaukee, Montreal, Filadélfia, Seattle, Toronto, Vancouver e Houston. Têm sido muito aplaudidas as suas regulares apresentações na Europa (Alemanha, Reino Unido, Espanha, Portugal, França, Bélgica, Itália), bem como no Brasil, na Nova Zelândia e na Austrália.
Giancarlo Guerrero foi Diretor Musical da NFM Filarmónica de Wrocław (Polónia), Maestro Convidado Principal da Orquestra de Cleveland e da Orquestra Gulbenkian, Diretor Musical da Eugene Symphony e Maestro Associado da Orquestra do Minnnesota. Tem-se dedicado também às orquestras de jovens, colaborando com o Curtis Institute of Music (Filadélfia), a Colburn School (Los Angeles), a National Youth Orchestra (Nova Iorque) e a Yale Philharmonia. Está também envolvido no programa Accelerando, da Sinfónica de Nashville, que proporciona uma intensa formação musical a jovens talentos.
Giancarlo Guerrero nasceu na Nicarágua, mas emigrou para a Costa Rica na infância. O seu talento musical permitiu-lhe estudar percussão e direção de orquestra na Baylor University, nos Estados Unidos da América, tendo obtido o grau de Mestre em Direção de Orquestra pela Northwestern University.
-
Denis Kozhukhin
Piano
Profundidade emocional e sofisticação, para além de um apuro técnico excecional, são aspetos que caracterizam o poder interpretativo do pianista belga Denis Kozhukhin. Vencedor da edição de 2010 do Concurso Rainha Elisabeth, em Bruxelas, afirmou-se como um dos músicos mais talentosos da sua geração. Atua com muitas das principais orquestras europeias e norte-americanas e a sua presença é regular em festivais de música.
Nas duas últimas temporadas destacam-se colaborações com a Sinfónica de São Francisco, a Sinfónica de Montreal, a Frankfurt’s hr-Sinfonieorchester, a Sinfónica da BBC, a Sinfónica Nacional Dinamarquesa, a Philharmonia Orchestra, a Filarmónica Real de Estocolmo e a Sinfónica WDR de Colónia, e com os maestros Rafael Payare, Alain Altinoglu, Cristian Macelaru, Hannu Lintu, Dalia Stasevska e Santtu-Matias Rouvali, entre outros.
Na presente temporada, para além do regresso à Orquestra Gulbenkian, destacam-se ainda novas apresentações com a Filarmónica de Oslo, a Sinfónica NHK de Tóquio, a National Symphony (Washington DC) e a Sinfónica de Barcelona, e ainda estreias com a Sinfónica de Dallas, a Sinfónica de Dusseldorf e a Sinfónica de Melbourne. Estão agendados também recitais a solo e de música de câmara na Pierre Boulez Saal, na Elbphilharmonie, no Wigmore Hall, no Konzerthaus de Viena e no Tonhalle de Zurique. Denis Kozhukhin é também uma presença regular em importantes festivais internacionais de música como os de Verbier, Gstaad, Grafenegg, Dresden e Jerusalém, e ainda o Intonations Festival de Berlim, e os BBC Proms. Gravou para a editora Pentatone obras de J. Haydn, Mendelssohn, Tchaikovsky, Grieg, Ravel e Gershwin.
Denis Kozhukhin estudou na Escuela Superior de Música Reina Sofía, em Madrid, com Dmitri Bashkirov e Claudio Martínez Mehner. Completou os seus estudos na Academia de Piano do Lago Como, onde recebeu os ensinamentos de Fou Ts’ong, Stanislav Iudenitch, Peter Frankl, Boris Berman, Charles Rosen e Andreas Staier. Estudou também com Kirill Gerstein em Estugarda.
Robert Schumann
Piano Concerto in A minor, op. 54
1. Allegro affettuoso
2. Intermezzo: Andantino grazioso –
3. Finale: Allegro vivace
— INTERMISSION 20 min —
Gustav Mahler
Symphony No. 5 in C-sharp minor
1. Trauermarsch: In gemessenem schritt – Streng – Wie ein Kondukt
2. Stürmisch bewegt, mit größter Vehemenz
3. Scherzo: Kräftig, nicht zu schnell
4. Adagietto: Sehr langsam
5. Rondo-Finale: Allegro – Allegro giocoso
Denis Kozhukhin was born into a musically connected Russian family. While still very young, he began to listen to important pianists like Sviatoslav Richter, Radu Lupu, Grigory Sokolov and Martha Argerich, who helped to mould his talent and expression as a pianist. Behind performances rated as “bewitching”, “imperial” and “fascinating”, Kozhukhin will join the Gulbenkian Orchestra, conducted by Giancarlo Guerrero, to perform Schumann’s Piano Concerto, which foresees Mahler’s emotional 5th Symphony.
TRANSMISSION
Main Sponsor Gulbenkian Music
Gulbenkian Orchestra Sponsor
Piano Concertos Sponsor
The Calouste Gulbenkian Foundation reserves the right to collect and keep records of images, sounds and voice for the diffusion and preservation of the memory of its cultural and artistic activity. For further information, please contact us through the Information Request form.