Romeu e Julieta
Concertos de Domingo
Slider de Eventos
Data
- / Cancelado / Esgotado
Local
Grande Auditório Fundação Calouste GulbenkianOs Concertos de Domingo estão classificados para maiores de 6 anos.
- Maestra
- Comentário
-
Orquestra Gulbenkian
Em 1962 a Fundação Calouste Gulbenkian decidiu estabelecer um agrupamento orquestral permanente. No início constituído apenas por doze elementos, foi originalmente designado por Orquestra de Câmara Gulbenkian. Ao longo de sessenta anos de atividade, a Orquestra Gulbenkian (denominação adotada desde 1971) foi sendo progressivamente alargada, contando hoje com um efetivo de cerca de sessenta instrumentistas, que pode ser expandido de acordo com as exigências de cada programa. Esta constituição permite à Orquestra Gulbenkian interpretar um amplo repertório, do Barroco até à música contemporânea. Obras pertencentes ao repertório corrente das grandes formações sinfónicas podem também ser interpretadas pela Orquestra Gulbenkian em versões mais próximas dos efetivos orquestrais para que foram originalmente concebidas, no que respeita ao equilíbrio da respetiva arquitetura sonora.
Em cada temporada, a Orquestra Gulbenkian realiza uma série regular de concertos no Grande Auditório, em Lisboa, em cujo âmbito colabora com os maiores nomes do mundo da música, nomeadamente maestros e solistas. Atua também com regularidade noutros palcos nacionais, cumprindo desta forma uma significativa função descentralizadora. No plano internacional, a Orquestra Gulbenkian foi ampliando gradualmente a sua atividade, tendo efetuado digressões na Europa, na Ásia, em África e nas Américas. No plano discográfico, o nome da Orquestra Gulbenkian encontra-se associado às editoras Philips, Deutsche Grammophon, Hyperion, Teldec, Erato, Adès, Nimbus, Lyrinx, Naïve e Pentatone, entre outras, tendo esta sua atividade sido distinguida, desde muito cedo, com diversos prémios internacionais de grande prestígio. O finlandês Hannu Lintu é o Maestro Titular da Orquestra Gulbenkian, sucedendo a Lorenzo Viotti.
-
Tianyi Lu
Maestra
A jovem maestrina Tianyi Lu nasceu em Xangai, na China, mas cedo viajou para a Nova Zelândia, onde se naturalizou. Estudou na Universidade de Auckland e na Universidade de Melbourne e, em 2015, concluiu um Mestrado em Direção de Orquestra no Royal Welsh College of Music and Drama, no Reino Unido, com David Jones.
Tianyi Lu é Maestrina Assistente da Sinfónica de Melbourne e Maestrina Principal da St. Woolos Sinfonia (Reino Unido). Recentemente assistiu o maestro Gustavo Dudamel na Filarmónica de Los Angeles. Colaborou com a Hallé Orchestra, a Orquestra da Ópera de Dallas, a Filarmónica de Auckland, a Royal Welsh College of Music Symphony e a Bristol Metropolitan. Em 2016 foi selecionada para frequentar o Linda and Mitch Hart Institute for Women Conductors, sendo subsequentemente convidada para uma produção de La Traviata e para dirigir um concerto dedicado a Donizetti. Em junho de 2018 participou na masterclass de Daniele Gatti com a Orquestra do real Concertgebouw de Amesterdão. Ao longo da sua formação, Tianyi Lu recebeu preciosos conselhos de maestros como Andrew Davis, Carlo Rizzi, Susanna Mälkki, Matthias Pintscher, Simone Young, Carlo Montanaro, Bernard Haitink (Festival de Lucerna), Mark Elder (Hallé Orchestra), Thomas Søndergård e Xian Zhang (BBC National Orchestra of Wales). O seu repertório incluiu o período romântico tardio (Mahler, Bruckner, Strauss), compositores russos (Tchaikovsky, Rachmaninov, Prokofiev, Chostakovitch, Stravinsky), bem como as obras sinfónicas de Mozart, Beethoven e Brahms. Tem vindo a alargar a sua experiência no domínio da ópera, especialmente francesa e italiana. O seu ecletismo levou-a também a estudar composição de música eletrónica, bem como flauta barroca, viola da gamba e cravo.
Janeiro 2019
-
Iva Barbosa
Clarinete
Iva Barbosa começou a estudar música com o seu pai. Estudou posteriormente no Conservatório de Música do Porto e na ESMAE, com Adam Wierzba e António Saiote, respetivamente. Foi premiada em mais de uma dezena de concursos, com destaque para os primeiros prémios obtidos no XII Concurso de Interpretação do Estoril / Prémio El Corte Inglês, no Prémio Jovens Músicos, no 1.º Concurso Internacional de Clarinete do Porto e no Concurso Jovem Revelação do Rotary International. Foi 2.º prémio no concurso internacional Young Artists Competition, em Utah (EUA), no Concurso Internacional Villa de Montroy, em Valência, e semifinalista no concurso internacional “Primavera de Praga”.
Como solista, tocou com várias orquestras, incluindo: Orquestra Nacional do Porto, Orquestra Académica do Porto, Orquestra Gulbenkian, Orquestra da ESMAE, Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Filarmonia das Beiras e Orquestra Sinfónica Portuguesa.
Foi convidada a ministrar cursos de aperfeiçoamento nos Cursos Internacionais de Música de Guimarães, nos Cursos de Verão de Oliveira do Bairro, na Academia de Música Costa Cabral, no Instituto Piaget de Mirandela, no Conservatório Regional de Vila Real, na Academia de Avintes, na Escola Profissional de Música de Espinho, no Conservatório de Música de Portalegre, no Conservatório de Las Palmas e no Conservatório de Tenerife. É 1.º Solista da Orquestra Gulbenkian e membro fundador do Quarteto Vintage.
Jean Sibelius
A Tempestade, Suite no. 1, op. 109/2
(seleção)
Sergei Prokofiev
Romeu e Julieta
(suites 1 e 2 – seleção)
Nestes Concertos de Domingo, a postura enérgica e criativa da maestra Tianyi Lu é colocada ao serviço de duas obras fascinantes, ligadas pela inspiração na obra de William Shakespeare. O desafio para Sibelius criar música a partir de A Tempestade, peça em que o dramaturgo inglês põe Próspero a recorrer à magia para desencadear uma tempestade e causar um naufrágio, estimularia no compositor uma das suas mais espantosas peças sinfónicas. Prokofiev, por seu lado, criou o bailado Romeu e Julieta, versão dançada do arquétipo da narrativa romântica.
Música e Ciência: Luís Teixeira
Até que a morte nos separe: Relações simbióticas com bactérias
Como se relacionam a música e a ciência? Numa parceria com o Instituto Gulbenkian de Ciência, em cada Concerto de Domingo um investigador é convidado a apresentar um tema que relaciona as duas áreas.
Mecenas Gulbenkian Música
A Fundação Calouste Gulbenkian reserva-se o direito de recolher e conservar registos de imagens, sons e voz para a difusão e preservação da memória da sua atividade cultural e artística. Caso pretenda obter algum esclarecimento, poderá contactar-nos através do formulário Pedido de Informação.