Pop, sim ou não?

Artistas habitualmente conotados com a fase mais conhecida da Pop britânica do início da década de 1960, como Allen Jones ou Patrick Caulfield, recusaram sempre a etiqueta «Pop».

Numa fase ainda muito inicial da sua carreira, Allen Jones interessa-se fundamentalmente pela cor e por composições onde se pode ver a sobreposição de atributos masculinos e femininos, considerando que a arte resulta da interação dos géneros. A opção por telas recortadas permite-lhe sair da tradicional bidimensionalidade da pintura, representando na tela octogonal, que constitui a parte superior desta obra, o movimento helicoidal de um volume suspenso em queda. Trata-se da transcrição do que podia ser um motivo pop – um paraquedista – numa linguagem que retoma os contrastes simultâneos da pintura do casal Delaunay, da vanguarda das primeiras décadas do século XX.

054 Allen Jones (1937), «Aula de Modelo C (Fato Verde)», 1968. Litografia sobre papel. 82,8 x 56,4 cm. Cortesia Coleção British Council, n.º P1199.
005 Allen Jones (1937), «Homem Refletido», 1963. Óleo sobre tela. 152,4 x 182,9 cm. Coleção Arts Council, Southbank Centre, Londres, n.º AC 720
imagem-5 Allen Jones (1937). «Paraquedista n.º 2», 1963. Óleo sobre tela. 209,5 x 124,5 cm. Museu Calouste Gulbenkian – Coleção Moderna, inv. PE201

Patrick Caulfield opta por uma pintura em grandes manchas de cor delineadas a negro, numa citação da pintura modernista de Fernand Léger e da técnica da banda desenhada. O artista inspira-se frequentemente em motivos que foram populares noutras épocas, como é o caso da cultura material e visual orientalizante, característica do gosto europeu do final do século XIX. Adagas e cerâmicas são representadas num registo figurativo próximo da pintura de tampas de caixas de chocolates. Uma pintura destinada a atrair, como é o caso deste eremita azul sentado de costas numa gruta ocre aberta sobre o vazio amarelo, numa meditação sobre os contrastes simultâneos (cromáticos).

Patrick Caufield (1936-2005). «O Eremita», 1967. Serigrafia sobre papel. 55,9 x 83,8 cm. Cortesia Coleção British Council, n.º P885 © Patrick Caufield, DACS 2018
Atualização em 25 julho 2018

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.