1 Abril 2019

Cinema Elemental. Da Imagem Alquímica ao Ecofeminismo

Durante o mês de junho, a Coleção Moderna recebe o ciclo «Cinema Elemental: Da Imagem Alquímica ao Ecofeminismo», com obras que revelam preocupações ecológicas, com enfoque em cineastas femininas.

Barbara Hammer«Women I Love», 1976. Cortesia EAI

Explorando a noção de cinema elemental, este programa de filmes aborda a relação do humano com a dimensão sensual e íntima do domínio material.

Apresentando uma diversidade de experiências com imagem em movimento, os trabalhos em vista revelam preocupações ecológicas – aplicando técnicas alternativas de processamento de celulóide, que envolvem agentes como fungos ou vegetais –, além de incluírem o ponto de vista do não-humano, testando os limites do olhar da câmara e desafiando o nosso posicionamento em relação ao mundo.

Com foco em cineastas femininas, as obras selecionadas fazem uma ponte entre o conhecimento sensorial e pragmático do mundo, contando com reflexões sobre a geopoética, o ecofeminismo e a ficção especulativa, colocando ênfase no debate corrente sobre as nossas ideações materiais.

Curadoria: Margarida Mendes

Com Alexandra Navratil, Ana Vaz, Arjuna Neuman, Denise Ferreira da Silva, Barbara Hammer, Beatriz Santiago Muñoz, Cem Raios T’Abram, Cherry Kino, Deborah Stratman, Gunvor Nelson, Jennifer Reeves, Mariana Caló, Francisco Queimadela, Mónica Baptista, Schmelzdahin, Stan Brakhage, Von Calhau!

 

Ver programa

 

Passe geral para todas as sessões (disponível até 5 de junho): 15€
Bilhetes individuais para cada sessão (disponíveis a partir de 6 de junho): 3€