Carregar Eventos
  • Este evento já decorreu.
  • Exposição

Hein Semke: Um Alemão em Lisboa

Curadoria: Ana Vasconcelos

Quando

20 novembro 2015 – 13 junho 2016
10:00 até 18:00

Onde

Coleção Moderna – Galeria 1
R. Dr. Nicolau Bettencourt , Lisboa
217 823 474
Google Maps »

A exposição apresenta uma faceta pouco conhecida da produção artística de Hein Semke (1899-1995) ao mesmo tempo que atualiza o conhecimento sobre a sua obra e o pensamento sobre o artista e o seu contexto criativo.

Hein Semke emigrou para Portugal em 1929 depois de ter participado, aos dezoito anos, na Primeira Guerra Mundial. Pacifista convicto, frequenta círculos anarquistas e acaba por ser preso, entre 1923 e 1928. Em 1930, regressa à Alemanha doente, onde, uma vez recuperado, estuda cerâmica e escultura na Escola de Artes e Ofícios de Hamburgo e na Academia de Belas-Artes de Estugarda. A arte torna-se a sua razão de viver, dá-lhe um sentido de vida, uma vocação que não mais abandonará. Em 1932 regressa a Portugal, país onde fica a viver até à data da sua morte.

Sendo um artista quase autodidata, Semke é profundamente crente e ao mesmo tempo marcado por um forte individualismo que exprime através de uma intensa atividade artística, abarcando várias linguagens, da escultura à gravura, pintura, colagens, 34 livros de artista (realizados entre 1958 e 1986).

A exposição incide sobre as obras de arte que integraram a doação feita ao CAM em 2013, os livros de artista entretanto doados à Biblioteca de Arte, e será complementada por obras de duas coleções particulares e de duas coleções públicas (Museu José Malhoa, Caldas da Rainha, e Museu Nacional do Azulejo, Lisboa) para uma visão mais abrangente dos vários núcleos trabalhados. A documentação sobre o artista, recentemente doada à Biblioteca de Arte, permitirá apresentar aspetos inovadores sobre a sua obra e pensamento artístico.

Em agenda