Change language to English?
Sem bilhetes ou artigos selecionados. Ver Agenda Ver Publicações

Objeto, Texto e Imagem na Era Digital

Slider de Eventos

Data

  • quarta, 09:30

Local

Auditório 3 Fundação Calouste Gulbenkian

O evento será transmitido ao vivo e estará disponível nesta página.

Esta conferência reúne especialistas de várias áreas da Coleção Calouste Gulbenkian para explorar os desafios específicos da digitalização de objetos.

 

A digitalização das coleções é atualmente uma prioridade de muitos museus à volta do mundo. Os potenciais benefícios são enormes: desde o fácil acesso às coleções por parte de investigadores e público em geral, até ao estabelecimento de ligações entre objetos e coleções de formas novas e reveladoras.

Contudo, objeto físico e objeto digital não são a mesma coisa, e o processo de digitalização transforma o item original. Em particular, a fisicalidade do objeto é negligenciada através da sua redução a imagens e textos. Este processo levanta um amplo leque de questões. O que se ganha e o que se perde na transformação de físico em digital? Estaremos a dar prioridade à digitalização de objetos que são mais facilmente traduzidos em imagem e texto?

O campo da numismática antiga está particularmente avançado no processo de digitalização. Estes avanços devem-se, em parte, ao estatuto quase único das moedas enquanto combinação de imagem, texto e objeto, e constituem uma referência importante para o domínio das Humanidades Digitais aplicadas aos museus.

Nesta conferência, serão abordados também outras tipologias de objetos, como os vasos gregos ou as tábuas cuneiformes. Por fim, será discutido o papel crucial da documentação e dos arquivos, bem como as possibilidades inspiradoras das tecnologias digitais (modelação 3D, digitalização, etc.) para a compreensão das coleções dos museus.


Oradores


Programa

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.