Como se distingue o canto do chamamento nas aves?
Um naturalista no Jardim Gulbenkian
As aves têm dois tipos de vocalizações: o canto e o chamamento. O canto “tem um carácter mais ou menos ritual”, em vez de espontâneo e reativo, explica Magnus Robb, ornitólogo britânico especializado na gravação do canto de aves.
“O que se nota é uma repetição regular, que parece ‘ser de propósito’, acrescenta.
Tanto os machos como as fêmeas podem cantar
“Há espécies onde as fêmeas cantam mais, como por exemplo o pisco-de-peito-ruivo (Erithacus rubella) e a ferreirinha-comum (Prunella modularis). E há outras onde o ‘canto’ costuma ser um dueto, como por exemplo o mergulhão-pequeno (Tachybaptus ruficollis).”
Um canto não precisa de ser complexo. Na verdade, há cantos muito simples como o da fuinha-dos-juncos (Cisticola juncidis).
Além disso, um canto também pode ser “instrumental” como é o caso dos pica-paus.
E um chamamento? Podemos dizer que “é qualquer vocalização que não é um canto”.
Magnus Robb conta que as aves cantam para atrair um parceiro, para defender um território, para criarem ou para se alimentarem durante a migração ou no Inverno.
Também há espécies que cantam para mostrar a sua vitalidade a um predador. “Por exemplo, a laverca (Alauda arvensis) costuma cantar ao fugir de esmerilhões (Falco columbarius)!
E há quem apenas queira chatear o vizinho. “Quanto mais tempo ele tiver que responder, menos tempo tem para comer, por exemplo”
Algo curioso é que há aves que parecem não ter um canto, como as gralhas, os corvos e o chapim-rabilongo (Aegithalos caudatos). Mas na verdade têm cantos, pois! Acontece que são mais difíceis de ouvir. Os das gralhas são baixinhos e complexos e o chapim-rabilongo tem um canto “muito delicado que é muito raro de ouvir, principalmente por ser tão baixinho. Creio que é só para a fêmea ouvir e não tem carácter territorial”.
E os pombos também cantam? Cantam, assim como as gaivotas e as limícolas. Nos pica-paus o canto é o ‘drumming’.
E o que querem as aves comunicar?
“Existem muitas ideias sobre isso!” Mas, segundo este especialista, pode resumir-se a sexo, acasalamento, presença ou ausência de uma ave num território, a vitalidade e tamanho da ave, a origem geográfica e a idade (entre adulto ou juvenil/subadulto).
Uma curiosidade é que quem conheça bem os sons das aves pode perceber no canto de certas espécies onde as aves passaram o Inverno. “Um picanço-barreiteiro (Lanius senator), por exemplo, costuma imitar muitas espécies que ouviu durante o Inverno no Senegal ou pode imitar um tentilhão-africano que ouviu no dia anterior em Marrocos!”
Por outro lado, “existem espécies que não costumam viajar muito, mas conhecem os viajantes. As cotovias-montesinas (Galerida thekla) de Sagres incluem no seu canto sons de migradores, espécies que passaram ali durante o Outono. Acho muito interessante ouvir imitações de petinha-de-Richard (Anthus richardi) em Sagres, uma espécie que vem da Ásia-central e pode passar o inverno aqui ou em Marrocos!”.
Exemplo de um chamamento de pisco-de-peito-ruivo:
Exemplo de um canto de pisco-de-peito-ruivo:
Áudios de xeno-canto.
Um naturalista no Jardim Gulbenkian
Uma vez por mês, ao longo de um ano, a revista Wilder revelou algo a não perder no Jardim Gulbenkian e lançou-lhe um desafio: descobrir e fotografar ou desenhar cada descoberta. No ano seguinte, a partir da biodiversidade do jardim, e com a ajuda de especialistas, respondemos a vários “como e porquê” de aves, insetos, mamíferos, anfíbios e plantas.