Aprenda a identificar os cantos das aves
Cada ave tem a sua melodia – uma importante pista para as identificarmos quando se escondem no meio das árvores e arbustos.
Cada ave tem a sua melodia – uma importante pista para as identificarmos quando se escondem no meio das árvores e arbustos.
A natureza parece abrandar durante a estação mais quente do ano. Terminada a época de namoro, as aves andam mais silenciosas, muitas flores já secaram, uma boa parte dos insetos escondem-se e abrigam-se do calor. Mas procurando atentamente, num jardim ainda há muitas coisas a acontecer. Fica aqui o desafio para procurar estas cinco.
As andorinhas e andorinhões são aves icónicas em Portugal e, para muitos, são os arautos da primavera. Saiba mais sobre estas aves, as migrações, os seus alimentos e como ajudar.
Para levantarmos o véu que cobre este mundo vasto e ainda tão desconhecido, falámos com três investigadoras que desde há muito estudam este tema. Cristina Cruz, Teresa Dias e Silvana Munzi, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), ajudam-nos a perceber melhor quais são os inúmeros organismos que vivem no solo e como os podemos proteger.
Os dias são curtos, a humidade aumenta, há dias de chuva, vento, e as temperaturas descem. O mundo natural fica em repouso. Mas será que é mesmo assim?
Nesta visita orientada por João Eduardo Rabaça, investigador e professor da Universidade de Évora, vamos em busca de cinco espécies “magníficas” deste espaço verde no centro de Lisboa, presentes em muitos outros parques e jardins por todo o país.
Nesta versão self-service para o 1.º ciclo, propõem-se várias atividades explicadas e demonstradas através de videotutorias e enunciados para o professor, disponibilizados junto de cada vídeo.
António Graça conhece as suas rugas e humores, a maneira como crescem as plantas, a data em que caem as folhas ou chegam as aves migratórias. É uma paixão.
Quando Vasco Wellenkamp começou a dançar no que que viria a ser o Ballet Gulbenkian, as árvores do Jardim ainda não existiam. Ouça as suas memórias…
João Eduardo Rabaça, professor e investigador da Universidade de Évora, explica que espécies de rapinas noturnas habitam em Portugal e como é importante andarmos de olhos e ouvidos bem atentos.
A investigadora Susana Gonçalves explica como são importantes os fungos e dá-nos várias pistas para a sua conservação.
Fascinado com o momento inicial, onde tudo foi possível, o ator e encenador percorre o Jardim onde parece vislumbrar personagens do Sonho de uma noite de Verão.
O investigador Jorge Palmeirim explica como são importantes estes mamíferos voadores, que muitas vezes passam despercebidos nas vilas e cidades.
Vê no Jardim uma paleta auditiva onde a alma se pode renovar. Sabia que aqui organizou um concerto onde os pássaros tinham lugar na partitura?
Gonçalo Figueira, especialista em pirilampos, explica-nos o que podemos fazer para dar as boas-vindas a estes animais peculiares, caçadores de caracóis e lesmas.
Conhece plantas e árvores pelo nome e vive em permanente estado de curiosidade. Esta é uma paixão que permanece, apesar de ter dedicado a vida à economia.
O investigador José Teixeira explica como são importantes estes animais de que muitas vezes nem nos apercebemos.
Namorou, estudou, fez ensaios, “experimentou quedas” no Jardim, fez espetáculos, passeou com a filha e com amigos. O Jardim Gulbenkian faz parte da obra de Olga Roriz.
O lado sagrado da natureza é o ponto de partida para os músicos Filipe Raposo e Filipe Faria evocarem a sua relação com o Jardim Gulbenkian – de infância ao vidro do Grande Auditório.
Entomólogos falam-nos sobre a importância dos polinizadores e sugerem algumas medidas que todos podemos tomar para contrariar o declínio das abelhas e outros insetos, tão importantes para o futuro da vida na Terra.
O arquiteto paisagista recorda as histórias que estiveram na origem do Jardim Gulbenkian. Um passeio pelo passado e um vislumbre sobre o futuro Jardim.
Os especialistas Renata Santos e Albano Soares contam-lhe porque as borboletas são importantes e como podemos atraí-las para os nossos jardins.
O professor João Eduardo Rabaça dá-lhe a conhecer algumas espécies de passeriformes, e partilha algumas sugestões sobre como preparar as áreas verdes para os receber.
Uma conversa sobre paixão pela música, inspiração na natureza, que passa por um recital de 14 horas, por concertos ao Ar Livre ou pelos piqueniques com amigos.