Abélia
Abelia x grandiflora
Família e descrição
Pertencente à família Caprifoliaceae, a Abelia x grandiflora é um arbusto de folha decídua ou perene que pode alcançar 2 a 3 m de altura. Desenvolve uma forma arredondada, muito ramificada, com os ramos ligeiramente arqueados.
As folhas são ovadas, curtamente pecioladas, de ápice acuminado, base arredondada e margem ligeiramente dentada, lustrosas na página superior e pálidas na inferior, com cerca de 1.5 a 3.5 cm de comprimento. No inverno adquirem um tom mais avermelhado.
As flores brancas a rosadas surgem no início do verão e permanecem durante um longo período de tempo (de junho a setembro). Estão dispostas em panículas, cachos compostos por outros cachos mais pequenos, que se encontram na terminação dos ramos principais. São ligeiramente aromáticas, compostas por um cálice de 2 a 5 sépalas avermelhadas parcialmente unidas, encabeçado por uma corola tubular-campanulada e 4 estames.
O fruto é um aquénio pequeno, ovoide e seco.
Origem e habitat
A Abélia é de origem hortícola, resultante do cruzamento entre Abelia chinensis e Abelia uniflora, ambas originárias da Ásia. Tolera a secura e a geada e deve estar exposta ao sol. Não tem preferência quanto ao tipo de solo.
Utilizações e curiosidades
Espécie ornamental tolerante à poda que pode ser encontrada na composição de sebes, talhadas ou não, e ser conduzida como trepadeira.
Propaga-se por estaca.