Ampliação – Conceito do jardim a sul
Excerto do Memorandum.
Ribeiro Telles é claro ao afirmar que este programa só deverá passar a um primeiro esboço após a elaboração de um levantamento topográfico e de uma intervenção da vegetação existente.
Propõe-se:
– A ligação do novo jardim com o JARDIM a partir do topo sul da unidade operativa 4. Entrada pelos viveiros.
– Uma alameda central com início na meia – laranja em S. Sebastião, antiga entrada do Parque de Santa Gertrudes, e terminus na ligação proposta com o JARDIM existente.
– Terraços ocupados por Horto, Pomar de Caroço, Laranjal Roseiral ao longo da alameda central;
– Alegretes associados aos muros de encosto necessários à construção dos terraços:
– Ensombramento a partir de latadas e pérgolas.
– Sistema hidráulico com origem em dois tanques com vegetação (situados na cota alta junta entrada a sul) a partir dos quais se define um sistema de caleiras que percorre o jardim;
– Uma Mata, que à semelhança da existente que enquadra as clareiras no JARDIM, nesta proposta enquadra e delimita a área de produção e de recreio.
– A continuidade do muro que delimita a parcela adquirida não só pelo seu valor cultural e estético como também pelas características do espaço que a proposta defende.
Ribeiro Telles concluí dizendo:
“Ao desenvolvimento da serenidade e do conhecimento da essência silvestre da natureza proposto no Jardim existente sucederiam no novo espaço uma tradução contemporânea da quietude dos Jardins de Alcíno e da nossa quinta de recreio.”
Etiquetas
Detalhes
- Autores principais:
- Gonçalo Pereira Ribeiro Telles
- Tipologia:
- Desenho
- Fase:
- Projeto de Renovação do Jardim Gulbenkian 2000-2014