Faraós Superstars

Coordenação editorial
Carla Paulino
Apoio produção
Maria do Rosário Azevedo
Design gráfico
Panorama Design Studio
Fotografia
Catarina Gomes Ferreira
Edição
Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. Museu Calouste Gulbenkian, 2022
ISBN
978-989-9119-06-2
Notas
Itinerância Marseille. Contém lista de obras expostas, lista de faraós apresentados e biografia dos curadores e autores.
Proveniência
Biblioteca de Arte Gulbenkian, Lisboa / AHP 11810; Arquivo Digital Gulbenkian, Lisboa / ID: 465115
Direitos
A utilização deste documento, de acordo com os Termos de Utilização, exige a prévia autorização da respetiva entidade detentora (Proveniência). No caso de o documento pertencer ao acervo da Fundação Calouste Gulbenkian essa autorização poderá ser solicitada através do formulário Autorização para a Utilização.
Texto(s)
Guilherme d'Oliveira Martins, «Ao Encontro dos Faraós», pp. 6-8
António Filipe Pimentel, «Sobre o Nome das Coisas», pp. 10-12
Frédéric Mougenot, «Lembrar os Faraós», pp. 16-24
Fayza Haikal, «Os Egípcios e os Faraós Hoje», pp. 28-43
Bernard Mathieu, «Que Consciência Tinham os Egípcios da sua Própria História?», pp. 44-54
Michel Chauveau, «Dos Escribas aos Historiadores Gregos – Os Faraós como Personagens da Literatura», pp. 56-69
Simon Connor, «Agir sobre as Imagens – Imagens que Agem», pp. 70-91
Jean-Marcel Humbert, «Ícones Faraónicos e Egiptomania», pp. 92-107
João Carvalho Dias, «Para além de Tutankhamon: Howard Carter e a Criação da Coleção Gulbenkian de Antiguidades Egípcias», pp. 108-131
Guillemette Andreu-Lanoë, Frédéric Mougenot, «I. Três Mil Anos de História, Alguns Reinados Memoráveis», pp. 134-181
Guillemette Andreu-Lanoë, Frédéric Mougenot, «II. O que Resta dos Faraós? A História e as Lendas», pp. 182-227
Guillemette Andreu-Lanoë, Frédéric Mougenot, «III. O Regresso dos Faraós», pp. 228-274

Exposições

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.