Esculturas Infinitas. Do Gesso ao Digital / Infinite Sculpture. From the Antique Cast to the 3D Scan
Coordenação geral
Pascale Le Thorel, Penelope Curtis
Design gráfico
Carole Peclers
Coordenação editorial
Ana Maria Campino, Ana Teresa Santos, Carla Paulino
Fotografia
Carlos Azevedo, Fundação Calouste Gulbenkian, École Nationale Supérieure des Beaux-Arts
Edição
Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian; Beaux-Arts de Paris, 2020
ISBN
978-989-8758-69-9
Notas
Ed. bilingue: português e inglês
Proveniência
Biblioteca de Arte Gulbenkian, Lisboa / ET 4521; Arquivo Digital Gulbenkian, Lisboa / ID: 264633
Direitos
A utilização deste documento, de acordo com os Termos de Utilização, exige a prévia autorização da respetiva entidade detentora (Proveniência). No caso de o documento pertencer ao acervo da Fundação Calouste Gulbenkian essa autorização poderá ser solicitada através do formulário Autorização para a Utilização.
Texto(s)
Penelope Curtis, «Prefácio / Foreword», pp. 22-25 Penelope Curtis, «Esculturas infinitas. Uma introdução à exposição / Infinite Sculpture. An introduction to the exhibition», pp. 26-30 Eckart Marchand, «600 anos de coleções de gessos. Alguns aspetos da sua receção / 600 Years of cast collections. Aspects of their reception», pp. 32-45 Élisabeth Le Breton, Emmanuel Schwartz, Alice Thomine-Berrada, «Modelos ao serviço da criação francesa (séculos XVII – XX). Em torno da história dos moldes da École des Beaux-Arts / Models in the service of French artistic creation (17th – 20th centuries). On the history of casts at the École des Beaux-Arts», pp. 46-63 Carlos Azevedo, «As coleções de gessos das Beaux-Arts de Paris / The cast collections of the Beaux-Arts de Paris», pp. 64-75 Eduardo Duarte, Victor dos Reis, «A arte da memória: as coleções de gessos da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa / The art of memory: the plaster cast collections of the Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa», pp. 76-87 Carlos Azevedo, «As coleções de gessos da Faculdade de Belas-Artes de Lisboa / The plaster casts collections of the Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa», pp. 88-99