Quartos Duplos

Centenário do Nascimento de José de Azeredo Perdigão

Exposição integrada nas comemorações do centenário do nascimento de José Azeredo de Perdigão. Comissariada por Isabel Vila Nova, a convite do Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão, a mostra refletiu o papel da criação artística aquando da coprodução por uma dupla de autores que trabalham e assinam exclusivamente em conjunto.
Exhibition forming part of the events commemorating the centenary of the birth of José de Azeredo Perdigão. Curated by Isabel Vila Nova, at the invitation of the José de Azeredo Perdigão Modern Art Centre, the show reflected the role that artistic creation plays in the joint work process of an exclusive authorial duo.

Exposição integrada nas comemorações do Centenário do Nascimento de José Azeredo de Perdigão (1896-1993), intitulada «Quartos Duplos» e inaugurada no dia 10 de setembro de 1996 na Galeria de Exposições Temporárias da Sede da FCG (piso 0).

A ideia para a exposição partiu de Jorge Molder e Rui Sanches, então diretores do Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão, aos quais interessava suscitar uma reflexão sobre o papel da criação individual numa situação em que a obra é produzida e assinada por dois artistas que decidem trabalhar exclusivamente em conjunto.

O comissariado da exposição esteve a cargo de Isabel Vila Nova, apoiada por Maria Filomena Molder, ambas autoras dos textos de catálogo, onde refletem de forma mais genérica sobre a noção de par e de duplo, alargando assim o âmbito da discussão para além dos limites temporais e disciplinares criados pela mostra.

Segundo Isabel Vila Nova: «O que nos interessa em "Quartos Duplos" é analisar a forma de colaboração que leva dois indivíduos a não possuírem qualquer identidade artística fora da sua união. Todas as obras aqui presentes têm uma natureza colectiva mas escapam à noção de arte colectiva. O que leva dois indivíduos a criar uma obra indivisível é uma problemática completamente específica. É no binómio que as diferenças e similitudes são levadas aos extremos e que o problema da autoria da obra de arte ganha maior acuidade. Em "Quartos Duplos" os duos de artistas podem ser casais heterossexuais, homossexuais, gémeos ou amigos de longa data. O que interessa é que não existe qualquer sinal visual da natureza conjunta da sua produção.» (Comunicado de imprensa, 1996, Arquivos Gulbenkian, Dossiê Serviço de Comunicação 139)

Os artistas convidados a participar foram selecionados tendo em conta a possibilidade de o seu trabalho permitir refletir sobre este tipo de colaboração e autoria partilhada. Neste sentido, foram incluídos trabalhos de sete duplas de artistas com obra e com características diferentes quanto ao tempo de atividade, idade, tipo de relação, etc. As obras expostas apresentaram-se em suportes bastante variados: do vídeo à fotografia, da pintura à instalação.

Alguns dos trabalhos apresentados foram realizados exclusiva e especialmente para a exposição na Fundação Calouste Gulbenkian. Foi o caso da dupla francesa Anne Poirier (1942) e Patrick Poirier (1942), que elaboraram uma nova versão da sua instalação La Chambre de l'Archéologue/Architecte, que envolveu uma série de objetos de origem portuguesa.

Os artistas russos radicados nos EUA, Komar (1943) e Melamid (1945), no âmbito dos seus estudos prévios sobre atitudes dos públicos face às artes visuais (The People's Choice), apresentaram um trabalho baseado num inquérito à população portuguesa, em que foi realizado um levantamento das preferências estéticas da população. O inquérito foi efetuado com o apoio de uma equipa do ISCTE, coordenada pelo professor Vítor Ferreira, e consistiu na elaboração de um questionário com mais de mil perguntas, para as quais foram selecionadas 500 pessoas, cujas respostas refletiram o gosto do público em relação à pintura Portugal's Most Wanted and Most Unwanted paintings. Assim, além das pinturas da autoria dos artistas russos, fez parte do trabalho a apresentação do estudo de opinião, que esteve presente no espaço de exposição e disponível online.

A maioria dos artistas apresentados deslocou-se a Lisboa para acompanhar a instalação das suas obras, e muitos estiveram igualmente presentes na inauguração.

No âmbito da exposição e como atividade complementar, foram organizadas várias visitas guiadas, orientadas por David Santos.

O catálogo editado para a exposição não só integra os textos das curadoras já mencionados, como inclui a reprodução fotográfica de muitas das obras expostas e uma seleção de textos sobre os artistas apresentados.

Joana Brito, 2019


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Eventos Paralelos

Visita(s) guiada(s)

[Quartos Duplos]

set 1996 – nov 1996
Fundação Calouste Gulbenkian / Centro de Arte Moderna
Lisboa, Portugal

Publicações


Fotografias

Jorge Molder (à esq.)

Documentação


Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Centro de Arte Moderna), Lisboa / CAM 00356

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém correspondência e documentos oficiais, seguros das obras, recortes de imprensa e textos do catálogo. 1995 – 1996

Arquivos Gulbenkian (Centro de Arte Moderna), Lisboa / CAM 00357

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém correspondência e documentos oficiais. 1996 – 1996

Arquivos Gulbenkian (Centro de Arte Moderna), Lisboa / CAM 00358

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém correspondência e documentos oficiais, lista de obras e contratos com os artistas e seguradoras, textos do catálogo, traduções e recortes de imprensa. 1996 – 1996

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Educação), Lisboa / EDU 03547

Pasta com o processo de produção do inquérito realizado pelos artistas Komar e Melamid (colaboração entre a FCG e o ISCTE). 1996 – 1997

Arquivo Digital Gulbenkian, Lisboa / ID: 115018

Coleção fotográfica, cor: aspetos (FCG-CAMJAP, Lisboa) 1996


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