Doações de Jorge de Brito

20.º Aniversário do Centro de Arte Moderna

Exposição coletiva de obras doadas pelo colecionador Jorge de Brito à Fundação Calouste Gulbenkian, integrada nas comemorações do 20.º aniversário do Centro de Arte Moderna. O conjunto apresentado, adquirido entre 1982 e 1984, integrava obras de José de Almada Negreiros, Maria Helena Vieira da Silva e Carlos Botelho.
Collective exhibition of works donated by collector Jorge de Brito to the Calouste Gulbenkian Foundation staged for the 20th anniversary commemorations of the Modern Art Centre. The show included works by José de Almada Negreiros, Maria Helena Vieira da Silva and Carlos Botelho, acquired between 1982 and 1984.

Mostra realizada no âmbito do programa de exposições rotativas no Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão (CAMJAP) da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG), por ocasião dos vinte anos do CAMJAP.

Sob a forma de pequena homenagem, foi apresentada no Hall do CAMJAP uma seleção de trabalhos doados por Jorge de Brito à FCG, entre 1982 e 1984. O papel deste colecionador não poderia ser esquecido, uma vez que uma parte significativa (cerca de 500 obras) da coleção do Centro de Arte Moderna havia sido adquirida, em 1983, da sua coleção particular. Jorge de Brito, à data o maior colecionador privado de arte portuguesa do século XX, contribuiu para a coerência e consolidação deste acervo e possibilitou ao público português, pela primeira vez, um convívio permanente com obras de arte moderna e contemporânea portuguesas.

Entre as obras incorporadas na coleção do Centro de Arte Moderna em 1983, por doação do ex-banqueiro, encontram-se obras atualmente consideradas highlights da Coleção, como os dois óleos da autoria de José de Almada Negreiros, As Banhistas e Auto-Retrato num Grupo, ambos realizados para o café A Brasileira, no Chiado (Lisboa), e representativos do modernismo português.

O conjunto exposto incluía ainda cinco paisagens dos anos de 1930/50 de Carlos Botelho e dois cartões de tapeçaria de grandes dimensões, realizados por Maria Helena Vieira da Silva, pesquisas abstracionistas que exploravam também as formas da cidade (tema presente no conjunto das obras mostradas) e que nunca tinham sido expostas.

Dada a natureza rotativa da exposição e a sua pequena dimensão, não se sentiu um grande impacto junto da crítica. Contudo, o crítico Alexandre Pomar não deixaria de a assinalar: «A iniciativa é uma discreta referência à figura de um amador de arte e coleccionador que teve um papel mecenático relevante no meio português, num período de grande incipiência do mercado de arte, que contribuiu para animar. […] Agora oportunamente lembrado, o papel de Jorge de Brito e da sua colecção ficam a aguardar uma mais alargada abordagem.» (Pomar, Expresso, 23 ago. 2003, p. 21)

Em 2003, além desta exposição, foram ainda apresentadas outras mostras organizadas no âmbito do programa de exposições rotativas do CAMJAP: «José Barrias. Barragem», «Fernando Lemos. Amigos Artistas» e «Jorge Pinheiro. Desenhos Preparatórios das Pinturas “O Bispo”».

Filipa Coimbra, 2018


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Coleção Gulbenkian

Alfama

Carlos Botelho (1899-1982)

Alfama, 1933 / Inv. 83P236

Barcos

Carlos Botelho (1899-1982)

Barcos, 1948 / Inv. 83P375

Lisboa

Carlos Botelho (1899-1982)

Lisboa, 1947 / Inv. 83P374

Lisboa - Avenida da  Liberdade

Carlos Botelho (1899-1982)

Lisboa - Avenida da Liberdade, 1950 / Inv. 83P376

Sé de Lisboa

Carlos Botelho (1899-1982)

Sé de Lisboa, 1938 / Inv. 83P238

[Auto-Retrato num grupo] (Pintura para o café " A Brasileira" do Chiado, Lisboa)

José de Almada Negreiros (1893-1970)

[Auto-Retrato num grupo] (Pintura para o café " A Brasileira" do Chiado, Lisboa), 1925 / Inv. 83P57

[Banhistas] (Pintura para o café "A Brasileira" do Chiado, Lisboa)

José de Almada Negreiros (1893-1970)

[Banhistas] (Pintura para o café "A Brasileira" do Chiado, Lisboa), 1925 / Inv. 83P58

Estudo para a tapeçaria de Basileia

Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992)

Estudo para a tapeçaria de Basileia, 1953 / Inv. PE309

Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992)

Estudo para a tapeçaria de Basileia, 1953 / Inv. PE310


Publicações


Fotografias


Imprensa


Páginas Web


Exposições Relacionadas

Definição de Cookies

Definição de Cookies

A Fundação Calouste Gulbenkian usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. A Fundação pode também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.