Daniel Graffin. Esculturas ao Vento

Dia Internacional dos Museus

Exposição individual e itinerante do artista francês Daniel Graffin (1938), organizada numa parceria entre a Fundação Calouste Gulbenkian e a Association Française d’Action Artistique. A mostra integrou-se no âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Museus e contou com um conjunto de 14 esculturas em diversos materiais.
Solo travelling exhibition of French artist Daniel Graffin (1938) organised in a partnership between the Calouste Gulbenkian Foundation and the Association Française d'Action Artistique. The show was included in the commemorations of International Museum Day and featured a selection of 14 sculptures in diverse media.

Exposição de esculturas de Daniel Graffin (1938), proposta pela Embaixada de França em Portugal, com o apoio da Association Française d'Action Artistique, inaugurada no Hall do Centro de Arte Moderna a 18 de maio de 1984, associada às comemorações do Dia Internacional dos Museus. O programa incluiu uma exposição paralela de desenhos e gravuras de Schang Hutter (1934) e uma mostra de cinema com enfoque na arte francesa (Carta de Jacques Trihoreau para José Sommer Ribeiro, 1 set. 1983, Arquivos Gulbenkian, CAM 00021).

Intitulada Esculturas ao Vento, a exposição de Daniel Graffin compreendeu 14 esculturas monumentais, construídas em material têxtil – tecido de paraquedas, fitas de algodão, poliéster e nylon –, conjugado pontualmente com material pesado, e cujo essencial, no dizer de Fernando de Azevedo, residia «na relação cinética de uma forma construída com as forças naturais» (Azevedo, Colóquio/Artes, set. 1984, p. 65). A «arte dos enganos» que dali parecia resultar encenava «uma poética do volume e do não-volume em movimento eólico no espaço» (Ibid.).

Devido à sua natureza, as obras de Daniel Graffin eram frequentemente expostas ao ar livre, mas tal não sucederia em Lisboa, como assinalou com algum pesar Fernando de Azevedo.

Durante o período em que esteve patente (aproximadamente um mês), a exposição foi vista por 6786 visitantes. Antes de ser apresentada em Lisboa, esteve patente na Tunísia.

Ana Lúcia Luz, 2017


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Publicações


Material Gráfico


Fotografias


Documentação


Periódicos


Páginas Web


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Centro de Arte Moderna), Lisboa / CAM 00021

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém convite da exposição, correspondência enviada pela Embaixada de França, informações diversas para a Presidência, recortes de jornais, documentação sobre o orçamento da exposição, textos publicados, lista de obras detalhada e textos e artigos de jornais publicados em França e Alemanha sobre o artista. 1983 – 1984

Espólio do CAM, Lisboa / Sem cota

Coleção fotográfica, p.b., cor: aspetos ( FCG, Lisboa) 1984


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