Menez

Exposição retrospetiva da artista Menez (1926-1995), comissariada por José Sommer Ribeiro e Maria Helena de Freitas, com a colaboração de Menez. A seleção de trabalhos, que incluiu obras do abstracionismo ao figurativismo, deu a conhecer quatro décadas da obra da artista, permitindo uma leitura de confronto entre as suas diferentes fases.
Retrospective exhibition on the artist Menez (1926-1995). Curated by José Sommer Ribeiro and Maria Helena de Freitas in collaboration with the artist, the show presented four decades of Menez’s work and was well received by critics at the time.

A exposição retrospetiva da obra da artista Menez (1926-1995) teve lugar no Piso 0 da Galeria de Exposições Temporárias, na Sede da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG), entre 22 de novembro e 31 de dezembro de 1990, e foi comissariada por José Sommer Ribeiro, Maria Helena de Freitas e Menez.

O convite partiu de José Sommer Ribeiro, diretor do Centro de Arte Moderna (CAM), e do Serviço de Exposições e Museografia (SEM) da FCG, que desde o início projetou uma exposição retrospetiva com as mesmas características das exposições dedicadas à obra de Júlio Pomar, António Dacosta, Paula Rego e Júlio Resende, já realizadas na Galeria de Exposições Temporárias.

Ao reunir um numeroso conjunto de pinturas de 1950 a 1990, a exposição permitiu relembrar os trabalhos mais antigos de Menez, ao mesmo tempo que deu a conhecer a sua obra mais recente, produzida na década de 1980. Assim, o conjunto selecionado mostrou ao público o percurso da artista, do abstracionismo dos primeiros anos ao figurativismo dos últimos trabalhos, marcados pela forte presença feminina sobre fundos policromáticos e por temas que incluem anjos, crucificações, jardins e casas povoadas de estátuas, mulheres e crianças. Segundo José Sommer Ribeiro, foi esta fase do trabalho de Menez que constituiu o núcleo da exposição, ao qual se atribuiu maior destaque: «São no entanto essas obras que abrirão caminho para a figuração que irá com extraordinária força ao longo dos anos 80 surgir e que na presente exposição têm o merecido ênfase.» (Menez, 1990)

Apesar de ser possível observar a mutação dos temas desenvolvidos e do próprio aspeto formal das pinturas de Menez, patente na já referida dicotomia abstracionismo/figuração, há uma constante exploração dos domínios da luz e dos espaços nas pinturas expostas, em «massas de cor, luz e matéria que se fazem e desfazem como aparições» (Ibid.).

Com esta exposição, o que se pretendeu não foi apresentar uma seleção de trabalhos, mas antes dar a conhecer uma visão global da extensa obra de Menez, permitindo uma leitura de confronto entre as suas diferentes fases: «Avaliar persistências, admitir cruzamentos, possibilitar recuos, é o objectivo de uma exposição de (aproximadamente) quatro décadas de trabalho, que se apresenta retrospectiva e não antológica. Ou seja, não tendo um carácter preferencialmente selectivo, possibilita, tanto quanto possível, um olhar sobre a globalidade do seu percurso.» (Ibid.)

Um dos maiores obstáculos na produção da mostra foi a constituição do núcleo de obras mais antigas de Menez, pertencentes aos anos 50 e 60. Para se proceder ao levantamento deste conjunto, foi publicado um anúncio no jornal Expresso, ao qual responderam diversos colecionadores privados.

A opção museográfica de dispor todas as pinturas a óleo e a guache de modo cronológico incluiu ainda numerosos estudos e, nas palavras de João Pinharanda, «demasiadas e por vezes desequilibradas obras», iniciando-se o percurso da exposição com «um diálogo entre as produções globalmente menos interessantes dos anos 50 e os jogos sensoriais das grandes telas da década seguinte» (Pinharanda, Público, 23 nov. 1990).

Esta mostra decorreu em simultâneo com quatro outras exposições dedicadas à artista, que, no seu conjunto, levaram a que fosse atribuído a Menez o Prémio Pessoa 1990, um prémio que desde 1987 distingue anualmente personalidades nacionais ligadas à cultura, às artes e à ciência, sob a iniciativa do jornal Expresso em conjunto com a empresa Unisys. Entre os nomeados, estiveram personalidades como Herberto Helder, Manoel de Oliveira, Vergílio Ferreira, Victorino Magalhães Godinho e Eduardo Souto de Moura.

Para a descrição de cada fase da obra de Menez, procedeu-se ao levantamento de vários textos de catálogos e recortes de imprensa, reunidos no catálogo da exposição. Assim, podem ler-se pequenos textos de críticos como Fernando Pernes, Salette Tavares, Vic Willing, José-Augusto França, Alexandre Pomar, Ruth Rosengarten, entre outros.

A receção da exposição pela imprensa nacional e pelos críticos de arte da época foi muito positiva. Isabel Carlos, por exemplo, considerou-a como, «sem dúvida, uma das mais importantes retrospectivas do ano» (Carlos, Expresso, 15 dez. 1990).

Joana Brito, 2015

Carolina Gouveia Matias, 2018


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Coleção Gulbenkian

Henrique VIII

Menez (1926-1995)

Henrique VIII, 1966 / Inv. 67P187

Henrique VIII

Menez (1926-1995)

Henrique VIII, 1966 / Inv. 67P187


Publicações


Material Gráfico


Fotografias


Multimédia


Documentação


Periódicos


Fontes Arquivísticas

Biblioteca de Arte Gulbenkian, Lisboa / Dossiê BA/FCG

Coleção de dossiês com recortes de imprensa de eventos realizados nas décadas de 80 e 90 do século XX, organizados de forma temática e cronológica. 1984 – 1997

Arquivos Gulbenkian (Centro de Arte Moderna), Lisboa / CAM 00201

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém convite, correspondência interna e externa, recortes de imprensa, orçamentos e material para o catálogo. 1990 – 1991

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM 00443

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém convite, correspondência interna e externa (colecionadores), orçamentos, fichas de empréstimo, recortes de imprensa e material para o catálogo. 1990 – 1991

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Comunicação), Lisboa / COM-S001/004-D00527

Coleção fotográfica, cor: inauguração (FCG-CAM, Lisboa) 1991

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-D00697

Coleção fotográfica, cor: aspetos (FCG-CAM, Lisboa) 1990

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0263-D00838

Coleção fotográfica, cor: aspetos (FCG-CAM, Lisboa) 1990

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0263-D00839

Coleção fotográfica, cor: aspetos (FCG-CAM, Lisboa) 1990

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0263-D00840

Coleção fotográfica, p.b.: aspetos (FCG-CAM, Lisboa) 1990


Exposições Relacionadas

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.