Encontros com Narciso. Fotografias de Jorge Guerra

Exposição individual do fotógrafo português Jorge Guerra (1939). Não podendo ser considerada uma mostra retrospetiva, esta integrava, todavia, uma pequena seleção de fotografias do período de 1967-1969, à qual se juntava um conjunto significativo de trabalhos recentes, de modo a dar a conhecer o percurso do artista, até então pouco divulgado em Portugal.
Solo exhibition of the work of Portuguese photographer Jorge Guerra (1939). While not a retrospective, the exhibition featured a small selection of photographs taken between 1967 and 1969, in addition to a significant collection of recent works, with a display designed to present the artist's journey in Portugal, where his work had remained relatively unknown.

Exposição individual do fotógrafo português Jorge Guerra (1939), radicado no Canadá (em Montreal) desde 1970.

Num texto que José Sasportes escrevera em 1974 para a revista Colóquio/Artes, incluído no catálogo de exposição, o historiador classifica Jorge Guerra como «um dos raros artistas-fotógrafos portugueses», e lamenta que, «salvo como amador premiado em duas ou três exposições colectivas», Jorge Guerra nunca tenha exposto em Lisboa; aliás «pouco se publicou dele nos nossos jornais e revistas» (Encontros com Narciso. Fotografias de Jorge Guerra, 1989). Terão sido necessários quinze anos para que se realizasse a tão desejada exposição individual em solo nacional. Isto explica em parte algumas das obras selecionadas por Guerra para esta mostra.

A Fundação Calouste Gulbenkian havia apoiado a formação de Carlos Guerra, tendo-lhe concedido em 1964 uma bolsa de estudo para frequentar a London School of Film Technique. Em 1982, o fotógrafo tomou conhecimento do interesse de José Sommer Ribeiro, diretor do Centro de Arte Moderna, em apresentar o seu trabalho.

Não podendo ser considerada uma mostra retrospetiva, esta dava a conhecer o percurso do artista, integrando uma pequena seleção de fotografias do período de 1967-1969, quando Guerra percorrera várias cidades (Lisboa, Cidade do México, Veneza, Florença Londres), tentando satisfazer o desejo de fixar o real, ou o modo como esse real se lhe apresentava. A estas fotografias juntava-se um conjunto significativo da sua produção recente, na qual o artista conjugara realidade e ficção. Nestas, predomina a simetria, ou a aparência de simetria: embora algumas destas composições sejam rigorosamente simétricas, outras são marcadas por um jogo de ilusão que surpreende o espectador. Estas fotografias, apesar de introduzirem uma dimensão surreal no trabalho de Jorge Guerra, não estabelecem uma total rutura com as suas primeiras experiências, havendo, sim, um desdobramento de possibilidades, pois o real continua presente, ainda que de forma distinta.

Ao falar sobre a sua produção mais recente o fotógrafo afirma: «O meu trabalho fotográfico tem sido, e continua a ser, uma tentativa utópica de […] permanecer fiel a um certo número de princípios que eu considero essenciais ao meio de expressão e de comunicação que é a fotografia […]: espontaneidade, improvisação, preto e branco, […] versatilidade e exigência de ser criada em contacto directo com a vida e com o mundo.» (Encontros com Narciso. Fotografias de Jorge Guerra, 1989)

Mariana Roquette Teixeira, 2018


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Coleção Gulbenkian

Os poucos poderes (série)

Jorge Guerra (1936-)

Os poucos poderes (série), 1966 / Inv. FP3

Times Square

Jorge Guerra (1936-)

Times Square, 1987 / Inv. FP7

Vitruvio 2

Jorge Guerra (1936-)

Vitruvio 2, 1987 / Inv. FP8

Os poucos poderes (série)

Jorge Guerra (1936-)

Os poucos poderes (série), 1966 / Inv. FP3

Times Square

Jorge Guerra (1936-)

Times Square, 1987 / Inv. FP7

Vitruvio 2

Jorge Guerra (1936-)

Vitruvio 2, 1987 / Inv. FP8


Publicações


Material Gráfico


Fotografias

José Sommer Ribeiro (à dir.)

Documentação


Periódicos


Fontes Arquivísticas

Biblioteca de Arte Gulbenkian, Lisboa / Dossiê BA/FCG

Coleção de dossiês com recortes de imprensa de eventos realizados nas décadas de 80 e 90 do século XX, organizados de forma temática e cronológica. 1984 – 1997

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM 00411

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém correspondência, orçamento para o catálogo, um recorte de imprensa, convite. 1982 – 1989

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Comunicação), Lisboa / COM-S001/019-D02224

Coleção fotográfica: inauguração (FCG, Lisboa) 1989

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0248-D0077

Coleção fotográfica: inauguração e aspetos (FCG, Lisboa) 1989


Exposições Relacionadas

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.